Home » Novidades » Peugeot 2008 ganha 1 estrela nos testes do Latin NCAP

Novidades

Saiu o resultado

Peugeot 2008 ganha 1 estrela nos testes do Latin NCAP

O Latin NCAP divulgou os resultados dos testes de segurança do Peugeot 2008 de segunda geração. Confira o que o órgão falou dele

4 min de leitura

O Latin NCAP acabou de divulgar os resultados dos testes de segurança do Peugeot 2008 de segunda geração. No entanto, mesmo sendo equipado com quatro airbags, o SUV compacto recebeu apenas uma estrela de avaliação. E no teste de segurança para o condutor, o modelo teve apenas 42% de aprovação.

De acordo com a avaliação do órgão, o SUV compacto obteve 42,16% de proteção para o ocupante adulto. Já a segurança dos ocupantes infantis chegou em 59,21%, sendo a maior média. Já a proteção de pedestres e usuários vulneráveis das vias chegou em 54,48%. E os itens de assistência à segurança receberam 55,81% de aprovação. Vale lembrar que a segunda geração do rival do Volkswagen T-Cross é fabricada na Argentina.

Os engenheiros do Latin NCAP ainda pontuaram que o teste de impacto lateral de poste não foi realizado pelo Peugeot 2008. Ele ainda recebeu zero pontos devido à falta de proteção lateral para a cabeça nas fileiras dianteira e traseira padrão. O SUV enfrentou testes como impacto frontal, impacto lateral, chicotada vertical, proteção aos pedestres, controles de tração e estabilidade e sistema de assistência de velocidade.

YouTube video

Rival da Stellantis?

No impacto de colisão frontal, o órgão avaliou o SUV como estrutura instável. Já no teste de impacto lateral, a proteção lateral foi tida como boa para todas as partes do corpo. A proteção do peito da criança de um ano e meio foi vista como deficiente e a proteção da cabeça e do peito de uma criança de três anos foi vista como pode melhorar. A proteção dos pedestres foi boa, mas tem alto risco de lesões nas áreas próximas ao para-brisa e aos pilares A.

A parte superior e inferior das pernas tiveram proteção adequada a boa. O Latin NCAP ainda disse que o Peugeot 2008 não atingiu o requisito mínimo de segurança passiva para pontuar no ADAS na proteção do ocupante adulto. A avaliação ainda ressaltou que os airbags laterais de cortina e o interruptor de desativação do airbag do acompanhante, que evita risco de lesões em crianças que viajam viradas para trás, só são oferecidos nas versões mais caras do modelo.

Peugeot 2008 no Latin NCAP [Divulgação]

A instituição de segurança revelou que as fabricantes podem pedir uma avaliação do equipamento de segurança opcional. Assim, os engenheiros do Latin NCAP podem fazer comentários sobre essas tecnologias. Mas, ressaltou que a Peugeot não fez este pedido de avaliação. Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP, foi duro ao dar seu parecer sobre o desempenho do 2008 nos testes de segurança.

Segundo ele, a Stellantis decepcionou mais uma vez, e neste caso com um veículo que possui concorrentes que oferecem melhor equipamento de segurança passiva e ativa de série. Alejandro contou que o conglomerado tem capacidade técnica para oferecer melhor segurança de série e melhor desempenho.

Presidente do Latin NCAP também deu opinião

Para finalizar, Stephan Brodziak, presidente do conselho de administração do Latin NCAP, também emitiu seu pensamento sobre o desempenho do Peugeot 2008 nos testes de segurança. Ele disse que o resultado de uma estrela do SUV é inaceitável. Mas, vale lembrar que há algumas diferenças entre o Latin NCAP e a Stellantis. Em um dos casos, o órgão de segurança chegou a avaliar o Jeep Renegade antes da reestilização, mesmo após o modelo atualizado já ter sido lançado. E o resultado preocupou os engenheiros.

Peugeot 2008 no Latin NCAP [Divulgação]

O que você achou do teste do 2008? Conte nos comentários


YouTube video

Deixe um comentário

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar