Home » Novidades » Parceria entre GAC e Stellantis faliu. Como fica o Brasil nessa história?

Novidades

Elas tinham parceria de longa data

Parceria entre GAC e Stellantis faliu. Como fica o Brasil nessa história?

A joint venture entre a GAC e a FCA (hoje Stellantis) faliu na China depois de anos de atuação. E como fica o Brasil nessa história?

3 min de leitura

Na China, a GAC possuía fortes laços com a antiga Fiat Chrysler Automobiles, FCA, e que hoje se tornou Stellantis. Pois bem, as coisas mudaram há pouco tempo. A joint venture entre as empresas foi declarada falida. A parceria entre as marcas começou em meados de 2010 e durou fortemente até 2022, quando elas se desassociaram. Porém, os laços ainda seguiam até o começo do mês de julho.

De acordo com a Reuters, a joint venture publicou em suas redes sociais a decisão emitida pelo tribunal de justiça da região de Hunan, na China. A declaração era de falência e pouco tempo depois, a empresa fez um anúncio formal em suas redes sociais. Essa parceria rendeu diversos frutos, já que existem carros da Dodge feitos pela marca chinesa e que eram vendidos no México.

Em solo chinês, diversos modelos da Fiat e Jeep eram produzidos pela GAC-FCA (hoje Stellantis), mas as vendas não eram satisfatórias. Os Fiat Viaggio e Ottimo e Jeep Cherokee, Renegade e Compass foram produzidos localmente a partir desse casamento. Outro modelo que chamou atenção nessa história foi o finado Grand Commander. Era um SUV de sete lugares baseado no Cherokee. Só que, como tinha alto consumo de combustível e potência limitada, não decolou nas vendas.

Jeep Grand Commander chinês branco subindo uma montanha
Jeep Grand Commander [divulgação]

E como fica o Brasil nessa história?

Já no México, a situação é bem diferente. A Dodge segue firme e forte e não vende apenas carros esportivos, como também modelos mais populares. Um deles é o sedan Attitude, que no começo de sua vida, era baseado no Hyundai Accent. Depois, teve mudanças e era baseado no Mitsubishi Atrage e agora tem como base o GAC Triumpchi Empow. Sedan médio, ele é rival direto do Nissan Sentra e Volkswagen Jetta.

Outra opção é o SUV Journey. Ele não é o mesmo que um dia foi vendido no Brasil, já que este é um GAC Triumpchi GS5. De porte médio, ele chama atenção pelo porte encorpado e ar robusto. E não existem planos da marca chinesa chegar sozinha ao mercado mexicano. No Brasil, a parceria entre a GAC e a Stellantis nunca veio. Hoje, elas são empresas bem diferentes.

Dodge Journey [divulgação]
Dodge Journey [divulgação]

A montadora chegou há pouco tempo e trouxe cinco modelos, sendo quatro 100% elétricos e um híbrido convencional. O mais barato é o sedan elétrico Aion ES, tabelado em R$ 169.990. E o mais caro é o SUV Hyptec HT, que tem preço inicial de R$ 299.990. Já a Stellantis segue como uma empresa que cuida da Jeep, Ram, Citroën, Fiat e outras montadoras.

Elas até brigam em solo brasileiro, pois o conglomerado agora cuida da Leapmotor. Esta última também é chinesa e chegará logo mais ao Brasil com veículos eletrificados.

Você sabia que a GAC e a Stellantis eram parceiras na China? Conte nos comentários


YouTube video

Deixe um comentário

Assuntos

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar