Home » Novidades » RAM 1500 com motor V8 HEMI vira sucesso instantâneo com mais de 10 mil pedidos em 24 horas

Novidades

Estratégia que não poderia dar errada

RAM 1500 com motor V8 HEMI vira sucesso instantâneo com mais de 10 mil pedidos em 24 horas

Decisão de trazer o V8 de volta agradou os fãs e já é uma virada estratégica para a Stellantis na América do Norte

3 min de leitura

A Ram demorou, mas reconheceu o erro e voltou atrás. O retorno do motor V8 HEMI 5.7 na Ram 1500 virou um sucesso e foram mais de 10 mil pedidos em apenas 24 horas após o anúncio, feito no início de junho. A informação foi confirmada por Jeff Kommor, chefe de vendas da Stellantis na América do Norte.

Os números são altíssimos, e para efeito de comparação, a marca vendeu cerca de 51 mil unidades da Ram 1500 nos três meses anteriores. Ou seja, a demanda pelo HEMI pode representar quase 20% do volume trimestral em apenas um dia. A reação mostra o apelo fortíssimo que o V8 ainda tem no mercado, principalmente nos Estados Unidos, público fiel dos grandes propulsores.

A versão 2026 traz exatamente o mesmo V8 de antes, com 400 cv e 56,7 kgfm, mas com sistema híbrido-leve eTorque, parecido com o Fastback e Pulse, e câmbio automático de oito marchas. O motor volta como opcional de US$ 1.200 (cerca de R$ 6.400) na maioria das versões, mas é item de série nas configurações mais caras, como Limited e Longhorn.

Ram 1500 com motor HEMI V-8 na cor preta de traseira em uma pista
Ram 1500 HEMI V-8 [Divulgação/Ram]

Um V8 por protesto

A volta do HEMI foi uma resposta direta à insatisfação dos clientes. Com a substituição do V8 pelo seis cilindros Hurricane, em 2025, parte do público não reagiu muito bem. O CEO da Ram, Tim Kuniskis, reconheceu a falha e trouxe o propulsor de volta com a ajuda de ex-engenheiros da equipe SRT, finalizando todo o processo em apenas seis meses. Um tempo recorde diante aos 18 meses previstos originalmente.

Para marcar o retorno, a Ram criou até um novo emblema, apelidado de Símbolo de Protesto: uma cabeça de carneiro sobre um bloco de motor V8. A ideia é deixar claro que a marca ouviu seus consumidores. “O erro foi nosso. O motor é nosso. E agora estamos consertando. Nossos clientes merecem poder de escolha”, disse Kuniskis.

Emblema chamado de “Símbolo de Protesto” da Ram 1500 V-8 na cor preta
Emblema “Símbolo de Protesto” da Ram 1500 [Divulgação/Ram]

E o Brasil?

A RAM 1500 atualmente vendida no Brasil continua sem o V8. Por aqui, o modelo é oferecido nas versões Laramie e Laramie Night Edition, ambas com o motor Hurricane 3.0 de seis cilindros em linha, com 425 cv e 64,8 kgfm. Ainda não há confirmação oficial sobre o retorno do V8 ao nosso mercado, o que dependeria de emissões e homologação local.

O novo cenário político dos Estados Unidos, com regras ambientais mais flexíveis, abriu espaço para que montadoras como a Ram reconsiderem suas decisões — e o sucesso de pedidos mostra que o V8, ao menos por lá, ainda tem muita lenha para queimar.

Ram 1500 Laramie [Foto: Auto+ / Rafael Pocci Déa]

Gostaria de ver a nova Ram 1500 V8 no Brasil? Escreva sua opinião nos comentários!


YouTube video

9 comentários em “RAM 1500 com motor V8 HEMI vira sucesso instantâneo com mais de 10 mil pedidos em 24 horas”

  1. Sergio Morbidelli

    Um motor V8 é uma lenda que surgiu à décadas, não se livra de uma lenda, não adianta vir com um motor mais poderoso e moderno, não é isso, é o apelo, o som do escapamento, o movimento do motor, seu comportamento único, é isso que importa de fato.

  2. Rita Gonçalves Kopelevitch

    Com certeza, Volta da RAM 1.500 no Brasil. Queremos o motor V8 um motor de verdade.

  3. Sérgio Silva

    Com certeza V8!!!

  4. Roberto Vasconcelos

    Não existe melhor sensação do que dirigir um veículo com um lindo ronco de um V8 e sentir o maravilhoso torque atrelado a essa maravilhoso orquestra.
    Que seja eternos os V6, V8, V10, V12 e V16!

  5. Roberto Vasconcelos

    Não existe nada mais maravilhoso que dirigir ao som de V8 pulsando num veículo.
    Que seja eterno os V6, V8, V10, V12, V16!

  6. Erasmo

    Gasta mais, anda menos e por um preço maior. Ronco é mais legal? É. Americano é um pouco diferente…

  7. Lucivaldo Tavares

    Gostaria de ter a minha v8 1500

  8. Altair Soares de Oliveira

    Tive uma Grand Cherokee 5,7 motor v8 Hemi sensacional. Imagine na Ram

  9. Manoel Maxwell Marmom

    Com esse torqwe, serve até em caminhões. Viva a volta do V 8.

Deixe um comentário

Assuntos

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar