Carros da Citroën e Renault zeram em teste de segurança e são classificadas como as piores notas do Latin NCAP em 2024. Todo ano uma série de carros são submetidos aos testes de colisão do programa para atestar o nível de segurança para motorista, passageiros adultos, crianças e pedestres. Além de sistemas de assistência de segurança.
Coincidentemente, as marcas francesas foram as únicas a não conseguirem sequer uma estrela na avaliação. A dupla da Citroën formada por C3 e Aircross e o trio da Renault composto por Sandero, Logan e Stepway levam a pior em teste do Latin NCAP em 2024. Também vale lembrar que desde 2020 o Latin NCAP aderiu a um protocolo mais rigoroso, além de incorporar a avaliação da proteção de pedestres em caso de colisão.
Embora os consumidores olhem muito para o custo-benefício de um carro na hora da compra, uma avaliação de segurança ruim pode não só prejudicar a reputação de um modelo como comprometer suas vendas com consumidores mais conscientes. Por isso, as montadoras não apenas são informadas quando um de seus modelos é selecionado para ser avaliação, como é convidada a assistir os testes de impacto e prestar esclarecimentos.
Os testes do Latin NCAP são realizados com a versão de entrada para que os consumidores com menor poder aquisitivo saibam o nível segurança real da configuração mais básica daquele modelo e não fiquem “iludidos” com a nota de uma versão topo de linha que pode não corresponder a toda linha.
O que significa uma nota zero estrela?
De acordo com o programa, uma avaliação zero estrela significa que os ocupantes podem sofrer lesões fatais em qualquer uma das configurações de batidas simuladas durante o teste. Enquanto em uma avaliação cinco estrelas há uma grande probabilidade dos ocupantes não sofrerem ferimentos graves ou permanentes.
No caso dos modelos da Citroën, o C3 e Aircross decepcionaram especialmente na falta de proteção oferecida para as crianças. Durante os testes os modelos apresentaram apenas 11% de segurança. Já os modelos da Renault, tiveram a sua pior avaliação nos sistemas de assistência a segurança.
Como é o teste do Latin NCAP?
Na avaliação do Latin NCAP o modelo é submetido a testes de segurança passiva, que são os famosos testes de batida. É simulado uma batida frontal a 64 km/h e uma batida lateral a 50 km/h para medir o nível de segurança para adultos e crianças. Além disso, o carro também passa por testes de segurança ativa, onde é avaliada a prevenção de acidentes através do controle eletrônico de estabilidade e frenagem autônoma de emergência.
5 Piores notas do Latin NCAP 2024
1. Citroën C3
Proteção passageiro adulto: 33%
Proteção passageiro criança: 11%
Proteção de pedestres: 50%
Sistemas de assistência a segurança: 35%
Proteção passageiro adulto: 33%
Proteção passageiro criança: 11%
Proteção de pedestres: 50%
Sistemas de assistência a segurança: 35%
Proteção passageiro adulto: 33%
Proteção passageiro criança: 61%
Proteção de pedestres: 46%
Sistemas de assistência a segurança: 0%
Proteção passageiro adulto: 33%
Proteção passageiro criança: 61%
Proteção de pedestres: 46%
Sistemas de assistência a segurança: 0%
Proteção passageiro adulto: 33%
Proteção passageiro criança: 61%
Proteção de pedestres: 46%
Sistemas de assistência a segurança: 0%
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