Por Guilherme Magna
A Peugeot prepara mudanças importantes para os modelos 208 e 2008 no Brasil. Ambos passarão a contar com motorização semi-híbrida (mild hybrid) a partir do próximo ano. A adoção dessa tecnologia tem como objetivo principal atender às novas regras de emissões do Proconve L8, que entram em vigor em janeiro de 2025, bem como transmitir maior eficiência sem mudar profundamente o projeto dos modelos.
O sistema híbrido leve usa motor-gerador elétrico de 48 volts em trabalho ao motor a combustão. Esse conjunto deve ser baseado no motor 1.0 turbo de três cilindros e câmbio CVT (130 cv e 20,4 kgfm), já presente nos Fiat Pulse e Fastback. Ao receber o auxílio elétrico, passa a entregar melhores aceleração e retomadas, ao mesmo tempo em que beneficia o consumo e reduz as emissões de poluentes.
Diferentemente dos sistemas híbridos convencionais, os modelos MHEV (mild hybrid electric vehicle) não oferecem tração puramente elétrica. Em vez disso, o motor-gerador funciona como apoio ao motor a combustão, principalmente em baixas rotações. Ele atua também na regeneração em frenagens e desacelerações. É uma solução com custo mais baixo, sem exigir grandes mudanças na arquitetura dos carros.

Ou seja, torna-se viável para atender a normas ambientais mais rígidas em mercados emergentes. Mas não pode classificar os carros como híbridos de verdade. O sistema também é usado por Fiat Pulse e Fastback, mas anunciados pela marca como Hybrid.

Quando os Peugeot 208 e 2008 chegam ao mercado?
A expectativa é que o Peugeot 208 receba a nova motorização híbrida leve primeiro, já em 2025, como parte da preparação da linha 2026. O SUV compacto 2008, por sua vez, deve adotar a mesma tecnologia no ano seguinte, junto com uma atualização visual já em desenvolvimento. Ambos os modelos da Peugeot seguirão sendo produzidos na fábrica da Stellantis na Argentina.
Como parte de sua estratégia no Brasil, em vez de adotar tecnologias totalmente elétricas de imediato, a Stellantis aposta em soluções de transição, como o mild hybrid para tornar seus produtos mais eficientes e ambientalmente compatíveis, sem comprometer o custo-benefício para o consumidor brasileiro.

E você, acredita que os modelos da Peugeot vão ganhar um impulso nas vendas ao adotar a tecnologia híbrida leve? Compartilhe sua opinião nos comentários!



