O segmento eletrificado no Brasil vai ficar ainda mais acirrado na segunda metade de 2025. Uma das próximas novidades é a chegada oficial da Leapmotor e que vai estar sob o comando da Stellantis. Um alto executivo do conglomerado esteve presente em um evento focado na mobilidade elétrica e deu mais detalhes do que os brasileiros podem esperar da nova marca chinesa.
João Irineu Medeiros, vice-presidente de assuntos regulatórios do conglomerado, deu uma palestra durante o festival Electric Days e contou diversas novidades. A montadora chinesa vai desembarcar em solo brasileiros ainda em 2025 e chegará com dois SUVs eletrificados, o B10 e o C10. Ela será cuidada por Fernando Varela, vice-presidente da região Andina e América Central da Stellantis.
Aliás, Fernando vai cuidar da atuação da Leapmotor na América do Sul. Além disso, João revelou que é provável que a nova marca chinesa tenha produção dos seus carros iniciada no Brasil. Mas, não deu uma data específica ou até mesmo uma instalação que possa ser o berço dos veículos eletrificados. Com a Leapmotor, o conglomerado que cuida da Fiat e Jeep, espera aumentar sua atuação no segmento elétrico.

Como são os SUVs chineses eletrificados?
Hoje, os modelos movidos a bateria disponíveis no Brasil e que são cuidados pela Stellantis são apenas o Fiat 500e e o Peugeot e-2008. Porém, mesmo com a chegada confirmada, a nova montadora ainda não tem uma data oficial para ser lançada.
A fim de agitar o segmento de SUVs eletrificados, a Leapmotor chegará com os modelos B10 e C10 ao Brasil. O B10 é o menor deles, já que conta com 4,52 m de comprimento e 2,73 m de entre-eixos. Ou seja, tem um porte próximo ao do Jeep Compass. Elétrico, ele chama atenção pelo visual com ar mais sóbrio. Lá fora, ele tem duas opções de motorização.

O mais em conta tem um motor de 180 cv, bateria de 56 kWh de capacidade e autonomia pelo ciclo CLTC de 510 km. Já o mais potente tem um propulsor de 218 cv, bateria com 67 kWh e alcance de 600 km pelo mesmo ciclo. Além disso, ele tem velocidade máxima de 170 km/h e precisa de 6,8 segundos para chegar aos 100 km/h. No entanto, ainda não foi confirmada qual conjunto de motorização que virá ao Brasil.
Já o C10 é maior. Ele tem 4,74 m de comprimento e 2,82 m de entre-eixos. Dessa forma, tem um pouco mais de tamanho do que o Jeep Commander. Ele pode ser elétrico. Então, dispõe de um motor de 231 cv, bateria de 52,9 kWh e ter alcance de 410 km ou ter uma bateria de 69,9 kWh e com 530 km de autonomia.

Para atazanar o BYD Song Plus e companhia, a Leapmotor e a Stellantis também podem pensar em trazer o C10 com extensor de alcance. Ele tem o motor elétrico de 231 cv e mais um propulsor 1.5 a gasolina. A bateria tem 28,4 kWh. Os preços dos SUVs ainda seguem em sigilo.
Está ansioso para ver a Leapmotor no Brasil? Será que ela terá o mesmo sucesso da BYD e GWM? Conte nos comentários


