Nivus, T-Cross e Taos construíram a reputação da Volkswagen no segmento de utilitários esportivos. Só que nada é semelhante à trajetória que o Tera inicia — seja dentro ou fora do universo do fabricante. Ele chegou no final do mês passado para ser o SUV subcompacto que duela contra Fiat Pulse e Renault Kardian, bem como, indiretamente, ao lado de outros modelos.
Posicionado em uma faixa de preço entre R$ 103.990 e R$ 139.990, de acordo com o configurador online do fabricante, ele não apenas tem a responsabilidade de repetir o sucesso do Fusca e do Gol em nosso mercado, como também de atrair novos consumidores à marca, sendo posicionado abaixo do SUV-cupê Nivus e totalmente desenvolvido no nosso país.
Independentemente da configuração, traz faróis em LED, detector de fadiga, frenagem autônoma de emergência, seis airbags, além de motor 1.0 de três cilindros naturalmente aspirado (84 cv e 10,3 kgfm, com etanol) ou 1.0 turbo 170 TSI de 116 cv e 16,8 kgfm quando abastecido com o combustível vegetal. O câmbio pode ser manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades.
Sustentado pela arquitetura MQB-A0, de Nivus, T-Cross, Polo e Virtus, o Volkswagen Tera possui dimensões de 4,14 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,47 m de altura, 2,56 m de entre-eixos, enquanto o porta-malas possui uma capacidade volumétrica de 350 litros (VDA) — o do Polo tem uma volumetria de 300 litros, para comparar. Mas, como é a briga de mercado do Volkswagen Tera?
Volkswagen Polo Sense

Começando com a briga doméstica, o Volkswagen Polo Sense também se apresenta com os faróis de LED e o quadro de instrumentos digital de oito polegadas — itens presentes no Tera 1.0 MPI —, mas aqui o motor é 1.0 turbo de três cilindros atrelado à caixa automática de seis marchas, para transmitir até 116 cv e 16,8 kgfm quando abastecido com etanol.
O preço do Volkswagen Polo Sense é a partir de R$ 107.990 e mais barato em relação ao Tera 170 TSI de iniciais R$ 116.990. É um hatch, cujas dimensões revelam 4,15 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,50 m de altura e 2,56 m de entre-eixos (o mesmo do Tera).
Volkswagen Nivus Sense

O SUV-cupê do fabricante custa a partir de R$ 119.990. Ou seja, R$ 3.000 a mais que o Polo Sense, transmitindo um pacote de série praticamente idêntico ao do Polo. O que vale aqui é o visual da carroceria exibindo a silhueta de SUV-cupê. Um dos destaques está na capacidade volumétrica do porta-malas, com 415 litros (VDA) — 65 litros a mais que o Tera.
O Nivus Sense também emprega um propulsor 1.0 turbinado casado ao câmbio automático de seis marchas, mas transmitindo 128 cv e 20,4 kgfm quando abastecido com o combustível vegetal. A diferença de valores entre eles é pouca, podendo deixar o consumidor indeciso na hora de fechar negócio.
Volkswagen T-Cross Sense


A configuração de entrada do T-Cross parte de R$ 119.990, reunindo um pacote de série muito semelhante ao Polo e Nivus. Entre eles, sistema start-stop, que desliga brevemente o motor durante breves paradas para ajudar a diminuir o consumo e a emissão de poluentes, controles eletrônicos de tração e de estabilidade com bloqueio de diferencial, e faróis de LED.
Sob o capô, o motor 1.0 de três cilindros também está conectado ao câmbio automático de seis marchas, produzindo 128 cv e 20,4 kgfm (etanol). Em relação ao Nivus e Tera, o compartimento de cargas do T-Cross oferece uma capacidade de 373 litros, podendo chegar a 420 litros ao deslizar o banco traseiro, ampliando o espaço da área dedicada ao transporte de bagagens.
Volkswagen Virtus Sense


O Virtus é da escola clássica dos sedans. Embora seja um segmento ofuscado pelos utilitários esportivos, há uma parcela dos consumidores que não abrem mão da carroceria com os três volumes. O lineup inicia com a configuração Sense — da mesma forma que no Polo, Nivus e T-Cross. Só que o Virtus transmite uma posição de dirigir mais baixa e próxima do chão, contribuindo na condução.
Mais barato que o Nivus e o T-Cross, ele inicia em R$ 108.990, oferecendo os mesmos números de desempenho do Polo Sense (116 cv e 16,8 kgfm com etanol) e o câmbio é manual de cinco marchas, para acelerar de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e cravar 201 km/h de máxima. O porta-malas se destaca em relação aos SUVs da marca pela capacidade volumétrica de 521 litros.
Kia Stonic

O Volkswagen Tera se apresenta ao mercado com essas credenciais para duelar principalmente contra o Fiat Pulse e o Renault Kardian, porém, também esbarra em outros modelos do nosso mercado. Paralelamente a eles, na versão de topo de linha High (a partir de R$ 139.990), o SUV subcompacto invade a praia do Kia Stonic (R$ 154.990). OK, é mais caro, porém, um eletrificado.
É um híbrido-leve, cujo motor elétrico não traciona as rodas, mas com médias de 13,7 km/l (cidade) e 13,8 km/l (estrada), conforme o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro. Na prática, faz mais e é possível cravar até 18 km/l nos trajetos urbanos. Tem o mesmo comprimento do Tera (4,14 m), mas ganha no entre-eixos de 2,58 m e perde no porta-malas, com 325 litros.
Fiat Pulse

O Fiat Pulse foi lançado em outubro de 2021 e está atualmente disponível em versões com motor 1.3 naturalmente aspirado, com câmbio manual ou automático, 1.0 turbo e híbrido-leve com sistema de 48V que, assim como o Stonic, não traciona as rodas. Os preços vão de R$ 98.990 a R$ 146.990, com o plus da variante Abarth a partir de R$ 152.990, capaz de entregar 185 cv e 27,5 kgfm (etanol).
Feito sobre a plataforma MLA e recentemente remodelado, assumindo detalhes verticalizados na dianteira, o Fiat Pulse oferece uma versão de entrada mais em conta, além de o Tera Comfort (R$ 126.990) ficar próximo do Pulse Audace Hybrid (R$ 131.990). Aliás, como o consumo é importante, na cidade ele faz 13,4 km/l ante 12,9 km/l do Volkswagen Tera.
Renault Kardian

O Kardian é um dos melhores projetos da Renault dos últimos tempos, bem como o Tera também oferece o câmbio manual casado a um propulsor sobrealimentado, disponível na versão Evolution MT a partir de R$ 112.690, indo a R$ 145.990 na topo Première Edition. É, sim, menor no comprimento (4,11 m), mas ganha do Tera no entre-eixos, com 2,60 m, e nos 410 litros de porta-malas.
A Première Edition de R$ 145.990 (R$ 6.000 mais barato que o Tera High) também oferece seis airbags, faróis de LED, frenagem autônoma de emergência e alerta de colisão frontal, assim como o controlador de velocidade adaptativo. O motor 1.0 turbo produz 125 cv e 22,4 kgfm quando abastecido com etanol, sendo a transmissão automatizada de dupla embreagem com seis marchas.
Jeep Renegade

O Jeep Renegade completou 10 anos de presença em nosso mercado e, atualmente com seis opções — incluindo tração 4×2 e 4×4 —, tem preços entre R$ 118.290 e R$ 182.990. Por praticamente o mesmo valor do Volkswagen Tera High (R$ 139.990), é possível levar a versão Altitude (R$ 142.990). Com ares parrudos, há diferenças no entre-eixos e porta-malas, embora tenha maior comprimento.
O Renegade mede 4,26 m de uma ponta à outra (4,15 m no Tera), enquanto são 2,57 m de entre-eixos (2,56 m no VW), com porta-malas de 320 litros — menor que os 350 do SUV subcompacto. Além disso, o Jeep traz freio de estacionamento eletrônico, freio a disco nas quatro rodas (como no Volks), faróis de LED, frenagem autônoma e quadro de instrumentos digital.
Citroën Basalt

O Citroën Basalt debutou em outubro do ano passado e são três versões: Feel 1.0 MT (R$ 100.490), Feel Turbo 200 (R$ 118.290) e Shine Turbo 200 (R$ 120.900). Ou seja, mais em conta que o Tera, e ainda segue a atual tendência de mercado que caiu no gosto dos consumidores brasileiros: a dos SUVs-cupês.
Mesmo na Shine Turbo 200, não estão disponíveis equipamentos encontrados no Tera 1.0 MPI (R$ 103.990), como faróis de LED, frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, seis airbags (quatro no Citroën), quadro de instrumentos de oito polegadas e reconhecimento de pedestres. Em contrapartida, a união do 1.0 turbo ao câmbio CVT de sete marchas simuladas rende 130 cv e 20,4 kgfm no Citroën, contra 84 cv e 10,3 kgfm (etanol) no Volkswagen.
Nissan Kicks Play

Com a chegada da nova geração do Kicks, a Nissan reorganizou a linha e o modelo atual ganhou o sobrenome Play. São três opções, todas com motor 1.6 naturalmente aspirado e caixa continuamente variável (CVT): Active Plus (R$ 117.990), Sense (R$ 129.690) e Advance Plus (R$ 148.090). O pacote de equipamentos se equipara ao do Volkswagen Tera, mas há uma diferença.
O Kicks Play tem um porte maior e transmite 4,31 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 m de altura, 2,61 m de entre-eixos e um porta-malas de bons 432 litros. Apesar disso, o desempenho do 1.6 de quatro cilindros naturalmente aspirado é condizente na cidade, com 113 cv e 15,2 kgfm (etanol), mas que na estrada exige negociar as ultrapassagens.
Entre o Volkswagen Tera e esses modelos, qual você compraria? Escreva sua opinião nos comentários!



