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Renault Duster 2026 faz absurdos 1.500 km com um tanque

SUV compacto da Renault já é médio da na Europa, tem cara totalmente reformulada e tecnologia, diferente do Duster que conhecemos

4 min de leitura

Enquanto o Brasil vive com a segunda geração do Renault Duster, na Europa o SUV já vive na sua terceira geração desde 2024 e acaba de ganhar motorização micro-híbrida de 48 volts na Europa. Vale lembrar leste Europeu a Renault é conhecida como Dacia por ser a marca de baixo custo de origem romena do Grupo Renault.

O Dacia Duster ganhou a versão chamada de Hybrid-G 150 4×4, que estreia tanto no Duster quanto no Bigster, seu irmão maior. O sistema combina um motor 1.2 turbo de três cilindros com 48 volts, entregando 138 cv e 23 kgfm de torque, junto de um motor elétrico traseiro de 31 cv e 8,8 kgfm. No total, são 152 cv de potência combinada, deixando o Duster entre os mais fortes já produzidos.

Aqui no Brasil a configuração mais forte é configuração Iconic Plus, com motor 1.3 TCe (turbo-flex) de 156/163 cv e 25,5 e 27,7 kgfm de torque (gasolina/etanol). Há também o 1.6 aspirado flex de 109/112 cv e 15,2/15,3 kgfm de torque.

Renault/Dacia Duster Hybrid
Dacia Duster Hybrid [Divulgação]

Voltando ao velho continente, além da eletrificação, o Duster traz um diferencial curioso, que é o bi-combustível, com tanques de gasolina e de gás liquefeito (LPG) de 50 litros cada. Isso garante uma autonomia declarada de até 1.500 km por abastecimento, um feito que promete reduzir os custos em até 30% em relação às versões somente a gasolina.

Câmbio, tração e modos de condução

Pela primeira vez, o Duster traz um câmbio automático de dupla embreagem de seis marchas, com direito a trocas manuais pelas aletas no volante. O motor elétrico tem até sua própria caixa de duas velocidades e pode desacoplar o eixo traseiro para economizar combustível. A tração 4×4 funciona até 140 km/h, e o motorista pode escolher entre seis modos: Auto, Eco, Neve, Lama/Areia, Lock e Controle de Descida.

A bateria é de 48V, pequena (0,84 kWh), mas suficiente para manter o motor elétrico atuando em até 60% do tempo de rodagem na cidade, segundo a marca.

O novo Duster europeu também aproveitou para ganhar detalhes de estilo e equipamentos. O acabamento da versão Journey passa a oferecer bancos com ajuste elétrico na lombar para o motorista, enquanto a versão Extreme adota rodas de liga leve pretas exclusivas.

E no Brasil?

Renault Duster Iconic Plus
[Renault Duster Iconic Plus / Auto+ Rafael Dea]

Enquanto os europeus já contam com esse novo Duster eletrificado, o Brasil segue com a segunda geração, lançada em 2020, que recebeu uma leve atualização em janeiro de 2024, e ainda carrega o peso de um projeto antigo, vendido desde 2011, quando chegou para brigar com o Ford EcoSport. As vendas são modestas, dificilmente passando das mil unidades por mês, mas o modelo ainda resiste. 

Mas o que irá acontecer com o Duster ainda é um mistério. Até onde sabemos, a Renault não tem planos de fazer a terceira geração do modelo no Brasil. A ideia é substituir o modelo por um novo SUV, que pode ser desenvolvido na Argentina ou no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, Paraná.

Renault/Dacia Duster Hybrid
Dacia Duster Hybrid [Divulgação]

É especulado um SUV cupê que terá semelhanças com o Duster europeu, mas será uma versão adaptada para o mercado nacional, no lugar do modelo atual, com a nova plataforma modular CMF-B da Renault, que já equipa o Kardian, Boreal e a futura picape Niagara. O lançamento é previsto para 2026 e 2028, justamente com motorização híbrida.

E você, gostaria de ver a nova geração do Renault Duster no Brasil? Deixe seu comentário!


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24 comentários em “Renault Duster 2026 faz absurdos 1.500 km com um tanque”

  1. Fernando Rodrigues Batista

    No Brasil sempre sobra o resto ou o produto de pior qualidade.

