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Vem aí uma amizade?

Omoda & Jaecoo podem produzir carros no Brasil com ajuda da CAOA

Com a saída da Hyundai da fábrica da CAOA em Anápolis, Goiás, os carros da Omoda & Jaecoo podem ser feitos por lá

3 min de leitura

Depois de muita animosidade com a CAOA Chery no início das operações da Omoda & Jaecoo no Brasil, parece que as marcas novatas estão em um processo de aproximação do grupo nacional que controla a Chery por aqui. Ao que tudo indica, o movimento de saída da Hyundai da fábrica de Anápolis, Goiás, tem como objetivo trazer Omoda & Jaecoo.

Segundo apurações da revista Auto Esporte, Omoda & Jaecoo estão se aproximando da CAOA para usar a fábrica de Anápolis, Goiás, para iniciar a fabricação nacional. A ideia inicial da dupla era retomar o controle da planta de Jacareí, interior de São Paulo. Mas problemas com o solo local fizeram com que a operação fosse descartada.

A revista já havia divulgado que a fábrica de Anápolis deixou de fabricar carros da Hyundai e que não retomaria mais o acordo com a marca sul-coreana para produção local de seus modelos. Com isso, a última etapa do divórcio CAOA e Hyundai foi cumprida e há até fechamento de concessionárias da marca coreana que eram controladas pelo grupo brasileiro.

CAOA Chery Tiggo 7 PHEV - SUVs híbridos plug-in mais baratos em 2025
CAOA Chery Tiggo 7 PHEV [divulgação]

Com isso, Jacareí hoje só produz carros da CAOA Chery, especificamente os Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8. Todos eles usam a mesma plataforma e diversos componentes do Jaecco 7 e do Omoda 5. Além disso, Tiggo 7 PHEV, Tiggo 8 PHEV, Jaecoo 7 e o futuro Omoda 7 contam com o mesmo motor 1.5 quatro cilindros turbo e sistema híbrido PHEV.

Ou seja, o compartilhamento de peças entre os modelos é largo e fabricar conjuntamente reduziria os custos para a Omoda & Jaecoo, além de trazer lucro para a CAOA Chery. Ainda não há nada definido, mas essa opção veio para a mesa dos chineses e brasileiros para discussão. Nenhuma das marcas comentou sobre o assunto.

Omoda E5 preto de frente
Omoda E5 [Auto+ / João Brigato]

Vale lembrar que Omoda e Jaecoo são marcas internacionais da Chery, feitas somente para mercados fora da China. Elas atuam conjuntamente no Brasil, mas sem qualquer tipo de auxílio da CAOA, que detém 51% da operação da Chery no nosso país. Será que essa aproximação mudará a estrutura das marcas por aqui?

Você acredita que a Omoda & Jaecoo vão se aproximar da CAOA? Conte nos comentários.


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1 comentário em “Omoda & Jaecoo podem produzir carros no Brasil com ajuda da CAOA”

  1. Jeferson

    Não há problemas com o solo local em Jacareí. Inclusive foi feita uma grande obra de canalização de um córrego que existe no entorno da fábrica, para evitar enchentes. Além disso, a questão do Plano Diretor de Jacareí já foi solucionada.

    O que acontece é que a CAOA segue dificultando o uso por parte da Chery (O&J) das instalações físicas em Jacareí (fábrica, maquinário e ferramentais). A O&J tem planos de produzir o Omoda 3 no Brasil, que usa a mesma plataforma de montagem dos antigos Tiggo 2 e Tiggo 3x. Ou seja, haveria uma economia de recursos enorme para a Chery com a retomada das operações em Jacareí.

    Além disso, o volume atual de veículos Hyundai montados em Anápolis não era relevante, ao ponto de ser considerado como alternativa viável, no sentido de ociosidade da planta de Anápolis.

    Há muita especulação em torno dessa questão de onde a O&J vai produzir. O ideal seria uma parceria entre CAOA e Chery, com a reativação da fábrica de Jacareí, com os custos de implantação e operação sendo da Chery e com a CAOA auxiliando na engenharia, marketing e pós-venda.

    De qualquer forma, a CAOA precisa dar um destino para a fábrica de Jacareí, mesmo que seja colocando-a no mercado para venda. Não faz sentido manter um ativo parado por tanto tempo.

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João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

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