O mercado de carros elétricos acessíveis está crescendo em diversas partes do mundo e as montadoras estão ficando animadas com essa novidade. A Peugeot já atuou na categoria há muitos anos e agora está reavaliando seu retorno. Contudo, ela pontuou que só voltaria a ter um carro menor do que o 208 caso as leis da União Europeia fossem favoráveis.
Alain Favey, CEO da montadora, foi entrevistado pela mídia Autocar e deu mais detalhes dessa história. Ele contou que a fabricante vendeu mais de um milhão de carros deste segmento com os modelos 106, 107 e 108 em um passado não tão distante. Com isso, se houver uma forma de produzir veículos acessíveis e que tragam lucros de volta, a empresa tem chances de voltar a ter um modelo subcompacto.
Esse provável retorno da Peugeot está relacionado com um projeto que circula entre os governantes da União Europeia. A ideia é que o governo local incentive as montadoras que atuam na região a desenvolver carros subcompactos e acessíveis. Redução dos custos de produção e mudanças na legislação e tecnologias obrigatórias são estudadas para favorecer as fabricantes.

Vamos com calma
Porém, Favey fez algumas considerações acerca do retorno da marca ao segmento de entrada. O executivo pontuou que a volta de um modelo bem acessível ao portfólio só seria concretizado se as regras projetadas pelo governo europeu conseguissem trazer algum lucro para a montadora. Ele disse que não tem como ter um carro acessível altamente lucrativo por um preço tão baixo se ele tiver muitos itens de série.
Alain reconheceu a importância destes equipamentos, só que disse que o público tem de ter a noção que vai precisar gastar dinheiro para tê-los em seus carros. Caso os consumidores estejam dispostos a ter veículos acessíveis mais equipados e levemente mais caros do que antes, aí sim a Peugeot teria um carro acessível.

Por enquanto, a montadora não confirmou o desenvolvimento de um automóvel acessível e eletrificado. E sua vinda ao Brasil não foi revelada. Hoje, ela oferece dois modelos aos brasileiros: os compactos 208 e 2008. O hatch se destaca pelo visual sofisticado, motorização aspirada de 75 cv ou turbo de 130 cv e que pode ser semi-híbrida. Seus preços variam de R$ 105.990 até R$ 136.490.
Já o 2008 atua no acirrado segmento de SUVs compactos. Assim como seu irmão menor, ele usa de visual imponente para atrair os donos de Hyundai Creta e Volkswagen T-Cross. Pode ter motor turbo flex de 130 cv e com sistema MHEV. Seus preços ficam entre R$ 151.990 e R$ 181.990. Mas, a fabricante os oferece com generosos descontos.
![Peugeot 2008 GT [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/10/peugeot-2008-gt-2026-24.webp)
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