  2. Gil

    Tive na Europa em agosto e fiz passeio nesse nesse novo Duster e achei muito legal ao contrário do Yares Cross que achei muito pequeno.

  3. Sebastião Carlos Ribeiro

    O Duster brasileiro e muivo feio, e este Europeu é lindo ,se viesse para o Brasil eu compraria com certeza

  4. Sebastião Carlos Ribeiro

    O Duster brasileiro e muito feio, e este Europeu é lindo ,se viesse para o Brasil eu compraria com certeza

  5. Francisco

    O vira-latas compra os dinossauros empurrados pelos pilantras europeus

    • Silvio

      Está mais que na hora da Renault melhorar no Brasil

  6. Wellington Silva

    Brasil infelizmente se posiciona nem mais como pais carroça, desrespeito total da Darsa em não trazer o novo Distribuição europeu… por mim pode substituir por outro que eu não compro. Duster já é consagrado no mercado brasileiro apesar de velho por um visual que não trouxe tecnologia e economia. Agora acertam a mão no Duster europeu e não traz.

  7. Mario Klein

    Não vem para o Brasil, tem carros que não tem mercado em Países pobres com tendência de baixo crescimento para os próximos anos.

  8. Rogério Vilar

    Na expectativa!.
    Já vem com o cilindro de gás?
    A bateria é muito fraca.

  9. Cleusa

    Amoo a Duster, um dos melhores carros que ja tivemos. Forte e manutenção barata. Mas realmente, o modelo dela esta ultrapassado. Gostaria muito da nova geração aqui no Brasil, e tambem 4×4.

    • Rubens Machado

      Concordo! Compraria hoje este Duster 4×4 híbrido eúropeu.
      Acho o desenho lindo e original, mesmo com as mudanças de detalhes sempre cada vez piores da Renault.

  10. Jonas Mendonça de freitas

    E claro que gostaria se já gosto da Duster atual quanto mais se vem melhor

  11. Rosano Costa Araujo

    Aguardo e acompanho com atenção o lançamento da geração III fo Duster aqui no Brasil.
    Sou fã do carro desde 2012 e já estou no terceiro duster zero.

  12. Ademar Rosário de Leon

    Seria bom que Duster europeu viesse para o Brasil, tração simples e 4×4. Não é vão que a Renault do Brasil caiu do quarto para o sexto lugar, podendo cair para o décimo lugar, em breve. Investe em produtos de baixo custo, exceto o Kardian.

  13. Jair

    Continuem achando que vamos esperar por eles…kkkkkk

  14. Reis

    Claro que sim, desejo a nova Duster no Brasil, sem enganação de Outro

  15. Fábio Mendes

    Estou aguardando voltar a tração 4×4. Mesmo assim estou no quarto carro, mas esse será o último se não voltar pelo menos a suspensão traseira independente e opção de desligar o controle de tração.

  16. Juscelino Carvalho da Silva

    Sim,eu gostaria de ver a nova geração do Renault Duster no Brasil!

  17. Juscelino Carvalho da Silva

    Sim, eu gostaria de ver a nova geração do Renault Duster no Brasil

  18. Francisco Rogério da Silveira

    Com certeza, estou muito ansioso aguardando a nova versão, já comprei três DUSTER, 2012, 2015 e 2022. Está sendo um casamento sem previsão de separação. Adoro o carro.

  19. Astrogildo.

    Seria razoável pra aposentar as carroças!

  20. Odete aparecida vieira

    Com certeza adoraria andar nessa máquina sonho de consumo 😃

  21. Eduardo Novaes

    Estou no primeiro Duster (versão Iconic Plus Tce 1.3 turbo), me surpreendeu, também acho o projeto ultrapassado, mas o carro é bom e forte. Já merece uma nova versão, esse da Europa é bonitão, teria sim, um bom mercado por aqui.

  22. WALNEI DA COSTA

    A China vai botar todos estes fabricantes no chinelo. Eles que se cuidem. A GM, FORD, VW, TOYOTA, HONDA, acham os brasileiros um lixo, pois modelos bons e eficientes não chegam ao nosso mercado e qdo chegam, com anos de atraso.

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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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