Ao vivo
Home » Novidades » Rodízio de placas será suspenso em São Paulo; confira como fica

Novidades

2025 chega ao fim

Rodízio de placas será suspenso em São Paulo; confira como fica

O rodízio municipal de placas em São Paulo será suspenso durante o período de festas de fim de ano e retorna na segunda semana de janeiro

2 min de leitura

Com a chegada das festas de fim de ano, o movimento nas ruas e avenidas de São Paulo começa a diminuir. Como de costume, a prefeitura definiu o calendário de suspensão temporária do rodízio municipal de placas para o período em que 2025 se despede.

São Paulo continua sendo a única cidade do país com um sistema de restrição à circulação de automóveis, além de regras específicas para fretamento e para o trânsito de caminhões. De acordo com a administração municipal, o rodízio para veículos de passeio ficará suspenso entre 22 de dezembro de 2025 e 9 de janeiro de 2026. A fiscalização retorna normalmente em 12 de janeiro.

As demais restrições seguem valendo durante todo o período: a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF), o rodízio para caminhões e a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC).

Rodízio municipal de placas vale para veículos registrados ou não em São Paulo
Foto: Jonatã Rocha/Secom/Reprodução/ND

Como funciona o rodízio municipal de São Paulo?

O Rodízio Municipal funciona das 7h às 10h e das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira, conforme o final da placa, e restringe o acesso ao Anel Viário. A regra abrange vias como as marginais Pinheiros e Tietê, Avenida dos Bandeirantes, Afonso D’Escragnole Taunay, o Complexo Viário Maria Maluf.

Além disso, também fica impedida a circulação pelo Complexo Viário Maria Maluf, Viaduto Grande São Paulo, as avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, além de outras vias importantes, como as avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf. As normas valem para veículos registrados ou não na capital. O descumprimento resulta em multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH.

Quem não respeitar os períodos do rodízio municipal de placas em São Paulo está sujeito a multa
Multa de trânsito [ND Mais/ Reprodução]

Placas e dias do rodízio municipal de São Paulo

Segundas-feiras: placas finais 1 e 2

Terças-feiras: placas finais 3 e 4

Quartas-feiras: placas finais 5 e 6

Quintas-feiras: placas finais 7 e 8

Sexta-Feira: placas finais 9 e 0

Rodízio municipal de placas em São Paulo será suspenso durante o período de festas de final de ano
Rodízio municipal em SP [Reprodução]

E você, o que acha do Rodízio Municipal de São Paulo? Compartilhe sua opinião nos comentários!


YouTube video

Deixe um comentário

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar