Home » Novidades » Stellantis retomará a produção do motor V8 Hemi

Novidades

Stellantis retomará a produção do motor V8 Hemi

Após a renúncia de Carlos Tavares, um novo relatório sugere que a Stellantis retomará a produção do icônico motor V8 Hemi

2 min de leitura

Muitos acreditavam que o futuro seria 100% elétrico, com os motores a combustão se tornando peças de museu. No entanto, alguns fabricantes reconsideraram seus planos, enquanto outros, como a Ford, permaneceram fiéis aos seus motores V8, como o 5.0 Coyote.

Dentro da Stellantis, o motor V8 Hemi ainda equipa a atual geração do utilitário esportivo Dodge Durango e o Jeep Wrangler 392, mas a caminhonete Full Size Ram 1500 substituiu-o por um motor seis cilindros 3.0 biturbo. Esse propulsor entrega 425 cv e 64,8 kgfm, e o utilitário custa iniciais R$ 579.990 em nosso mercado.

Apesar disso, um novo relatório sugere que a Stellantis está retomando a produção de motores V8. De acordo com o Mopar Insiders, a gigante automotiva começará a fabricar os motores V8 Hemi 5.7, 6.0, 6.4, além do 6.2 sobrealimentado, na fábrica de Dundee, em Michigan, nos Estados Unidos.

Quem matou o motor V8?

A renúncia de Carlos Tavares da presidência da Stellantis, em dezembro do ano passado, parece abrir um novo capítulo para a empresa, mudando o rumo de alguns projetos. Inicialmente, foi Tavares quem orquestrou a estratégia para retirar o V8 Hemi de cena, mas com sua saída, a Stellantis volta a apostar na produção desses motores icônicos.

O relatório do Mopar Insiders e Motor1.com diz que a Stellantis seguirá a basear seus novos motores na arquitetura Gen III. Além disso, com a revogação dos incentivos para veículos elétricos pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, diminuem os temores sobre o aumento das metas de emissões e à reavaliação dos padrões de economia de combustível.

Dodge Durango SRT Hellcat Hammerhead
Dodge Durango SRT Hellcat Hammerhead [Divulgação]

A indústria automotiva continua avançando na eletrificação e expandindo as opções híbridas. Mas, a ideia de um Dodge movido por um motor V8 a gasolina está cada vez mais próxima da realidade.

Você acredita que, no futuro, a frota será 100% eletrificada ou que motores a combustão e eletricidade continuarão a conviver? Escreva nos comentários!


YouTube video

2 comentários em “Stellantis retomará a produção do motor V8 Hemi”

  1. MGarcia

    Puta falta de ética, faz uma capa sobre um assunto e fala de outro ,matéria nada a ver com motores com correias banhado a óleo.

  2. Fabio Toledo

    Que inveja dos americanos! Ford é o K…! Muito hype com esse small! Mopar or no car! Não dá pra fazer equivalência de um Hemi com o coyotinho, que aliás! A Ford estava incidindo no mesmo erro! Mustang SUV elétrico… Fordista ou esquerda mesmo?

Os comentários estão encerrado.

Rafael Dea

Cursou Jornalismo para trabalhar com carros. Formado em 2005, atuou na mídia impressa por mais de 16 anos e também em veículos on-line. Embora tenha uma paixão por caminhonetes, não dispensa um esportivo — inclusive, foi o único brasileiro a participar do lançamento global do Porsche Panamera GTS.

Você também poderá gostar