Ao vivo
Home » Novidades » Stellantis não vai conseguir salvar marca que, mesmo com um carro novo, caiu mais de 70% 

Novidades

Stellantis não vai conseguir salvar marca que, mesmo com um carro novo, caiu mais de 70% 

Lancia já tinha um caminho difícil antes do novo Ypsilon, mas agora a situação ficou pior e Stellantis não deve conseguir salvar a marca

2 min de leitura

Algumas marcas da Stellantis estão passando por um processo de reestruturação para não fechar, entre elas, a Lancia. Só que todo o ânimo de tentar salvar a marca italiana parece ter ido por água abaixo. Isso porque, mesmo com um carro novo e atuando em mais mercados, as vendas despencaram mais de 70%.

Considerando somente os dois primeiros meses do ano, a Lancia vendeu 8.098 unidades em 2024. A maior parte dos emplacamentos foi concentrada na Itália, que era o único país em que a marca atuava, tendo apenas o Ypsilon antigo em linha. Agora em 2025, com 70 novas concessionárias abertas por toda a Europa, ela deveria crescer. Mas não.

Além da Itália, país em que a Lancia atuou por muito tempo como seu único mercado, a fabricante intermediária da Stellantis voltou a França, Espanha, Bélgica e Holanda. Mesmo com esse investimento e uma nova geração do Ypsilon, a Lancia emplacou 2.208 carros apenas. Ou seja, despencou 72,7% nas vendas. 

Lancia Ypsilon verde de traseira com as lanternas acesas
Lancia Ypsilon [divulgação]

Lancia vai para a frente?

Mas o que aconteceu de errado? Basicamente são vários fatores. Das marcas da Stellantis que perigam fechar, Lancia e Chrysler são as com a maior possibilidade. O grupo vai investir forte na marca italiana e promete lançar SUVs e um sedan muito em breve, mas o Ypsilon tem que segurar as pontas sozinho por um tempo.

O problema é que ele não passa de um Peugeot 208 com design mais polêmico, interior mais refinado e com uma bandeja no meio do console. As gerações anteriores, ainda que dividissem plataforma e componentes com carros da Fiat, ainda traziam estilo substancialmente diferentes dos primos. O novo modelo deixa claro ser um 208 frufru.

Lancia Ypsilon [divulgação]

Além disso, o preço do Lancia Ypsilon é substancialmente maior do que do Peugeot 208 e do Opel Corsa, carros tecnicamente idênticos. Como comparação, o Ypsilon de entrada sai por 23.900 euros, ao passo que o 208 top de linha custa 24.340 e é mais equipado. Já o Corsa chega até a 18.400 euros, mas é menos equipado. Os valores consideram só os modelos a combustão. 

Você acha que a Lancia vai se salvar ou a marca está fadada a ser fechada pela Stellantis? Conte nos comentários.


YouTube video

9 comentários em “Stellantis não vai conseguir salvar marca que, mesmo com um carro novo, caiu mais de 70% ”

  1. Tootsuki

    Igual o João falou na matéria, a Stellantis achou que realmente ia emplacar um 208 gourmet?

  2. Goro Majima

    O problema é que só atuou na Italia com um único carro, agora vai pra Europa mandar um carro com design que divide opiniões e ainda cobrando muito mais caro por isso.

    Pessoal tem que parar de criar carros polêmicos demais, muita gente evita comprar esse tipo de carro por conta desses designs assustadores.

  3. Marcos_D

    A stellantis fez uma trapalhada feia na Lancia, que inclusive, poderia ser uma marca mais Premium do grupo aqui no Brasil… Esse Ypsilon ficou muito papagaiado e sem identidade, o modelo anterior era campeão de vendas na Itália e tinha bastante personalidade e principalmente, versões a combustão!

  4. Paulo Cardoso

    🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 Verdade.

  5. Henrique Marques

    A Lancia ficou anos sem investimentos e lançamentos. Ai resolvem “ajudar” lançando um carro de gosto de duvidoso e ainda querem que ele “segure as pontas” por um tempo até lançarem outros carros. Por favor né Stellantis, façam o serviço direito, não vai dar resultado logo de cara. Onde está o
    Novo Lancia Delta? A Lancia tem uma história maravilhosa e vocês não estão sabendo respeitar esse legado. Agora, se não querem investir na marca, é melhor dizer logo e encerrar.

  6. OLC

    Cada vez tenho mais certeza de que esses executivos não entendem (ou não gostam) nada de carros! Não é possível!!! É só burrada!!

  7. Elmar

    O que aconteceu de errado, designers italianos, nao sabem fazer carros bonitos, tirando a ferrari o resto é resto, a fiat por exemplo quando se acha que chegou no fundo do poço em desenhar traseiras ridículas e desproporcionais, lançam a Toro, um baita traseirao com umas lanterninhas minúsculas….mais feio impossivel totalmente desproporcionais.

  8. Gilberto Dias

    Quem sabe o Carlos Ghson consiga salvar a Stellantis?

  9. Jcs

    Carros com multimídia como tablet no painel eu não compro fiz teste drive em várias marcas gostei de algumas mas o troco enfincado no painel me fez desistir comprei um TCross

Os comentários estão encerrado.

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar