O Brasil abriu as portas do que será o futuro das caminhonetes médias da Stellantis e agora é oficial, a Ram Dakota também será vendida nos EUA…mas não deve ser o mesmo carro que temos no Brasil. Até porque a nossa Ram é derivada da Fiat Titano, que por sua vez é um projeto meio Peugeot, meio Changan.
Durante um evento para imprensa em Detroit, Tim Kiniskis, CEO da Ram, confirmou que o nome Ram Dakota será usado para a caminhonete média da Stellantis nos EUA. Para o executivo, não há outra possibilidade de batismo para esse tipo de veículo, especialmente por conta da força que o nome tem.
Só que, o nome já foi revivido aqui na América Latina através da derivada da Fiat Titano. Para os EUA, uma caminhonete como a nossa Ram Dakota não daria certo por não atender várias necessidades que esse tipo de veículo tem por lá. Um exemplo é ser compatível com motores V6 ou até V8, sendo que, no máximo, a nossa caminhonete usa um quatro cilindros.
![Ram Dakota Laramie [Auto+ / Rafael Pocci Dea]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2025/11/Ram-Dakota-Laramie-24-1320x743.webp)
Além disso, ela tem origem chinesa extremamente nítida, algo que os norte-americanos tendem a rejeitar. O projeto da Ram Dakota US-Spec, inclusive, tomará como base a plataforma da 1500, mas encurtada, para atingir o tamanho das picapes médias. A única relação entre a Dakota daqui e a de lá, no final das contas, será o nome.
Você acredita que a Ram Dakota dos EUA será melhor do que a nossa? Conte nos comentários.



Com certeza
A de lá será, provavelmente pior. Motor a gasolina e carregando 500 kg de peso.