A Ram trouxe recentemente de volta o motor V8 Hemi para impulsionar as vendas da full size 1500. Agora, a marca norte-americana se prepara para um novo movimento estratégico: o lançamento de uma picape média dentro de dois anos, preenchendo uma lacuna importante no portfólio.
No mercado internacional, o modelo será rival de Ford Ranger, Chevrolet Colorado e Toyota Tacoma, com estreia prevista para 2027. A confirmação foi feita por Antonio Filosa, CEO da Stellantis, durante a Conferência de Outono Kepler Cheuvreux, em Paris.
Trata-se do primeiro utilitário médio desde a Dodge Dakota, descontinuada em 2011. A novidade amplia as opções de compra para consumidores que buscam um veículo menor em relação à 1500. Rumores circulam há anos, mas as declarações de Filosa são o primeiro indício sólido da chegada do utilitário. A estreia pode ocorrer em 2027, como linha 2028, com preço inicial estimado em US$ 33.000 (R$ 176.206, em conversão direta).

Segundo informações dos sites Mopar Insiders e o Carscoops, a nova caminhonete adotará lá fora uma construção monobloco, a exemplo da Ram Rampage à venda em nosso mercado. Embora não tenha sido identificada especificamente para o mercado norte-americano.
Qual poderia ser o motor da nova caminhonete da Ram?
Isso diverge da Dakota apresentada no Brasil, que vai compartilhar a plataforma com a Fiat Titano, que por sua vez é derivada da Peugeot Landtrek. Sob o capô, a expectativa é de motores da família Hurricane. O seis cilindros turbo pode entregar até 548 cv nas versões mais potentes, enquanto as configurações de entrada devem usar um quatro cilindros de 270 cv.
No Brasil, o nome Dakota já foi antecipado por Auto+, que também revelou informações sobre preços. Posicionada acima da Fiat Titano, a nova picape não repetirá a estratégia da Rampage em relação à Toro, já que haverá um espaço maior entre a Titano e a Dakota.

Fontes ligadas à marca indicam que a Stellantis pretende posicionar a Ram Dakota contra Ford Ranger e Chevrolet S10. Contudo, ela terá preços mais altos, superando inclusive a Toyota Hilux. A gama começará em R$ 294 mil na versão Big Horn, valor acima da Titano Ranch (R$ 285.990) e das versões de entrada de S10 (R$ 276.990), Hilux (R$ 278.790) e Ranger (R$ 238.900).
O topo da linha será a Dakota Limited, tabelada em R$ 334 mil, disputando espaço com Hilux SRX Plus (R$ 353.290), Ranger Limited V6 (R$ 346.600) e S10 High Country (R$ 339.190). Assim, apesar de cara, será a mais acessível entre as versões topo de linha.

Haverá ainda uma configuração intermediária, a Laramie, em torno de R$ 315 mil, além de estudos para uma Dakota R/T equipada com motor 2.0 turbo a gasolina. No entanto, todas as versões confirmadas para o Brasil terão motor 2.2 turbodiesel de quatro cilindros, com 200 cv e 45,9 kgfm de torque, o mesmo da Titano 2026.
O câmbio será automático de oito marchas, diferente do usado na Rampage, e a tração 4×4 será item de série em todas as versões. Considerando o posicionamento premium da Ram no Brasil, não há previsão de versões manuais ou com tração 4×2.

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Você poderá escolher ente uma dakota ou a titano ou a rampage desde que goste de ter um Fiat kkkk
Acho muito simplificado o seu comentário. Podem ter mesmoa origem, como sempre aconteceu em diversos carros, com motores e peças emprestadas. Porém, no seu todo são muito diferentes em tecnologia embarcada, acessórios e dirigibilidade.
Y qwal o problema em ter um Fiat??
Estou aguardando pra comprar uma pick-up média com motor a gasolina, flex ou elétrica. Estava torcendo pra essa Dakota ter uma versão com o motor da Rampage. Se tiver vou pegar uma. Com esse diesel aqui do Brasil tô fora, dor de cabeça certa.
Espero pra comprar uma versão com motor gasolina ou flex. Com esse diesel daqui nem pensar, dor de cabeça certa.
Tenho uma rampage a diesel , já rodei 35 k com ela e o carro está perfeito… mais tomo alguns cuidados que a maioria dos proprietários não tomam, como trocar filtro de combustível a cada 10k e colocar aditivo apropriado cada vez a encho o tanque.
Concordo plenamente que o diesel está uma porcaria, mas se tomarmos algumas precauções dar rodar de boa … principalmente se precisar rodar média de 5k por mês como eu. Agora se eu rodasse pouco, com certeza teria compra a gosolina!