Demorou um pouco, mas finalmente o Volkswagen Tera engrenou e já configura entre os SUVs mais vendidos do Brasil. E de olho neste sucesso, o Auto+ projetou uma ideia especial. Vamos te contar quais são os custos de manutenção, consumo de combustível e dar mais detalhes de como é o rival alemão do Fiat Pulse. Vale lembrar que ele tem dois motores e câmbios diferentes.
A versão Sem Nome 1.0 MPI é a única a ter o propulsor 1.0 aspirado flex tricilíndrico herdado do Polo Track. Ele rende 84/77 cv a 6.450 rpm. O torque varia de 10,3/9,4 kgfm a 4.000 rpm. A transmissão é manual de cinco marchas. Já o Tera Sem Nome 170 TSI tem o mesmo câmbio, mas o motor é o 1.0 turbo flex de 116/109 cv e 16,8 kgfm (dois combustíveis) a 1.750 rpm. O mesmo que equipa as versões automáticas de seis marchas.
Revisões Tera Sem Nome MPI MT

A primeira versão do irmão menor do Nivus é o Sem Nome 1.0 MPI. Segundo a marca, suas revisões estão previstas até os 100 mil quilômetros ou 10 anos de uso. Nessa lista, vamos pontuar os valores das manutenção até os 60 mil quilômetros. Ele é vendido por R$ 105.890. No portfólio de cores, ele tem os tons sólidos preto Ninja ou branco Cristal (R$ 900). Já as metálicas azul Ártico, vermelho Hypernova, prata Lunar ou cinza Platinum custam R$ 1.750.
- 1ª revisão: 10 mil km ou 1 ano – R$ R$ 718,71
- 2ª revisão: 20 mil km ou 2 anos – R$ 814,66
- 3ª revisão: 30 mil km ou 3 anos – R$ 712,06
- 4ª revisão: 40 mil km ou 4 anos – R$ 1.108,36
- 5ª revisão: 50 mil km ou 5 anos – R$ 712,06
- 6ª revisão: 60 mil km ou 6 anos – R$ 814,66
Com cerca de 60 mil km rodados em seis anos, o condutor terá desembolsado aproximadamente R$ 4.880,51 apenas para manter seu Tera MPI com a manutenção em dia. Sobre consumo de combustível, suas médias com etanol são de 9,1 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. Com gasolina, os valores sobem para 13,2 km/l e 14,7 km/l. A autonomia na estrada com etanol é de 500 km e com gasolina passa a ser de 720 km.
Revisões Tera Sem Nome 170 TSI MT

Por sua vez, o Volkswagen Tera ainda tem uma versão equipada com câmbio manual e que traz o motor turbo. Hoje, ela é vendida ao público por R$ 118.890. Sobre cores, ele tem os mesmos tons da versão anterior. Inclusive, os valores são idênticos. Essa versão bate de frente com o Renault Kardian Evolution manual.
- 1ª revisão: 10 mil km ou 1 ano – R$ 759,88
- 2ª revisão: 20 mil km ou 2 anos – R$ 855,83
- 3ª revisão: 30 mil km ou 3 anos – R$ 753,23
- 4ª revisão: 40 mil km ou 4 anos – R$ 1.613,68
- 5ª revisão: 50 mil km ou 5 anos – R$ 753,23
- 6ª revisão: 60 mil km ou 6 anos – R$ 855,83
Depois de 60 mil quilômetros rodados, o valor acumulado das revisões estará nos arredores de R$ 5.591,58. O consumo com etanol no tanque é de 9 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada. Já com gasolina no reservatório, elas mudam para 12,9 km/l e 15 km/l, respectivamente. Em relação ao desempenho, ele tem 187 km/h de velocidade máxima e precisa de 10,1 segundos para chegar aos 100 km/h. O alcance em rodovias varia de 505 km com etanol até 735 km com gasolina.
Revisões Tera Comfort 170 TSI AT

Aqui temos a primeira variante do SUV menor do que o T-Cross e que traz transmissão automática e motor turbo flex. A montadora o oferece por R$ 128.890. As cores são iguais às das versões anteriores. Mas, uma diferença do Tera Comfort para as variantes mais acessíveis é o acabamento das rodas. Aqui, elas são de liga leve e nas anteriores elas são de aço com calotas. Ambas possuem 15 polegadas.
- 1ª revisão: 10 mil km ou 1 ano – R$ 759,88
- 2ª revisão: 20 mil km ou 2 anos – R$ 855,83
- 3ª revisão: 30 mil km ou 3 anos – R$ 753,23
- 4ª revisão: 40 mil km ou 4 anos – R$ 1.613,68
- 5ª revisão: 50 mil km ou 5 anos – R$ 753,23
- 6ª revisão: 60 mil km ou 6 anos – R$ 855,83
O total que um dono do Volkswagen Tera Comfort 170 TSI terá desembolsado após as revisões até os 60 mil km será de cerca de R$ 5.591,68. As médias de consumo com etanol são de 8,6 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada. Com gasolina, elas sobem para 12,2 km/l e 14,5 km/l, na ordem. Sua velocidade máxima é de 184 km/h e ele precisa de 11,7 segundos para chegar aos 100 km/h. A autonomia rodoviária com etanol é de 505 km e com gasolina é de 711 km.
Revisões Tera High 170 TSI AT

Por fim, a versão mais cara do SUV subcompacto da Volkswagen é a High. Ela é vendida nas concessionárias da fabricante por R$ 141.890. Além disso, possui kits opcionais como o pacote Outfit e que agrega itens visuais, saindo por R$ 2.330. E o kit ADAS, o qual incorpora equipamentos de assistência semiautônoma ao condutor. Este custa R$ 2.879. Caso o kit Outfit seja escolhido, o modelo passa a ter teto preto e carroceria em cor contrastante.
- 1ª revisão: 10 mil km ou 1 ano – R$ 759,88
- 2ª revisão: 20 mil km ou 2 anos – R$ 855,83
- 3ª revisão: 30 mil km ou 3 anos – R$ 753,23
- 4ª revisão: 40 mil km ou 4 anos – R$ 1.613,68
- 5ª revisão: 50 mil km ou 5 anos – R$ 753,23
- 6ª revisão: 60 mil km ou 6 anos – R$ 855,83
Depois de mais de seis anos de rodagem, o responsável pelo Tera High terá gastado aproximadamente R$ 5.591,68. Sobre consumo, suas médias com etanol são de 8,6 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada. Já com gasolina, elas mudam para 12,1 km/l e 14,5 km/l, na ordem. A velocidade máxima é de 184 km/h e ele precisa de 11,7 segundos para chegar aos 100 km/h. O alcance na rodovia é de 505 km com etanol ou 711 km com gasolina.
Todos os valores apresentados são em relação ao pagamento à vista.
Como é o Volkswagen Tera?
O Tera foi revelado oficialmente no primeiro semestre de 2025. Ele está posicionado abaixo do Nivus e T-Cross e é uma alternativa mais altinha em relação ao Polo. Ele tem 4,15 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,47 m de altura, 2,56 m de entre-eixos e o porta-malas leva 350 litros. No visual, todas as versões contam com apliques escurecidos na carroceria. Desse modo, ele evoca um ar mais robusto perante os hatches.
Desde sua versão mais básica, ele já vem equipado com frenagem autônoma de emergência, seis airbags, sensor de fadiga, painel de instrumentos digital e central multimídia VW Play de 10,1 polegadas. Inclusive, ele tem faróis e DRL’s de LED, assistente de partida em rampas, controles de tração e estabilidade e volante multifuncional de fábrica. O Tera é fabricado na planta de Taubaté, no interior de São Paulo.

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Prefiro meu T-Cross 2024, confortável, espaçoso, veloz , não me importo com o consumo, só trocaria ele por outro T-Cross ou o Taos , a Volkswagen modernizou e fez um SUV de categoria impressionante, deixando a concorrência preocupada, não é a toa, que hoje é o carro mais vendido na sua categoria. Parabéns engenheiros da Volkswagen. 👍👏👏👏
CERTAMENTE são irreais esses valores, tive um Fox que de cara na 1a Revisão já fui surpreendido com valor 2 x o anúncio desse post, aí tive que pagar, VW e FIAT nunca mais, o Fox era Zero km não era usado. Tive um Cruze GM, que arrependimento ter vendido, as revisões não passavam de 400,00 reais ou menos que isto.
Um Tera SUV com esses preços??
Leva lá pra ver eles vão voltar com uma lista já na 1a Revisão com um monte de coisas pra trocar o carro na garantia da 1a Revisão, é frustrante isto. Carro pelado de acessórios e revisões com preços estratosféricos
Comigo NUNCA MAIS VW e FIAT
Na revisão o proprietário tem a opção de pedir para substituir apenas os itens que não perde a garantia!!!