O promissor acordo assinado entre Honda e Chevrolet em 2022 previa a criação de vários carros elétricos novos, focando especialmente em SUVs, já era. Essencialmente o acordo havia sido desfeito apenas um ano depois, mas os japoneses Acura ZDX e Honda Prologue seguiram em produção. Porém, o fim chegou a um dos modelos.
A Acura nunca havia feito um carro 100% elétrico de produção regular, sendo o SUV ZDX seu primeiro modelo na categoria. Ele é, basicamente, um Cadillac Optiq com tempero japonês – ao passo que o Honda Prologue é um Chevrolet Blazer EV com jeito de Civic. Mas essa mudança repentina tem várias razões.
A primeira é que o Acura ZDX vendeu muito mal. A prova disso é que a marca pulou o ano/modelo 2025 como comprovação de seu insucesso. Mesmo com descontos pesados nas concessionárias nos EUA, o Honda de luxo com alma de Chevrolet não atraiu consumidores o suficiente, especialmente porque a demanda por carros elétricos têm caído.
![Acura ZDX [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/08/2024-acura-zdx-104-64dcef283db12_upscayl_4x_RealESRGAN_General_x4_v3-1200x719.png)
Para contornar a situação, a Acura já anunciou o SUV cupê elétrico RSX para o ano que vem, tomando o lugar o ZDX. Ao contrário do modelo atual que é baseado em um Chevrolet, o novo terá toda arquitetura, plataforma e motorização feita pela própria Honda. O nome do novo SUV elétrico também é um resgate de um antigo cupê da marca.
Contudo, ao contrário do fracasso do Acura ZDX, o Honda Prologe que tem vendido bem e será o último espólio da parceria entre Honda e Chevrolet. O modelo deve seguir até o final de seu ciclo de vida conforme originalmente planejado e só vai sair de linha quando um substituto chegar – dessa vez com um projeto totalmente Honda.
![Acura ZDX [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/08/2024-acura-zdx-106-64dcee8bb89ed_upscayl_4x_RealESRGAN_General_x4_v3-1200x720.png)
Você botava fé nessa parceria entre Honda e Chevrolet? Conte nos comentários.



Apesar de outras parcerias de gigantes, não terem dado certo,eu acreditava e fico um pouco decepcionado com o fim da parceria.
Anos atrás,a Philco, também fez parceria com a Hitachi,e algum tempo depois seguiram por caminhos diferentes,uma pena..
Prefiro somente p honda ou o Chevrolet, os dois sao ótimos, mas a mistura não confio
O Acura saiu de linha pq o desconto federal de 7000 dólares acabou, e o posicionamento de mercado do ZDX não estava interessante depois disso. O Prologue é um grande sucesso, e o mercado prefere ele ao Blazer, pq o Honda tem CarPlay e os Chevrolets elétricos não têm.
Então, a parceria não é um fracasso. E sim o ZDX que era mal posicionado.