Algumas marcas da Stellantis estão passando por um processo de reestruturação para não fechar, entre elas, a Lancia. Só que todo o ânimo de tentar salvar a marca italiana parece ter ido por água abaixo. Isso porque, mesmo com um carro novo e atuando em mais mercados, as vendas despencaram mais de 70%.
Considerando somente os dois primeiros meses do ano, a Lancia vendeu 8.098 unidades em 2024. A maior parte dos emplacamentos foi concentrada na Itália, que era o único país em que a marca atuava, tendo apenas o Ypsilon antigo em linha. Agora em 2025, com 70 novas concessionárias abertas por toda a Europa, ela deveria crescer. Mas não.
Além da Itália, país em que a Lancia atuou por muito tempo como seu único mercado, a fabricante intermediária da Stellantis voltou a França, Espanha, Bélgica e Holanda. Mesmo com esse investimento e uma nova geração do Ypsilon, a Lancia emplacou 2.208 carros apenas. Ou seja, despencou 72,7% nas vendas.

Lancia vai para a frente?
Mas o que aconteceu de errado? Basicamente são vários fatores. Das marcas da Stellantis que perigam fechar, Lancia e Chrysler são as com a maior possibilidade. O grupo vai investir forte na marca italiana e promete lançar SUVs e um sedan muito em breve, mas o Ypsilon tem que segurar as pontas sozinho por um tempo.
O problema é que ele não passa de um Peugeot 208 com design mais polêmico, interior mais refinado e com uma bandeja no meio do console. As gerações anteriores, ainda que dividissem plataforma e componentes com carros da Fiat, ainda traziam estilo substancialmente diferentes dos primos. O novo modelo deixa claro ser um 208 frufru.

Além disso, o preço do Lancia Ypsilon é substancialmente maior do que do Peugeot 208 e do Opel Corsa, carros tecnicamente idênticos. Como comparação, o Ypsilon de entrada sai por 23.900 euros, ao passo que o 208 top de linha custa 24.340 e é mais equipado. Já o Corsa chega até a 18.400 euros, mas é menos equipado. Os valores consideram só os modelos a combustão.
Você acha que a Lancia vai se salvar ou a marca está fadada a ser fechada pela Stellantis? Conte nos comentários.



Igual o João falou na matéria, a Stellantis achou que realmente ia emplacar um 208 gourmet?
O problema é que só atuou na Italia com um único carro, agora vai pra Europa mandar um carro com design que divide opiniões e ainda cobrando muito mais caro por isso.
Pessoal tem que parar de criar carros polêmicos demais, muita gente evita comprar esse tipo de carro por conta desses designs assustadores.
A stellantis fez uma trapalhada feia na Lancia, que inclusive, poderia ser uma marca mais Premium do grupo aqui no Brasil… Esse Ypsilon ficou muito papagaiado e sem identidade, o modelo anterior era campeão de vendas na Itália e tinha bastante personalidade e principalmente, versões a combustão!
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 Verdade.
A Lancia ficou anos sem investimentos e lançamentos. Ai resolvem “ajudar” lançando um carro de gosto de duvidoso e ainda querem que ele “segure as pontas” por um tempo até lançarem outros carros. Por favor né Stellantis, façam o serviço direito, não vai dar resultado logo de cara. Onde está o
Novo Lancia Delta? A Lancia tem uma história maravilhosa e vocês não estão sabendo respeitar esse legado. Agora, se não querem investir na marca, é melhor dizer logo e encerrar.
Cada vez tenho mais certeza de que esses executivos não entendem (ou não gostam) nada de carros! Não é possível!!! É só burrada!!
O que aconteceu de errado, designers italianos, nao sabem fazer carros bonitos, tirando a ferrari o resto é resto, a fiat por exemplo quando se acha que chegou no fundo do poço em desenhar traseiras ridículas e desproporcionais, lançam a Toro, um baita traseirao com umas lanterninhas minúsculas….mais feio impossivel totalmente desproporcionais.
Quem sabe o Carlos Ghson consiga salvar a Stellantis?
Carros com multimídia como tablet no painel eu não compro fiz teste drive em várias marcas gostei de algumas mas o troco enfincado no painel me fez desistir comprei um TCross