Home » Novidades » Stellantis terá baterias mais baratas para carros eletrificados

Novidades

Stellantis terá baterias mais baratas para carros eletrificados

A Stellantis se uniu com uma empresa especializada e agora revela novo projeto de baterias de lítio e enxofre para carros eletrificados

3 min de leitura

A fim de ter baterias mais baratas do que os modelos atuais, a Stellantis acaba de anunciar uma nova parceria. Agora, o conglomerado automotivo tem acordo com a Zeta Energy para a fabricação de baterias de lítio-enxofre. Elas são mais baratas de fabricar, oferecem mais autonomia e até possuem tempo de recarga mais baixo.

Com o novo composto, o dispositivo consegue ter mais autonomia e carregar mais rápido do que as baterias atuais de íons de lítio. Aliás, por não precisar desses componentes e outros como níquel ou manganês, sua produção acaba sendo mais barata. Assim, o valor final também é reduzido.

As novas baterias que a Stellantis e a Zeta Energy estão projetando usam lítio e enxofre em sua composição. O enxofre é não refinado. Desse modo, sua produção é mais simples e mais sustentável. De acordo com Ned Curic, diretor de engenharia e tecnologia da empresa que cuida da Fiat e Citroën, a nova parceria vem para ajudar na meta da neutralidade em carbono até 2038.

Plataforma elétrica Stellantis [divulgação]
Plataforma elétrica Stellantis [divulgação]

Novidade virá em breve

Preocupada com a situação atual do meio ambiente, a Stellantis quer zerar a emissão de carbono antes de 2040. Além das novas baterias, ela já traça projeto de bateria de estado sólido. Essas possuem maior densidade energética e são mais leves. Dessa forma, a dirigibilidade dos modelos não é duramente afetada.

Ela terá uma frota do Dodge Charger Daytona elétrico até 2026 com esse novo recurso. Por sua vez, as baterias de lítio e enxofre da Stellantis estão programadas para começarem sua produção em larga escala até o fim desta década. No entanto, ainda não há confirmação de quais modelos eletrificados do conglomerado receberão as novas baterias e nem se elas virão ao Brasil.

Dodge Charger Daytona prata de traseira em uma pista de arrancada
Dodge Charger Daytona [Divulgação]

Dentre as marcas que a Stellantis cuida e que atuam no Brasil, a Fiat possui o elétrico 500. A Jeep possui os SUVs híbridos plug-in Compass 4xe e Grand Cherokee 4xe. Já a Peugeot tem o SUV e-2008 em seu portfólio. Vale dizer que todos os indicados aqui são carros de passeio.

Você teria um carro elétrico de alguma marca da Stellantis? Conte nos comentários


YouTube video

Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar