Novidades

Cayenne Turbo GT é o SUV mais rápido da história da Porsche

SUV recordista de Nürburgring, o novo Porsche Cayenne GT quer mais uma vez se afirmar como um esportivo legítimo

Porsche Cayenne Turbo GT [divulgação]
Porsche Cayenne Turbo GT [divulgação]

Agradeça ao Cayenne por salvar a Porsche. Graças ao SUV grande, a marca alemã está bem das pernas hoje em dia e pode fazer esportivos incríveis. Mas para aqueles que ainda não acham que o Cayenne pode ser esportivo, a Porsche apresenta a nova versão Turbo GT, que já chega recordista.

A ser comercializado no Brasil por R$ 1.199.000, o Porsche Cayenne Turbo GT é o SUV mais rápido de Nürburgring. O circuito alemão conhecido como inferno verde foi percorrido pelo Porsche em 7:38,9 minutos.

Para atingir tal recorde, ele foi substancialmente melhorado em relação ao Cayenne Turbo Coupé. O motor 4.0 V8 biturbo recebeu mudanças nas áreas de acionamento do virabrequim, turbocompressor, injeção direta de combustível, sistema de indução e intercooler. Assim, ele conseguiu extrair 90 cv e 8,2 kgfm de torque a mais.

Porsche Cayenne Turbo GT [divulgação]
Porsche Cayenne Turbo GT [divulgação]
Assim, o Cayenne Turbo GT entrega 640 cv e 86,8 kgfm, suficientes para catapultar o SUV grande aos 100 km/h em apenas 3,3 segundos. A velocidade máxima é de 300 km/h, sendo a primeira vez que um utilitário da Porsche atinge tal número.

Novidades a mais

Além das mudanças no motor, ele recebeu suspensão 17 mm mais baixa e novos pneus Pirelli P Zero Corsa calçando rodas de 22 polegadas. O sistema de escape perdeu o silenciador central e agora é todo feito de titânio.

Porsche Cayenne Turbo GT [divulgação]
Porsche Cayenne Turbo GT [divulgação]
A Porsche ainda modificou a suspensão do SUV e melhorou o arrefecimento do diferencial. A transmissão automática Tiptronic S com oito marchas também foi alterada. Ela recebeu atualizações e agora tem trocas mais rápidas.

Visualmente ele ganhou para-lamas alargados com plástico preto, aerofólio traseiro novo, teto em fibra de carbono e pintura dourada nas rodas. A saída dupla de escape central é o grande destaque estético do Cayenne Turbo GT. Por dentro há muito revestimento em Alcântara, material encontrado no painel, bancos, volante e até na manopla do câmbio.

Porsche Cayenne Turbo GT [divulgação]
Porsche Cayenne Turbo GT [divulgação]

>>Kia EV6 GT tem performance de Porsche Taycan por 1/3 do preço

>>Hennessey Mammoth é picape absurda mais rápida que um Porsche

>>Porsche Taycan Cross Turismo: perua chega ao Brasil por R$ 649.000