Em queda, o segmento de carros subcompactos no mundo tem perdido cada vez mais representantes. Depois que a Skoda matou o Citigo e o futuro do Volkswagen up! vive entrando em questionamento, as francesas Peugeot e Citroën decidiram dar cabo dos pequeninos 108 e C1.
O fim da produção do Citroën C1 e do Peugeot 108 tem razões estratégicas. Segundo informações da Reuters, isso se deu por conta da venda das ações que a PSA tinha na parceria com a Toyota, que provia também a produção do subcompacto Aygo. E isso foi necessário para o surgimento da Stellantis.
Peugeot 108 [divulgação]Outra questão é o reposicionamento de cada marca dentro do grupo e o declínio forte do segmento de subcompactos. A Fiat ainda terá carros nessa categoria, representados por 500 e Panda, seus modelos mais vendidos na Europa. Faz parte da essência da Fiat e essa estratégia será mantida.
Citroën C1 [divulgação]Já Peugeot e Citroën sempre lutaram para tornar 108 e C1 relevantes dentro do segmento e as vendas nunca foram animadoras. Reduzir a gama e deixar de vender modelos que geravam baixo lucro é interessante do ponto de vista dos negócios – especialmente porque a PSA vem aumentando seus lucros e vendas a cada ano reduzindo a gama que vende mal.
Peugeot 108 [divulgação]Com essa retirada, Peugeot, Citroën e até a Opel não terão mais subcompactos em seu portfólio. A única chance de que eles voltem a aparecer nas concessionárias das marcas seria por meio de um modelo elétrico baseado no novo Fiat 500. As chances existem, mas são pequenas.
Citroën C1 [divulgação]
Citroën C1 [divulgação]
Aqui no Brasil, somente a Peugeot vendeu um subcompacto, o 106 lá no final dos anos 1990. O modelo é conhecido por ter dirigibilidade interessante e ser base para diversos projetos de modificação. Ficou apagado no mercado por causa do 206 e vendeu pouco.
Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.