De olho em rivais como Toyota Hilux, Ford Ranger e companhia, a GWM vai apresentar muito em breve a caminhonete média Poer P30. Ela quer se consolidar no segmento de picapes médias e chama atenção por ser o primeiro modelo da marca chinesa a chegar sem algum nível de eletrificação. Além disso, ela será produzida no Brasil, algo que deve ajudar em seu preço e assim ser outro destaque.
Vamos conhecer os detalhes da caminhonete chinesa que virá para ser uma espécie de irmã rural do Haval H6 e do Ora 03. Vale lembrar que ela foi revelada durante a última edição do Festival Interlagos Carros 2025 e já está com sua pré-venda aberta no site oficial da montadora rival da BYD.
Estética parecida
Já que se trata de uma picape média, a GWM Poer P30 se apoiará em visual robusto. Dessa forma, ela segue a mesma receita das rivais como JAC Hunter. Mas, não espere detalhes tão futuristas como a BYD Shark. A proposta da Poer e atrair os clientes donos da Fiat Titano. Na dianteira, ela tem capô alongado, grade ampla e escurecida e para-choque saliente. Seus faróis também são grandes e os DRL’s transmitem ar mais sofisticado.
Aliás, dependendo da configuração, ela pode ter detalhes cromados espalhados pela carroceria. O modelo conta com iluminadores de neblina, sensor de estacionamento dianteiro e o logo da fabricante é amplo e fica em destaque. Nas laterais, ela se parece bastante com a Nissan Frontier. Tem rack de teto, os retrovisores são grandes e possuem câmera. As portas são amplas, há estribo lateral. Ou seja, a entrada e saída da cabine é facilitada.

As rodas contarão com acabamento em dois tons e de 18 polegadas. O modelo deverá ter cerca de 5 m de comprimento e assim ter tamanho próximo ao de suas rivais. Na traseira, a caçamba terá revestimento e ganchos para amarrar a carga. A tampa tem sistema para aliviar peso na descida e o nome da GWM é de alto relevo. O para-choque ainda tem espaço para apoiar os pés do condutor. Suas lanternas são verticais e lembram a letra “C”.

Mistério no ar
A GWM havia revelado no primeiro semestre do ano, que a Poer P30 chegaria ao Brasil tanto com motor turbo diesel quanto com conjunto híbrido plug-in. Em seu evento de inauguração da fábrica em Iracemápolis, havia apenas uma unidade do modelo e que era movido a combustão sendo mostrado. Ela usará o motor 2.4 turbo diesel. A potência não foi oficialmente revelada, mas o Autos Segredos e o Auto Papo revelaram a cavalaria da caminhonete.
Ela terá 184 cv e 49 kgfm de torque. Inclusive, o torque já é disponibilizado no site da montadora. O mesmo propulsor será usado no SUV grande off-road Haval H9. Ainda nesse sentido, os dois modelos parrudos contarão com o câmbio automático de nove marchas e mais tração 4×4. Desse modo, eles podem enfrentar aventuras do fora-de-estrada sem tanto receio.

A Poer P30 será mais fraca do que a Toyota Hilux, as versões equipadas com motor V6 da Ranger e até da Fiat Titano. Todas elas possuem mais de 200 cv e 45 kgfm. No entanto, o conjunto eletrificado que a caminhonete terá em um segundo momento ainda não teve detalhes revelados. Mas, a marca pode aproveitar a motorização PHEV do SUV Haval H6, já que ela entrega 393 cv.
A GWM ainda contou que tanto a Poer quanto o Haval H9 terão acertos de suspensão e dirigibilidade específicos para o mercado brasileiro. A suspensão, por exemplo, feixe de molas. Essa adaptação é a fim de evitar possíveis críticas aos seus veículos.

Lista de itens de série
Como a Poer P30 quer brigar com a Chevrolet S10 e mais modelos, ela focará em trazer diversos equipamentos de série. Câmeras com visão 360°, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, bancos dianteiros com ajustes elétricos e iluminação em LED serão destaques. Painel de instrumentos digital, central multimídia com aspecto flutuante de 14,6 polegadas e volante multifuncional serão suas armas.
Além disso, ela terá assentos e superfícies com apliques em couro, paddle shifts para troca das marchas, freio de estacionamento eletrônico e até partida por botão. Seletor de terrenos, carregador de celular por indução e saídas de ar-condicionado e tomadas USB para os bancos traseiros se destacam. A picape chinesa ainda terá controles de tração e estabilidade, freios ABS, assistente de partida em rampas e Auto Hold.

Outros itens, incluindo os recursos de condução semiautônoma ADAS deverão serem revelados em breve, junto ao lançamento da caminhonete.
Preços
Por fim, um dos pontos mais esperados e especulados da GWM Poer P30 são seus preços. A marca faz mistério sobre eles. Para se destacar na categoria, ela deverá custar entre R$ 260 mil e R$ 320 mil. Assim, teria valores na média do segmento e causaria dor de cabeça para suas rivais.
A pré-venda está aberta e segue até o próximo dia 10 de setembro. A reserva é confirmada mediante o pagamento de R$ 9 mil e pode ser feito no site do Mercado Livre. A fabricante oferece também um kit exclusivo de acessórios como capota marítima de lona, Santoantônio tubular e trava antifurto para o estepe. A chegada oficial acontecerá nesses últimos meses de 2025.


Está ansioso para ver a GWM Poer P30 de perto? Acha que ela fará sucesso por aqui? Conte nos comentários



Fizesse flex ia vender muito, tem muita gente querendo sair da roubada do óleo de soja + sebo de vaca chamado biodiesel, inclusive eu.
Esperando ver o preço. Espero que seja bem abaixo das concorrentes
Vem logo Poer híbrida plugin. De preferência com autonomia só no elétrico igual o Haval H6 GT. Estou ansioso pra comprar uma. Estou 100% satisfeito com meu Haval H6 GT. É muito Top.
Já saiu preços: 229 mil e 249 mil. Pra quem não tem preconceitos, vai vir matadora da concorrência citada
Acho que peca no que desrespeito a potência em cv, abaixo de todas as picapes da categoria e a previsão de preço muito alta para que quer ganhar mercado.
Gostaria de fazer um teste drive e ser o primeiro a comprar uma dessa aqui na minha região entrem em contato comigo para eu poder comprar o carro 98991301919