.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Climão com as francesas!

Piores notas Latin NCAP 2024: 5 carros que zeraram no teste 

Modelos da Citroën e Renault decepcionam na segurança para crianças e sistemas de assistência e ficam com as piores notas do Latin NCAP 2024

Segurança do Citroën C3 Aircross - Piores notas do Latin NCAP
Citroën C3 Aircross [Latin NCAP] | Latin NCAP

Carros da Citroën e Renault zeram em teste de segurança e são classificadas como as piores notas do Latin NCAP em 2024. Todo ano uma série de carros são submetidos aos testes de colisão do programa para atestar o nível de segurança para motorista, passageiros adultos, crianças e pedestres. Além de sistemas de assistência de segurança. 

Coincidentemente, as marcas francesas foram as únicas a não conseguirem sequer uma estrela na avaliação. A dupla da Citroën formada por C3 e Aircross e o trio da Renault composto por Sandero, Logan e Stepway levam a pior em teste do Latin NCAP em 2024. Também vale lembrar que desde 2020 o Latin NCAP aderiu a um protocolo mais rigoroso, além de incorporar a avaliação da proteção de pedestres em caso de colisão. 

Embora os consumidores olhem muito para o custo-benefício de um carro na hora da compra, uma avaliação de segurança ruim pode não só prejudicar a reputação de um modelo como comprometer suas vendas com consumidores mais conscientes. Por isso, as montadoras não apenas são informadas quando um de seus modelos é selecionado para ser avaliação, como é convidada a assistir os testes de impacto e prestar esclarecimentos.  

Renault Sandero vermelho, visto lateralmente e sofrendo impacto frontal

Piores notas do Latin NCAP
Renault Sandero no Latin NCAP 2024 [Divulgação]

Os testes do Latin NCAP são realizados com a versão de entrada para que os consumidores com menor poder aquisitivo saibam o nível segurança real da configuração mais básica daquele modelo e não fiquem “iludidos” com a nota de uma versão topo de linha que pode não corresponder a toda linha.  

O que significa uma nota zero estrela? 

De acordo com o programa, uma avaliação zero estrela significa que os ocupantes podem sofrer lesões fatais em qualquer uma das configurações de batidas simuladas durante o teste. Enquanto em uma avaliação cinco estrelas há uma grande probabilidade dos ocupantes não sofrerem ferimentos graves ou permanentes.  

Renault Logan branco, sofrendo impacto lateral e visto de frente
Renault Logan no Latin NCAP 2024 [divulgação]

No caso dos modelos da Citroën, o C3 e Aircross decepcionaram especialmente na falta de proteção oferecida para as crianças. Durante os testes os modelos apresentaram apenas 11% de segurança. Já os modelos da Renault, tiveram a sua pior avaliação nos sistemas de assistência a segurança.  

Como é o teste do Latin NCAP? 

Na avaliação do Latin NCAP o modelo é submetido a testes de segurança passiva, que são os famosos testes de batida. É simulado uma batida frontal a 64 km/h e uma batida lateral a 50 km/h para medir o nível de segurança para adultos e crianças. Além disso, o carro também passa por testes de segurança ativa, onde é avaliada a prevenção de acidentes através do controle eletrônico de estabilidade e frenagem autônoma de emergência. 

Segurança do Citroën C3 Aircross - Compacto tira zero estrelas - Piores notas no Latin NCAP 2024
Citroën C3 Aircross [Latin NCAP]

5 Piores notas do Latin NCAP 2024 

1. Citroën C3 

    Proteção passageiro adulto: 33% 

    Proteção passageiro criança: 11% 

    Proteção de pedestres: 50% 

    Sistemas de assistência a segurança: 35% 

    2. Citroën Aircross 

    Proteção passageiro adulto: 33% 

    Proteção passageiro criança: 11% 

    Proteção de pedestres: 50% 

    Sistemas de assistência a segurança: 35% 

    3. Renault Sandero  

    Proteção passageiro adulto: 33% 

    Proteção passageiro criança: 61% 

    Proteção de pedestres: 46% 

    Sistemas de assistência a segurança: 0% 

    4. Renault Logan 

    Proteção passageiro adulto: 33% 

    Proteção passageiro criança: 61% 

    Proteção de pedestres: 46% 

    Sistemas de assistência a segurança: 0% 

    5. Renault Stepway  

    Proteção passageiro adulto: 33% 

    Proteção passageiro criança: 61% 

    Proteção de pedestres: 46% 

    Sistemas de assistência a segurança: 0% 

    O que você achou da piores notas do Latin NCAP? Conte para nós nos comentários.