Marcas chinesas como BYD e GWM vieram com força e começaram a incomodar bastante as fabricantes tradicionais e a Porsche é uma delas. A montadora alemã está enfrentando um período conturbado de vendas na China, mas segue firme e forte. Um alto executivo seu pontuou estar impressionado com o ritmo das chinesas e ainda prometeu boas novidades para o futuro da empresa de esportivos.
Alexander Pollich, CEO da marca alemã para a China, foi entrevistado recentemente pela mídia Automobilwoche. Ele contou que o ritmo de produção e apresentação de novidade por parte das fabricantes chinesas é impressionante. O executivo revelou que os novos carros chineses foram aperfeiçoados e que agradam os clientes. Por isso, sua montadora tem um grande desafio à sua frente.
Com as fabricantes locais evoluindo rapidamente, a Porsche começou a perder território nas vendas. Para se ter ideia, a marca vendeu apenas 56.887 carros durante todo o ano de 2024. Trata-se de uma queda de 28% se comparado com o valor acumulado em 2023. E para piorar, até setembro deste ano, a montadora tinha mais um decréscimo de 28% nas negociações. Ou seja, o cenário é preocupante.

Esperança é a última que morre
Foi por isso que a equipe da montadora dona do 911 criou o projeto Reconquistando a China. Segundo o Motor1.Com internacional, esta estratégia envolve o lançamento de novos esportivos a combustão e elétricos. Dessa forma, a fabricante terá um portfólio amplo e pode agradar tanto quem não quer fazer a transição quanto quem pode ter um veículo eletrificado em sua garagem.
O porém é que os modelos movidos a combustão só vão chegar mais para o fim da década. Entre eles estará o SUV de sete lugares. Esse novo modelo já foi visto em testes e terá tanto motor movido a combustível fóssil quanto eletricidade. Esportivos a gasolina também são cogitados para chegarem ao mercado chinês, embora sem uma data oficial.

Já para quem quer ter um modelo amigo do meio ambiente, a Porsche confirmou que vai apresentar em breve o Cayenne elétrico. Alexander também comentou que o novo esportivo 718 elétrico promete ser único em termos de desempenho e esportividade na China. Contudo, a marca terá uma medida um tanto quanto drástica e controversa.
Ela vai reduzir seus pontos de vendas na região de 120 lojas para cerca de 80 concessionárias até o fim do próximo ano. Essa ideia vem para adequar o número de gastos com revendedoras e a demanda pelos seus carros. Por fim, Alexander contou que 2026 será um ano desafiador, mas que a marca está preparada para enfrentar o que vier.

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