Se para bom entendedor meia palavra basta, a sigla GTI carrega um significado colossal. A Volkswagen prometeu colocar a nomenclatura em um elétrico de produção até o final desta década, mas foi a Peugeot quem largou na frente.
A marca do leão revelou o E-208 GTI durante as 24 Horas de Le Mans deste ano, após um hiato de seis anos. É a primeira vez que a lendária sigla é aplicada a um modelo totalmente livre de emissões. Apesar de ser um elétrico, o fabricante já sinalizou que pode incluir uma versão a combustão no futuro.
Construído sobre a plataforma e-CMP da Stellantis, a mesma utilizada nos Fiat 500 e Alfa Romeo Junior, o E-208 GTI compartilha sua base com o Abarth 600e Scorpionissima e o Alfa Romeo Junior Veloce. O motor elétrico, posicionado no eixo dianteiro, foi calibrado para entregar 280 cv e 35,2 kgfm, levando o hatch de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos — melhor que os 5,9 segundos dos modelos da Alfa Romeo e da Abarth.
O novo Peugeot também supera o Mini JCW, que possui 262 cv. No duelo de aceleração, o John Cooper Works é 0,2 segundo mais lento. No entanto, o Mini leva vantagem na velocidade máxima: alcança 200 km/h, enquanto o novo modelo da Peugeot é limitado a 180 km/h.

Os detalhes do Peugeot e-208 GTI
Ambos os modelos utilizam uma bateria de 54 kWh. Porém, o Mini JCW oferece autonomia estimada entre 364 e 402 km, enquanto o Peugeot E-208 GTI chega a até 350 km. Segundo a Peugeot, o carregamento de 20% a 80% pode ser feito em menos de 30 minutos.
O hatch francês calça rodas de 18 polegadas equipadas com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, enquanto a dinâmica é reforçada por suspensões rebaixadas em 30 mm, o que remete ao visual icônico do 205 GTI. Para garantir frenagens seguras, o novo modelo da Peugeot utiliza discos de 355 mm com pinças de quatro pistões.

O pacote inclui ainda molas e amortecedores retrabalhados, uma nova barra antirolagem e um sistema de direção mais direto e conectado ao piso. Também são encontrados detalhes em vermelho espalhados por toda a carroceria e também no interior, aparecendo na iluminação ambiente, nos displays digitais, nas costuras, nos tapetes e nos bancos esportivos. Quando chegar ao mercado, o Peugeot E-208 GTI deverá custar cerca de 36.000 libras (algo em torno de R$ 271.304, em conversão direta), segundo o site Carscoops.
O que você achou do novo modelo da Peugeot? Compartilhe sua opinião nos comentários!



