![Ram 1500 TRX [divulgação] Ram 1500 TRX [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/08/ram_1500_trx_3_edited-990x556.jpg)
Desde que a Dodge introduziu o motor Hellcat em 2016 no Challenger Hellcat, o motor recebeu excelentes críticas e resposta do público. O motor V8 foi depois herdado por outros modelos da marca, como o sedã Charger e os SUVs Durango e Grand Cherokee. Quebrando as barreiras da Dodge e Jeep, o V8 chega à RAM 1500 TRX que se torna a caminhonete mais potente do mundo.
Criada para fazer a Ford F-150 Raptor comer poeira, a RAM 1500 TRX vem equipada com o mesmo motor V8 6.2 sobrealimentado do Charger Hellcat e do Challenger Hellcat. São 712 cv e 89,8 kgfm de torque, pouco a menos que os irmãos, mas números que fazem com que a picape da Ford fique para trás.
Vale lembrar que a F-150 Raptor usa motor 3.5 V6 EcoBoost turbo de 450 cv e 70,5 kgfm de torque. Com esses predicados, a nova RAM com motor Hellcat chega aos 100 km/h em 4,5 segundos, exatos 1,2 segundo mais rápida que sua rival da Ford. E ela é a primeira picape da história da RAM com controle de largada.
RAM que pula
E por se tratar de uma picape da família RAM e concorrente da F-150 Raptor, a 1500 TRX é focada no off-road de velocidade. Por isso, ela é equipada com suspensão reforçada 5,1 cm mais alta que o padrão da RAM 1500. O novo layout independente na dianteira traz amortecedores Bilstein e atuação eletronicamente programável.
Há ainda sistema de molas five-link que permite que a RAM 1500 TRX tenha 40% a mais de zona de atuação que as versões normais. Na traseira, a suspensão foi retrabalhada e reforçada para lidar com os impactos em alta velocidade e, segundo a FCA, são os mais espessos feixes de mola empregados em um carro de produção.
Houve também reforços estruturais na transmissão automática de oito marchas produzida pela ZF que, além de lidar com o forte torque do motor V8 Hellcat, ainda precisa aguentar os trancos do off-road. Há ainda pneus Goodyear Wrangler Territory 325/65 R18 feitos para serem usados em terrenos acidentados.
Alargador
Em conjunto a toda preparação off-road, a RAM TRX ganhou importantes implementos visuais. A picapona teve carroceria alargada em 8 cm em relação às 1500 tradicionais, evidenciado pelos para-lamas mais bojudos e destacados da carroceria. Tal qual a rival F-150 Raptor, esse alargamento fica evidente ao olhar a lateral dos faróis e lanternas traseiras.
Ela ainda traz para-choques exclusivos com visual mais robusto e levemente recuados para melhorar os ângulos de entrada e saída, capô com entrada de ar central e respiros nas laterais em um aplique preto.
Por dentro da RAM 1500 TRX há novo volante com base reta, pedaleiras esportivas. bancos com abas laterais maiores e detalhes em vermelho, painel de instrumentos esportivo e revestimento escurecido. A central multimídia gigantesca na vertical é item de série.
Quanto custa? Vem para o Brasil?
Se nem a RAM 1500 padrão ainda não chegou ao Brasil, arriscar a vinda da versão TRX ainda é um tiro no escuro. Dado o sucesso da Ford F-150 Raptor entre importadores independentes e o recente interesse da Ford em trazer o modelo oficialmente para o nosso país, as chances existem, ainda que sejam pequenas.
A RAM 1500 TRX pode chegar a US$ 90.315 (R$ 497.328) quando adicionados alguns opcionais: rodas com trava central, sistema de som Harman Kardon de 19 polegadas, teto solar panorâmico e pintura Anvil Gray.
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