Na última edição da Pergunta da Semana, perguntamos aos nossos leitores e seguidores do Instagram: qual carro te surpreendeu positivamente ao dirigir? Afinal, ter uma cavalaria bruta sob o capô nem sempre é garantia de diversão ao volante. Às vezes, o menos é mais quando o assunto é experiência de condução.
Antes de conferir os modelos mais citados pelo público, vale relembrar as escolhas da nossa equipe de jornalismo: Ford Maverick, Toyota GT86 e Honda Civic e:HEV.
Citroën Basalt

Lançado em outubro de 2024, o Citroën Basalt surpreendeu positivamente um de nossos seguidores. Inclusive, apuramos recentemente que uma versão não oficializada pela marca já aparece à venda no mercado de usados. Com motor 1.0 turbo rende até 130 cv e 20,4 kgfm (etanol), aliado ao câmbio CVT com sete marchas simuladas, o modelo conquistou @renaxter: “Uma grata surpresa ao volante”, comentou no nosso Instagram.
Nissan March 1.6
![Nissan March [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2021/03/nissan_march_br-spec_9_edited-1200x720.jpg)
O Nissan March deixou o mercado brasileiro no segundo semestre de 2020. Lançado por aqui em 2011 e nacionalizado em 2014, o compacto foi o primeiro modelo fabricado em Resende (RJ). Aliás, equipado com motor 1.6 aspirado, ele entregava 111 cv e 15,1 kgfm (etanol/gasolina), com relação peso-potência de 8,83 kg/cv. “Basta acelerar para ele virar um canhão. É aquela pessoa comportada que surpreende com solos incríveis de guitarra”, escreveu @junior_kajueiro.
Chevrolet Celta

O Chevrolet Celta foi um verdadeiro case de sucesso da marca. Lançado no início dos anos 2000 e produzido até 2015, o hatch compacto foi referência em custo-benefício. Com motor 1.0 de até 78 cv e 9,7 kgfm, aliado a um peso abaixo de 900 kg, o Celta agradava pela agilidade. “Fiquei com um por um tempo e ele surpreende. É bem agradável de dirigir”, escreveu @jonathan.nog.
Fiat 500

O Fiat 500 dispensa apresentações quando o assunto é charme. Primeiro importado da Polônia e depois do México, o subcompacto mede 3,54 m de comprimento, com entre-eixos de 2,30 m e porta-malas de 185 litros. Com motor 1.4 8V aspirado (88 cv e 12,5 kgfm com etanol) e câmbio manual de cinco marchas, o carrinho conquista. “Leve, prático e desliza no asfalto transmitindo conforto”, disseram @belon.r78 e @rgrava.
Ford Ka

O Ford Ka é maior que o Fiat 500 (3,62 m de comprimento), mas também agrada pela dinâmica de condução. Mesmo com motor 1.0 de quatro cilindros (65 cv e 8,9 kgfm) e câmbio manual de cinco marchas, o compacto surpreende. Com peso de 920 kg, ele se comporta como um “kart urbano”, graças às suspensões McPherson na frente e eixo de torção atrás. “Além disso, é um carro bem gostoso de dirigir”, relatou @xandesornas.
E você, qual carro te surpreendeu ao volante? Conta pra gente nos comentários!



