Na China, a GAC possuía fortes laços com a antiga Fiat Chrysler Automobiles, FCA, e que hoje se tornou Stellantis. Pois bem, as coisas mudaram há pouco tempo. A joint venture entre as empresas foi declarada falida. A parceria entre as marcas começou em meados de 2010 e durou fortemente até 2022, quando elas se desassociaram. Porém, os laços ainda seguiam até o começo do mês de julho.
De acordo com a Reuters, a joint venture publicou em suas redes sociais a decisão emitida pelo tribunal de justiça da região de Hunan, na China. A declaração era de falência e pouco tempo depois, a empresa fez um anúncio formal em suas redes sociais. Essa parceria rendeu diversos frutos, já que existem carros da Dodge feitos pela marca chinesa e que eram vendidos no México.
Em solo chinês, diversos modelos da Fiat e Jeep eram produzidos pela GAC-FCA (hoje Stellantis), mas as vendas não eram satisfatórias. Os Fiat Viaggio e Ottimo e Jeep Cherokee, Renegade e Compass foram produzidos localmente a partir desse casamento. Outro modelo que chamou atenção nessa história foi o finado Grand Commander. Era um SUV de sete lugares baseado no Cherokee. Só que, como tinha alto consumo de combustível e potência limitada, não decolou nas vendas.

E como fica o Brasil nessa história?
Já no México, a situação é bem diferente. A Dodge segue firme e forte e não vende apenas carros esportivos, como também modelos mais populares. Um deles é o sedan Attitude, que no começo de sua vida, era baseado no Hyundai Accent. Depois, teve mudanças e era baseado no Mitsubishi Atrage e agora tem como base o GAC Triumpchi Empow. Sedan médio, ele é rival direto do Nissan Sentra e Volkswagen Jetta.
Outra opção é o SUV Journey. Ele não é o mesmo que um dia foi vendido no Brasil, já que este é um GAC Triumpchi GS5. De porte médio, ele chama atenção pelo porte encorpado e ar robusto. E não existem planos da marca chinesa chegar sozinha ao mercado mexicano. No Brasil, a parceria entre a GAC e a Stellantis nunca veio. Hoje, elas são empresas bem diferentes.
![Dodge Journey [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/02/dodge_journey_39_edited-1320x793.jpg)
A montadora chegou há pouco tempo e trouxe cinco modelos, sendo quatro 100% elétricos e um híbrido convencional. O mais barato é o sedan elétrico Aion ES, tabelado em R$ 169.990. E o mais caro é o SUV Hyptec HT, que tem preço inicial de R$ 299.990. Já a Stellantis segue como uma empresa que cuida da Jeep, Ram, Citroën, Fiat e outras montadoras.
Elas até brigam em solo brasileiro, pois o conglomerado agora cuida da Leapmotor. Esta última também é chinesa e chegará logo mais ao Brasil com veículos eletrificados.
Você sabia que a GAC e a Stellantis eram parceiras na China? Conte nos comentários


