Corrigindo os erros de Carlos Tavares, Antonio Filosa, o novo CEO da Stellantis tem uma missão difícil: tornar o grupo rentável novamente. Só que, para isso, ele precisará se livrar de uma marca. Ainda que muitos pensem que Chrysler, Lancia, DS e até Maserati estão na corda bamba, quem pode ir dessa para uma melhor é a Free2Move.
Tratada como uma marca pela própria Stellantis, a Free2Move é uma locadora de carros do grupo que atua em Paris, Madrid, Roma, Amsterdam e Washington somente. É uma empresa pequena, focada principalmente no compartilhamento de carros e assinatura de veículos. O serviço nunca veio ao Brasil, apesar dos planos.
Só que, desde sua criação em 2016 pela então PSA, a Free2Move nunca foi representativa nos lucros do grupo. Além disso, em várias situações, ela é ineficiente e dá prejuízo. Seu foco era em veículos elétricos, algo muito apreciado por Carlos Tavares, mas que deixou de ser o foco na gestão Filosa.

Vendeu, subiu
Com os rumores da possível venda da Free2Move pela Stellantis, as ações do grupo cresceram 7,6% na bolsa de Milão, segundo o The Detroit News. Ou seja, o próprio mercado enxerga com bons olhos que a Stellantis finalmente se livre da sua locadora interna. Isso pode, inclusive, salvar alguma marca de carros do grupo do fechamento ou venda.
Vale ressaltar que, em 2022, a Stellantis havia feito uma oferta para adquirir a Share Now, uma concorrente aberta por BMW e Mercedes-Benz. O negócio não foi para a frente. Mas, mesmo assim, o grupo dizia que a sua locadora teria 15 milhões de usuários ativos e lucro na casa dos milhões, o que nunca ocorreu. Agora com a venda, menos chances ainda disso acontecer.
![Citroën C3 Aircross europeu [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2024/04/citroen_e-c3_aircross_37_edited-1320x791.jpg)
Você acredita que a Stellantis vender a Free2Move será uma solução melhor do que fechar alguma marca? Conte nos comentários.



É bem provável que a Stellantis comece a se livrar de “gastos desnecessários”, assim como a Nissan vem fazendo, para voltar a crescer! A prova disso foi o cancelamento da picape elétrica da Ram, direção autonoma e tecnologia de hidrogenio.
As marcas da corda bamba são: Chrysler, Lancia, Maserati, Ds e Alfa Romeo. Entre elas, podemos ver um relativo movimento e obter algumas respostas do que vem ocorrendo.
– Chrsyler: Recentemente a Ceo Christine Feuell falou que a marca está preparando um novo carro (que provavelmente será um fastback gigante), derivado do conceito Halcyon.
A marca já havia declarado anteriormente que iria se posicionar onde Jeep, Ram e Dodge não conseguem. A grande priori do Filosa atualmente é a América do Norte e eles precisam que a marca esteja forte, fazendo carros que os americanos queiram comprar.
– Lancia: É a mais “animada” de todas! Recentemente o Ceo Luca Napolitano mostrou o novo Gamma em um evento com fornecedores e estão empenhados em fazer a marca crescer novamente, além disso confirmou versões hibridas, elétricas e a versão esportiva HF para o modelo. É válido ressaltar que o governo italiano é muito protecionista e a Lancia recebe diversos incentivos para continuar viva.
– DS: Xavier Peugeot no comando está decidido a continuar com a marca e torna-la topo de luxo, mesmo que isso leve bastante tempo.
– Maserati e Alfa Romeo: São as mais queridas, é verdade, mas também são altamente problemáticas. Alfa nao consegue se firmar no segmento premium e só cresceu em vendas devido ao Junior que é um veiculo numa faixa de valor inferior, além disso está abandonando segmentos tradicionais para focar em suvs, que pode não pegar bem aos consumidores…
Eu acho que das 5, a Chrysler sobrevive! Vejo mais interesse da Stellantis em salvar Lancia e DS do que Alfa e Maserati! talvez porque as duas sejam mais “baratas” de produzir e mais fácil de cativar um novo cliente, pois a DS está construindo o seu nome e a Lancia está renascendo, o que pode gerar uma curiosidade entre os clientes.
