Ao vivo
Home » Novidades » Junção de Honda e Chevrolet se tornara um fracasso

Novidades

Divórcio pesado

Junção de Honda e Chevrolet se tornara um fracasso

Honda e Chevrolet decidem seguir caminhos separados depois de desenvolver apenas dois produtos conjuntamente,

2 min de leitura

O promissor acordo assinado entre Honda e Chevrolet em 2022 previa a criação de vários carros elétricos novos, focando especialmente em SUVs, já era. Essencialmente o acordo havia sido desfeito apenas um ano depois, mas os japoneses Acura ZDX e Honda Prologue seguiram em produção. Porém, o fim chegou a um dos modelos.

A Acura nunca havia feito um carro 100% elétrico de produção regular, sendo o SUV ZDX seu primeiro modelo na categoria. Ele é, basicamente, um Cadillac Optiq com tempero japonês – ao passo que o Honda Prologue é um Chevrolet Blazer EV com jeito de Civic. Mas essa mudança repentina tem várias razões.

A primeira é que o Acura ZDX vendeu muito mal. A prova disso é que a marca pulou o ano/modelo 2025 como comprovação de seu insucesso. Mesmo com descontos pesados nas concessionárias nos EUA, o Honda de luxo com alma de Chevrolet não atraiu consumidores o suficiente, especialmente porque a demanda por carros elétricos têm caído.

Acura ZDX [divulgação]
Acura ZDX [divulgação]

Para contornar a situação, a Acura já anunciou o SUV cupê elétrico RSX para o ano que vem, tomando o lugar o ZDX. Ao contrário do modelo atual que é baseado em um Chevrolet, o novo terá toda arquitetura, plataforma e motorização feita pela própria Honda. O nome do novo SUV elétrico também é um resgate de um antigo cupê da marca.

Contudo, ao contrário do fracasso do Acura ZDX, o Honda Prologe que tem vendido bem e será o último espólio da parceria entre Honda e Chevrolet. O modelo deve seguir até o final de seu ciclo de vida conforme originalmente planejado e só vai sair de linha quando um substituto chegar – dessa vez com um projeto totalmente Honda.

Acura ZDX [divulgação]
Acura ZDX [divulgação]

Você botava fé nessa parceria entre Honda e Chevrolet? Conte nos comentários.


YouTube video

0 comentário em “Junção de Honda e Chevrolet se tornara um fracasso”

  1. Tibiriçá da costa

    Apesar de outras parcerias de gigantes, não terem dado certo,eu acreditava e fico um pouco decepcionado com o fim da parceria.
    Anos atrás,a Philco, também fez parceria com a Hitachi,e algum tempo depois seguiram por caminhos diferentes,uma pena..

  2. CARLOS MAGNO DOS Santos

    Prefiro somente p honda ou o Chevrolet, os dois sao ótimos, mas a mistura não confio

  3. Edmon

    O Acura saiu de linha pq o desconto federal de 7000 dólares acabou, e o posicionamento de mercado do ZDX não estava interessante depois disso. O Prologue é um grande sucesso, e o mercado prefere ele ao Blazer, pq o Honda tem CarPlay e os Chevrolets elétricos não têm.
    Então, a parceria não é um fracasso. E sim o ZDX que era mal posicionado.

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar