Ao vivo
Home » Novidades » Porsche troca de CEO em meio à queda nos lucros e incertezas elétricas

Novidades

Troca de comando

Porsche troca de CEO em meio à queda nos lucros e incertezas elétricas

A Porsche muda o comando em meio a pressão de investidores e crise de rentabilidade

3 min de leitura

A Porsche confirmou que Oliver Blume deixará o cargo de CEO da marca. No lugar dele, entra Michael Leiters, ex-chefe da McLaren e antigo executivo da própria Porsche, onde trabalhou por 13 anos. A troca marca um momento delicado para a fabricante alemã, que está no meio de queda nos lucros, incertezas na eletrificação e reclamações internas sobre a gestão de Blume, que também acumula a liderança do Grupo Volkswagen.

Nos últimos meses, a pressão de acionistas cresceu diante da queda na margem operacional, que deve cair para 2% em 2025, um número preocupante para uma empresa que sempre foi uma das mais rentáveis da indústria. Muitos investidores também questionam o duplo papel de Blume em liderar duas fabricantes de tamanha responsabilidade, temendo que a Porsche perdesse agilidade e a linha de estratégia.

Mas muito dessa queda está em volta da desaceleração do mercado chinês, o aumento das tarifas de exportação para os Estados Unidos e o custo altíssimo de fazer transição para carros elétricos, algo que a Porsche está a todo vapor — nesse caso com um investimento de cerca de US$ 2,1 bilhões (R$ 11,3 bilhões). Ou seja, acendeu o alerta vermelho para montadora alemã.

Quem é Michael Leiters

Michael Leiters, novo CEO da Porsche
Michael Leiters, novo CEO da Porsche [Divulgação]

Leiters, de 54 anos, não é um nome estranho à Porsche. Ele passou boa parte da carreira dentro da empresa, liderando áreas de engenharia e desenvolvimento de produtos entre 2000 e 2013. Foi um dos responsáveis pela segunda geração do Cayenne, o SUV que mudou o rumo da marca e se tornou um dos maiores sucessos comerciais da história da montadora.

Depois, seguiu para a Ferrari, onde foi diretor técnico (CTO) e participou de uma fase de forte renovação tecnológica, com modelos híbridos e novos motores de alta eficiência. Em 2022, assumiu o comando da McLaren Automotive e foi uma das pessoas que conduziu o lançamento do superesportivo 750S, além de destravar a produção do híbrido Artura após uma série de atrasos.

Porsche 911 Carrera branco de frente em uma pista
Porsche 911 Carrera [Divulgação]

Agora, Leiters está de volta a Stuttgart com a missão de reerguer a marca. O Conselho de Supervisão da Porsche pontua que ele tem experiência técnica, visão global e conhecimento profundo da cultura da empresa. Com o acordo finalizado, Michael Leiters assume o comando da Porsche ainda em 2025, enquanto Oliver Blume permanecerá somente à frente do Grupo Volkswagen.

E você, acha que a troca de comando pode recolocar a Porsche no caminho certo? Deixe seu comentário!


YouTube video

Deixe um comentário

Assuntos

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar