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Última bolacha do pacote!

Tudo sobre o Citroën Basalt: último SUV abaixo dos R$ 100.000 

Versões, desempenho, consumo, itens de série, custo de manutenção, tudo sobre o Citroën Basalt, o último SUV abaixo dos R$ 100.000

Citroën Basalt Shine vermelho com teto preto parado em frente a uma floresta
Citroën Basalt Shine Turbo 200 parte de R$ 115.890 [Foto: Auto+ / João Brigato]

O Citroën Basalt é o último SUV abaixo dos R$ 100.000. Mas a boa notícia é que ele ainda tem duas versões na casa dos cinco dígitos, sendo uma com câmbio manual e outra com transmissão automática. O modelo tem uma proposta tão atraente que talvez seja a grande virada de chave da Citroën no mercado brasileiro.  

O Basalt ocupa um nicho no segmento automotivo, o de SUVs cupês e ainda é o mais barato deles. Quem já sonhou com um Fiat Fastback ou Volkswagen Nivus, mas não queria ou não podia pagar tanto para levar qualquer um deles para casa, agora tem uma opção mais acessível e diga-se de passagem: muito honesta. 

As sacadas do Basalt

Outra grande sacada da Citroën foi colocar o Basalt como uma alternativa aos sedans compactos. Inclusive, se formos fazer um embate entre o Basalt e um sedan compacto, ele já sai na frente só pelo fato de ter câmbio automático. Fizemos uma lista dos últimos carros de até R$ 100.000 e ele e o Argo são os únicos que foram citados que oferecem câmbio automático, enquanto todos os sedans mencionados só tinham câmbio manual.  

Citroën Basalt Shine vermelho com teto preto parado em frente a uma floresta
Citroën Basalt Shine [Auto+ / João Brigato]

Mas não é apenas o preço que faz o Basalt uma opção interessante. Vamos lá, nessa matéria vamos nos concentrar na versão intermediária, a Feel 200 Turbo AT por R$ 96.990. Qual outro carro novo temos por esse preço que ofereça: um motor turbo de 130 cv ou algo similar, câmbio automático, quatro estrelas no Latin NCAP ou mais, uma lista de equipamentos honesta e um visual tão atual e atraente?  

Pois é, por isso o Citroën Basalt ganhou uma matéria especial para discorremos sobre o seu lado mais técnicos, como desempenho, consumo, itens de série e preço de venda e revisão. Aqui iremos bem direto ao ponto, citando apenas os dados sobre o que o modelo oferece. Agora se você quiser saber todos esses detalhes somados a uma opinião especializada você precisa conferir a nossa avaliação do Citroën Basalt

interior do Citroën Basalt Shine
Citroën Basalt Shine [Auto+ / João Brigato]

Preço de venda e custos de revisão do último SUV abaixo dos R$ 100.000 

Citroën Basalt Feel 1.0 MT: R$ 89.990 
Citroën Basalt Feel 200 Turbo AT: R$ 96.990 
Citroën Basalt Shine 200 Turbo AT: R$ 104.990 

A Citroën já divulgou os valores de manutenção do Basalt. O custo das revisões das versões Feel Turbo 200, Shine é de R$ 729 para primeira, segunda, quarta e quinta revisão. Apenas a terceira revisão tem valor diferenciado de R$ 878. Para fins de curiosidade, o valor de manutenção da versão de entrada é de R$ 429 na primeira, terceira e quinta e revisão, e de R$ 867 na segunda e R$ 1.463 na quarta revisão.   

Desempenho Citroën Basalt 

A versão Feel Turbo é equipada com motor 1.0 Turbo de três-cilindros com 130 cv a 5.750 rpm e 20,4 kgfm de torque a 1.750 rpm combinado a um câmbio automático do tipo CVT que simula sete marchas. Ele vai de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e pode chegar até 199 km/h. Embora já tenhamos prometido que seriamos puramente técnicos, vale só um comentário: a suspensão firme casada ao conjunto mecânico é um dos seus diferenciais.  

Consumo versão Feel Turbo 200 AT 
Citroën Basalt Shine [Auto+ / João Brigato]
Citroën Basalt Shine [Auto+ / João Brigato]

O consumo não é nem o melhor e nem o pior do segmento. Gostaríamos que fosse mais econômico, mas também não podemos reclamar. O Citroën Basalt Feel 200 Turbo AT faz 8,3 km/litro na cidade 9,6 km/litro na estrada com etanol e 11,9 km/litro na cidade e 13,7 km/litro na estrada.  

Principais itens de série: Feel Turbo 200 AT 
  • 1 porta USB (carregamento + dados) + 1 tomada 12v no painel 
  • 2 portas USB de carregamento rápido para 2ª fileira 
  • 4 airbags: frontal condutor e passageiro e laterais dianteiros 
  • Alarme periférico 
  • Alto-falantes (6) 
  • Antena de teto 
  • Apoios de cabeça com regulagem de altura no banco traseiro  
  • Ar-condicionado manual 
  • Assinatura luminosa 
  • Assistente de partida em rampa – hill assist 
  • Banco do motorista com ajuste de altura e apoia braço 
  • Bancos em tecido 
  • Bancos traseiros laterais com fixação de assento de criança com sistema isofix® e top tether 
  • Câmera traseira 
  • Capa do retrovisor em preto brilhante 
  • Chave principal tipo canivete com abertura remota 
  • ABS, ESC (controle eletrônico de estabilidade), ASR (controle de tração), EBD (corretor de frenagem eletrônico) 
  • Direção elétrica com ajuste de altura 
  • DRL com LED 
  • Indicador de temperatura externa 
  • ITPMS – sensor de pressão de pneus 
  • Maçaneta externa pintada na cor da carroceria 
  • Maçaneta interna pintada 
  • Modo sport 
  • Multimídia 10″ com espelhamento android auto®e apple carplay® sem fio 
  • Painel de instrumentos digital TFT 7″ 
  • Retrovisores elétricos 
  • Rodas de liga leve 16″ pintadas de cinza 
  • Tapetes 
  • Transmissão continuamente variável (CVT) de 7 marchas 
  • Travamento automático das portas e do porta-malas com veículo em movimento 
  • Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função “one touch” e função anti-esmagamento 
  • Volante multifuncional com ajuste de altura 
  • Luz de cortesia dianteria e traseira 

O que você achou do Citroën Basalt – o último SUV abaixo dos R$ 100.000? Deixe sua opinião nos comentários.