Alfa e Maserati por outro lado são marcas de forte personalidade, com veiculos consagrados, e que aparentemente estão com sérias dificuldades de se aderir aos novos tempos.
O governo italino porém, JAMAIS permitirá que a Stellantis feche as duas marcas e provavelmente obrigará o grupo a vender para outro conglomerado automotivo.
Creio que o mais interessante, seria continuar com a Maserati, porém expandir sua atuaçao de forma que possa produzir 2 veiculos localmente nos EUA (seu principal mercado) e vender a Alfa Romeo, para a Ferrari.
OBS: Outras marcas que estão a deriva são Opel e Vauxhall! Elas resistem por hora como marcas satélites, mas chegará a hora em que irão querer expandir a Peugeot, e com isso as duas provavelmente serão vendidas também.
É bem provável que a Stellantis comece a se livrar de “gastos desnecessários”, assim como a Nissan vem fazendo, para voltar a crescer! A prova disso foi o cancelamento da picape elétrica da Ram, direção autonoma e tecnologia de hidrogenio.
As marcas da corda bamba são: Chrysler, Lancia, Maserati, Ds e Alfa Romeo. Entre elas, podemos ver um relativo movimento e obter algumas respostas do que vem ocorrendo.
– Chrsyler: Recentemente a Ceo Christine Feuell falou que a marca está preparando um novo carro (que provavelmente será um fastback gigante), derivado do conceito Halcyon.
A marca já havia declarado anteriormente que iria se posicionar onde Jeep, Ram e Dodge não conseguem. A grande priori do Filosa atualmente é a América do Norte e eles precisam que a marca esteja forte, fazendo carros que os americanos queiram comprar.
– Lancia: É a mais “animada” de todas! Recentemente o Ceo Luca Napolitano mostrou o novo Gamma em um evento com fornecedores e estão empenhados em fazer a marca crescer novamente, além disso confirmou versões hibridas, elétricas e a versão esportiva HF para o modelo. É válido ressaltar que o governo italiano é muito protecionista e a Lancia recebe diversos incentivos para continuar viva.
– DS: Xavier Peugeot no comando está decidido a continuar com a marca e torna-la topo de luxo, mesmo que isso leve bastante tempo.
– Maserati e Alfa Romeo: São as mais queridas, é verdade, mas também são altamente problemáticas. Alfa nao consegue se firmar no segmento premium e só cresceu em vendas devido ao Junior que é um veiculo numa faixa de valor inferior, além disso está abandonando segmentos tradicionais para focar em suvs, que pode não pegar bem aos consumidores…
Eu acho que das 5, a Chrysler sobrevive! Vejo mais interesse da Stellantis em salvar Lancia e DS do que Alfa e Maserati! talvez porque as duas sejam mais “baratas” de produzir e mais fácil de cativar um novo cliente, pois a DS está construindo o seu nome e a Lancia está renascendo, o que pode gerar uma curiosidade entre os clientes.
Alfa e Maserati por outro lado são marcas de forte personalidade, com veiculos consagrados, e que aparentemente estão com sérias dificuldades de se aderir aos novos tempos.
O governo italino porém, JAMAIS permitirá que a Stellantis feche as duas marcas e provavelmente obrigará o grupo a vender para outro conglomerado automotivo.
Creio que o mais interessante, seria continuar com a Maserati, porém expandir sua atuaçao de forma que possa produzir 2 veiculos localmente nos EUA (seu principal mercado) e vender a Alfa Romeo, para a Ferrari.
OBS: Outras marcas que estão a deriva são Opel e Vauxhall! Elas resistem por hora como marcas satélites, mas chegará a hora em que irão querer expandir a Peugeot, e com isso as duas provavelmente serão vendidas também.
Venda a RAM … acabaram com ela mesmo