A próxima edição do Salão do Automóvel de São Paulo vai começar em breve e as marcas estão anunciando suas novidades. A Peugeot acabou de confirmar que trará o 208 GTi elétrico ao Brasil pela primeira vez, vai expor os novos 208 e 2008 GT semi-híbridos e ainda prometeu duas novidades que chegarão em breve. Além disso, a fabricante francesa vai também permitir que o público teste seus modelos.
O estande de conceito futurista, tons metálicos e iluminação perimetral contará com ativações bem especiais. Uma delas será uma espécie de jogo da memória com carros icônicos da fabricante e que terá premiação. Ainda nesse sentido, os apaixonados por WEC poderão ver uma miniatura do modelo 9X8 Hypercar.
Esse híbrido possui visual exclusivo, tração nas quatro rodas e compete em etapas do FIA World Endurance Championship e nas 24 horas de Le Mans. Além dele, a Peugeot vai exibir também capacete, macacão e luvas originais usadas por seu time de pilotos. E para quem gosta do meio ambiente, poderá ver de perto o 208 GTI 100% elétrico e que foi revelado oficialmente no começo do ano.

Desempenho que impressiona
O hatch em sua variante elétrica se destaca pelo visual imponente, apesar do porte compacto. Os dois principais chamarizes recaem sobre os DRL’s em formato de garras de leão e as rodas amplas com diversas formas redondas em sua parte interna. Elas remetem ao icônico 205 GTi. Na traseira, o modelo tem ainda lanternas escurecidas interligadas e spoiler integrado ao teto.
Seu chassi passou por mudanças especiais, todas a fim de aprimorar sua dinâmica de condução. A suspensão foi rebaixada em 3 cm, se comparada com o modelo a combustão. Vias alargadas, molas, amortecedores e batentes hidráulicos específicos compõem o conjunto. Inclusive, o Peugeot 208 GTi elétrico tem barra estabilizadora traseira especial.

Ele tem um motor de 280 cv e 35,2 kgfm de torque. Sua aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,7 segundos e a velocidade máxima é de 180 km/h. A bateria de 54 kWh de capacidade tem autonomia de 350 km, pelo ciclo WLTP. Sua plataforma é a e-CMP, a mesma do Alfa Romeo Junior. Com o modo Sport ativado, a marca pontua que suas respostas tornam a experiência de condução bem mais dinâmica.
São ou não híbridos?
A Peugeot ainda vai mostrar os recém-lançados 208 e 2008 GT T200 Hybrid. As versões mais caras dos modelos usam o motor 1.0 turbo flex T200 de 130 cv e 20,4 kgfm de torque em combinação com um sistema elétrico de 12V. Trata-se do mesmo conjunto usado pelos Fiat Pulse e Fastback. Aqui, a ideia é que o recurso ajude a reduzir as emissões de gases poluentes e o consumo de combustível.
Itens como Start & Stop, e-Braking e e-Coasting são de série e permitem condução silenciosa e parcialmente eletrificada. Os dois carros apostam em visual sofisticado para atraírem a clientela. DRL’s em formato de garra de leão, rodas diamantadas e central multimídia de 10,3 polegadas são de série nos dois. O rival do Chevrolet Onix marca 9,1 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol com o motor semi-híbrido.

Já com gasolina, o 208 GT faz 13 km/l e 13,8 km/l, na ordem. Seu 0 a 100 km/h é completado em 8,6 segundos. Já o oponente do VW T-Cross tem médias de consumo com etanol de 9 km/l em perímetro urbano e 9,6 km/l em perímetro rodoviário. Se ele for abastecido com gasolina, marca 13 km/l e 13,7 km/l, respectivamente. Sua velocidade máxima é de 195 km/h.
Os dois Peugeot não podem ser chamados de híbridos de fato já que o conjunto elétrico não traciona as rodas e serve mais como um pontapé para a eletrificação. Eles estarão disponíveis para test-drive, mas que precisa de agendamento. No site oficial da montadora, eles podem ser comprados por R$ 128.490 (208) e R$ 164.990 (2008).

Está ansioso para o Salão do Automóvel de São Paulo? Conte nos comentários


