Ainda que esteja em um enorme momento de ascensão como marca, a GAC não tem dado sorte com suas parceiras internacionais – e nem é culpa dela. Isso porque a parceria GAC e Stellantis (especificamente do lado Jeep e Fiat) faliu no começo do mês e agora mais uma parceria vai para o buraco. Depois de 25 anos, a Mitsubishi vai sair da China.
Massacrada por marcas locais, como a própria GAC, a Mitsubishi vinha em um lento e doloroso processo de falência na China. Primeiro a marca interrompeu a produção local em 2023, com direito a fechamento de fábrica e a morte prematura do Airtrek EV, modelo baseado na minivan Aion Y vendida pela GAC no Brasil.
Após trabalhar dois anos só com importados, a Mitsubishi viu suas vendas despencaram e o lucro operacional cair em 84%. As tarifas impostas por Donald Trump só pioraram a situação, segundo a reportagem da Nikkei Asia. Nessa situação, a Mitsubishi deixou de ganhar quase 10 bilhões de ienes em lucro.
![Mitsubishi Airtrek [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/07/mitsubishi_airtrek_392_edited-1200x721.jpg)
Vale ressaltar que a Mitsubishi foi uma das principais fabricantes na China, tendo 144 mil carros vendidos em 2012. A parceria com a GAC rendeu várias colaborações para ambas as marcas, sendo que o Outlander foi o carro mais vendido da Mit na China por vários anos. Hoje em dia, ele se tornou coadjuvante no mundo de BYD, GWM, Geely e GAC.
Além de encerrar sua parceria com a GAC na China, a Mitsubishi também anunciou o fim da joint venture Shenyang Aerospace Mit. Engine. Mfg. Ltd. A empresa era a responsável pela fabricação de motores dos três diamantes para diversas fabricantes locais, incluso modelos como Ford Territory.

A empresa existia desde 1998 e era a maior fornecedora de motores a combustão para fabricantes chinesas. Mesmo com tamanha força, a virada elétrica e o corte de lucratividade, além da situação tensa do divórcio entre Renault e Nissan, fez com que as atividades da Mitsubishi ficassem afetadas gravemente na China.
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