A Ram demorou, mas reconheceu o erro e voltou atrás. O retorno do motor V8 HEMI 5.7 na Ram 1500 virou um sucesso e foram mais de 10 mil pedidos em apenas 24 horas após o anúncio, feito no início de junho. A informação foi confirmada por Jeff Kommor, chefe de vendas da Stellantis na América do Norte.
Os números são altíssimos, e para efeito de comparação, a marca vendeu cerca de 51 mil unidades da Ram 1500 nos três meses anteriores. Ou seja, a demanda pelo HEMI pode representar quase 20% do volume trimestral em apenas um dia. A reação mostra o apelo fortíssimo que o V8 ainda tem no mercado, principalmente nos Estados Unidos, público fiel dos grandes propulsores.
A versão 2026 traz exatamente o mesmo V8 de antes, com 400 cv e 56,7 kgfm, mas com sistema híbrido-leve eTorque, parecido com o Fastback e Pulse, e câmbio automático de oito marchas. O motor volta como opcional de US$ 1.200 (cerca de R$ 6.400) na maioria das versões, mas é item de série nas configurações mais caras, como Limited e Longhorn.

Um V8 por protesto
A volta do HEMI foi uma resposta direta à insatisfação dos clientes. Com a substituição do V8 pelo seis cilindros Hurricane, em 2025, parte do público não reagiu muito bem. O CEO da Ram, Tim Kuniskis, reconheceu a falha e trouxe o propulsor de volta com a ajuda de ex-engenheiros da equipe SRT, finalizando todo o processo em apenas seis meses. Um tempo recorde diante aos 18 meses previstos originalmente.
Para marcar o retorno, a Ram criou até um novo emblema, apelidado de Símbolo de Protesto: uma cabeça de carneiro sobre um bloco de motor V8. A ideia é deixar claro que a marca ouviu seus consumidores. “O erro foi nosso. O motor é nosso. E agora estamos consertando. Nossos clientes merecem poder de escolha”, disse Kuniskis.

E o Brasil?
A RAM 1500 atualmente vendida no Brasil continua sem o V8. Por aqui, o modelo é oferecido nas versões Laramie e Laramie Night Edition, ambas com o motor Hurricane 3.0 de seis cilindros em linha, com 425 cv e 64,8 kgfm. Ainda não há confirmação oficial sobre o retorno do V8 ao nosso mercado, o que dependeria de emissões e homologação local.
O novo cenário político dos Estados Unidos, com regras ambientais mais flexíveis, abriu espaço para que montadoras como a Ram reconsiderem suas decisões — e o sucesso de pedidos mostra que o V8, ao menos por lá, ainda tem muita lenha para queimar.

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Um motor V8 é uma lenda que surgiu à décadas, não se livra de uma lenda, não adianta vir com um motor mais poderoso e moderno, não é isso, é o apelo, o som do escapamento, o movimento do motor, seu comportamento único, é isso que importa de fato.
Com certeza, Volta da RAM 1.500 no Brasil. Queremos o motor V8 um motor de verdade.
Com certeza V8!!!
Não existe melhor sensação do que dirigir um veículo com um lindo ronco de um V8 e sentir o maravilhoso torque atrelado a essa maravilhoso orquestra.
Que seja eternos os V6, V8, V10, V12 e V16!
Não existe nada mais maravilhoso que dirigir ao som de V8 pulsando num veículo.
Que seja eterno os V6, V8, V10, V12, V16!
Gasta mais, anda menos e por um preço maior. Ronco é mais legal? É. Americano é um pouco diferente…
Gostaria de ter a minha v8 1500
Tive uma Grand Cherokee 5,7 motor v8 Hemi sensacional. Imagine na Ram
Com esse torqwe, serve até em caminhões. Viva a volta do V 8.