Ao vivo
Home » Novidades » Peugeot mostra futuro, novo 3008 e e-208 GTI ao Salão do Automóvel

Novidades

Direto do Salão do Automóvel

Peugeot mostra futuro, novo 3008 e e-208 GTI ao Salão do Automóvel

Montadora mostra conceitos e esportividade, mas evita confirmar planos para o Brasil

4 min de leitura

A Peugeot levou um estande elegante ao Salão do Automóvel, mas sem revelar grandes novidades específicas para o mercado brasileiro nesta quinta-feira (20). A montadora ficou encarregada de mostrar seu futuro global, com o conceito Inception, o novo 3008 e o esportivo elétrico e-208 GTI.

Inception é o futuro da Peugeot

Fabiana Figueiredo, vice-presidente da Peugeot na América do Sul, comentou que o conceito Inception antecipa o design, a eletrificação e as soluções tecnológicas que irão guiar os próximos modelos da marca. Ele não está ligado a um carro de produção específico, mas funciona como uma vitrine do que a Peugeot imagina para os próximos anos.

Peugeot Inception [divulgação]
Peugeot Inception [divulgação]

Novo Peugeot 3008 é o destaque

O maior destaque e único carro que apareceu no palco foi o Peugeot 3008, nova geração do SUV médio com aparência cupê e proporções imponentes. A Peugeot não falou sobre vendas no Brasil, mas é um carro que atrai olhares e especulado ser produzido no Brasil.

O modelo mede 4,54 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,64 m de altura, tem 2,73 m de entre-eixos e o porta-malas tem 520 litros. Por fora, o 3008 aposta em faróis Full LED afilados com a assinatura das garras verticais, uma grade frontal integrada na carroceria e lanternas full LED interligadas.

Peugeot 3008 europeu azul de frente com escorregadores ao fundo
Peugeot 3008 [divulgação]

Por dentro, o novo Peugeot Panoramic i-Cockpit domina o interior com uma tela curva de 21 polegadas que combina painel de instrumentos e central multimídia. Há ainda botões táteis personalizáveis e até 40 assistências de condução.

A plataforma é compatível com motores híbridos e elétricos. Na Europa, as versões variam e há expectativa de que, se o modelo vier ao Brasil, ele possa adotar o 1.3 turbo flex de 176 cv e 27,5 kgfm com sistema híbrido, compartilhando base com futuros modelos da Jeep. 

Stellantis não terá marcas europeias nos EUA e toda América do Norte
Peugeot 3008 [divulgação]

isso porque a Stellantis prepara uma migração para as plataformas STLA, que vai sustentar a próxima geração de Compass, Commander e Renegade. Caso isso se torne realidade, é esperado que o 3008 seja produzido ao lado dos primos da Jeep, em Goiana (PE), já que utiliza a arquitetura STLA Medium.

Se confirmado, o 3008 teria preço acima dos R$ 280 mil, brigando com BYD Song Plus, GWM Haval H6 GT, Toyota RAV4 e outros SUVs médios eletrificados. Nada disso, porém, foi confirmado pela Peugeot no evento.

e-208 GTI, o elétrico mais nervoso da marca

Peugeot e-208 GTI vermelho parado de frente com fundo vermelho
Peugeot e-208 GTI [Divulgação]

Outra atração foi o Peugeot e-208 GTI, versão esportiva do hatch compacto elétrico. Ele entrega 280 cv, 35,2 kgfm, acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e tem velocidade limitada a 180 km/h. A bateria de 54 kWh garante cerca de 350 km de autonomia no ciclo WLTP europeu.

O modelo recebeu um pacote esportivo completo. Há suspensão rebaixada em 3 cm, nova barra estabilizadora traseira, batentes hidráulicos específicos, diferencial autoblocante mecânico e direção recalibrada para respostas mais diretas. 

Peugeot e-208 GTI vermelho parado de traseira com fundo vermelho
Peugeot e-208 GTI [Divulgação]

As rodas de 18 polegadas, as pinças de freio de quatro pistões, o interior com detalhes vermelhos e os para-lamas exclusivos reforçam o visual GTI. É o Peugeot elétrico mais rápido já mostrado no Brasil, mas novamente, sem qualquer previsão de venda.

A Peugeot mostrou um pouco do seu futuro e o que esperar do design da marca, mas nada confirmado e sem detalhes concretos ao Brasil. 

Acha que o novo 3008 deveria ser produzido no Brasil com a plataforma STLA? Deixe seu comentário!


YouTube video

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar