Ao vivo
Home » Novidades » Ram 2500 e 3500 chegam com potência e torque para arrancar o asfalto

Novidades

Tamanho é documento!

Ram 2500 e 3500 chegam com potência e torque para arrancar o asfalto

As caminhonetes Ram 2500 e 3500 chegam com o novo motor Cummins 6.7 e câmbio automático de oito marchas, entregando 436 cv e 149 kgfm

6 min de leitura

As caminhonetes full size são um dos símbolos dos Estados Unidos. Grandes, com dimensões superlativas, elas também passaram a compor o cenário das ruas e estradas brasileiras. A Ram atua nesse segmento com os modelos 1500, 2500 e 3500 — e agora as duas últimas chegam com importantes mudanças, principalmente em desempenho.

A linha Heavy Duty da Ram recebeu o novo motor Cummins 6.7 Turbodiesel High-Output, que trabalha em conjunto com uma nova transmissão automática de oito marchas, substituindo a anterior de seis. O novo conjunto entrega 436 cv e colossais 149 kgfm. E a linha 2025 da Ram 2500 e 3500 chega às concessionárias em três versões.

São elas: 2500 Laramie (R$ 559.990), 3500 Laramie Night Edition (R$ 619.990) e 3500 Limited Longhorn (R$ 679.990). Por fora, as caminhonetes exibem grade redesenhada, com o logo da Ram reposicionado mais acima e alinhado aos novos faróis full LED, enquanto o capô esportivo é exclusivo da versão 3500 Laramie Night Edition.

Outras novidades incluem rodas de liga leve de 18 polegadas na 2500 Laramie, estribo fixo cromado na 2500 e retrátil elétrico na 3500. As lanternas, assim como os faróis e as luzes auxiliares, também são de LED e ganharam novo desenho. As luzes de cabine foram mantidas. Só que o diferencial da versão Night Edition está nos acabamentos escurecidos.

Ram 2500 e 3500 oferecem cabine de jato executivo

Ao abrir a porta, o habitáculo revela mudanças focadas em luxo e conveniência. O painel de instrumentos totalmente digital tem 12,3 polegadas e permite acompanhar a saúde do novo motor e o funcionamento dos assistentes à condução (ADAS), presentes em todas as versões da 2500 e 3500. Entre os recursos estão leitura de placas, assistente ativo de permanência em faixa e piloto automático adaptativo.

O console central foi redesenhado e agora abriga uma central multimídia de 14,5 polegadas na Ram 3500. Por meio dela, é possível ajustar o aquecimento e a ventilação dos bancos dianteiros (com ajustes elétricos em 10 vias, duas para lombar e duas memórias para o motorista), acompanhar as manobras pelas câmeras com visão 360°, além de acessar os recursos do Ram Connect.

A plataforma oferece monitoramento remoto do veículo, Wi-Fi embarcado para até oito dispositivos e controle por aplicativo no smartphone. Uma câmera adicional voltada para a caçamba também pode ser visualizada na multimídia, permitindo acompanhar a carga transportada. A caçamba é revestida com material de alta resistência e conta com iluminação por LEDs.

O interior dispõe de até dez entradas USB, sendo cinco do tipo C. Há ainda dois carregadores de celular por indução e duas tomadas de 115V, posicionadas na parte dianteira e traseira do console. O silêncio a bordo é garantido por vidros acústicos e pelo sistema ativo de cancelamento de ruído. Na 3500, o sistema de áudio é assinado pela Harman Kardon, com 16 alto-falantes, subwoofer de 10 polegadas e 750W de potência.

[Divulgação]

Luxo e fôlego

A versão 3500 Limited Longhorn é marcada por luxo e refinamento. O acabamento inclui madeira legítima certificada e couro genuíno com filigranas espalhadas pela cabine. Um dos destaques é o retrovisor digital 3.0, que projeta a imagem da câmera instalada na terceira luz de freio, garantindo ampla visibilidade mesmo com o banco traseiro ocupado.

Se a caminhonete estiver rebocando um implemento, o sistema pode exibir imagens das câmeras laterais ou de uma terceira instalada no trailer (vendida separadamente como acessório Mopar). Além disso, o passageiro da frente conta com uma tela sensível ao toque de 10,25 polegadas, com conexão HDMI e filtro de privacidade, impedindo que o motorista veja seu conteúdo.

Ram 3500 Limited Longhorn [Divulgação]

A nova linha Heavy Duty conta com o motor Cummins® High-Output 6.7 Turbodiesel de seis cilindros em linha, agora com 436 cv e 149 kgfm de torque — um ganho de 59 cv e 32 kgfm em relação ao anterior. O propulsor traz novos bloco, cabeçotes, sistemas de admissão e escape, válvulas redesenhadas, filtros de fácil acesso, novas velas de pré-aquecimento e um turbocompressor refrigerado com geometria variável.

A transmissão automática TorqueFlite HD de oito marchas foi projetada para lidar com o alto torque e oferece relações otimizadas para maior capacidade com eficiência, reduzindo a rotação do motor em velocidades de cruzeiro. O diferencial também foi alongado, passando de 3,73 para 3,42.

[Divulgação]

A tração 4×4 com reduzida oferece três modos de uso (4×2, 4×4 High e 4×4 Low). E, como não poderia faltar em uma caminhonete desse porte, a capacidade de reboque impressiona: até 8.948 kg na Ram 2500 e 9.079 kg na Ram 3500. O controle do freio do reboque pode ser feito automaticamente ou por meio do comando no console central. Já a 3500 Limited Longhorn oferece 1.599 kg de capacidade de carga.

Na hora de puxar um reboque

Para facilitar a vida do motorista em tarefas como rebocar trailers ou implementos, a linha Ram oferece retrovisores externos expansíveis eletricamente. Também é possível adquirir uma câmera Mopar, que pode ser instalada em qualquer parte do reboque, com transmissão de imagens direto para o multimídia ou o retrovisor digital.

Essa câmera pode, por exemplo, ser posicionada dentro de um reboque para transporte de cavalos, permitindo ao motorista monitorar os animais em tempo real, sem necessidade de paradas frequentes. Outra opção é instalá-la na traseira do implemento, para facilitar manobras.

Ram 3500 Limited Longhorn [Divulgação]

Na Ram 3500 Limited Longhorn há ainda o assistente de reboque, que controla automaticamente o volante em manobras de ré, bastando ao condutor indicar a direção desejada por um comando giratório no console. Outro diferencial são as RamBox — compartimentos embutidos nas laterais da caçamba com capacidade de 122 litros cada.

Uma diferença entre as caminhonetes full size da Ram está na suspensão traseira: a 2500 utiliza um sistema five-link com molas helicoidais, enquanto a 3500 adota feixe de molas, o que garante maior capacidade de carga e reboque.

Ram 2500 e 3500 2025: preços e versões

2500 Laramie – R$ 559.990

3500 Laramie Night Edition – R$ 619.990

3500 Limited Longhorn – R$ 679.990

Caçamba da caminhonete Ram 3500 Limited Longhorn
Ram 3500 Limited Longhorn [Divulgação]

O que você achou das mudanças realizadas nas caminhonetes Ram 2500 e 3500? Compartilhe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar