Já pensou em levar para cara um SUV 4×4 parrudo, capaz de enfrentar trilhas fortíssimas sem medo pelo mesmo preço de um Fiat Fastback? Se você morar na Europa, isso já é possível com a volta da comercialização do Lada Niva em alguns países. Com plataforma de Fiat de 1966, ele sai por apenas 18 mil euros, equivalente a R$ 116 mil.
É claro que não podemos esperar modernidade do Lada Niva. Afinal, mesmo sendo um carro novo, ele é extremamente velho. Originalmente ele foi lançado em 1977, mas a plataforma é derivada do Fiat 125 que começou a ser vendido em 1967 e deu origem ao Lada Laika. ELe foi atualizado com o tempo, mas nada extraordinário.
Em seu retorno, o SUV 4×4 entrega motor 1.6 quatro cilindros aspirado a gasolina de 122 cv, uma melhoria significativa frente ao jurássico 1.74 quatro cilindros aspirado de 83 cv que antes ele usava. Entretanto, tenha paciência para chegar aos 100 km/h, pois é uma prova que dura 12 segundos. Um Renault Kwid demora 13,5 segundos.

Além disso, o Lada Niva 2025 recebeu nova transmissão manual de cinco marchas, mantém a tração 4×4 com reduzida extremamente parruda, além de ter passado por mudanças na suspensão e freios. As alterações provém melhor dinâmica em asfalto e conforto no uso urbano, mas mantém o legado de robustez do SUV.
Sport que não é esportivo
Para a Europa, ele será oferecido na versão Sport que conta com grade frontal de plástico preto que envolve os faróis. A luz diurna é feita por uma barra de LED na base do para-choque, enquanto a luz de seta agora fica em uma lente branca. As rodas de liga-leve de 17 polegadas são novas.

O interior não parece dos anos 1970, mas é extremamente antiquado. Nada de central multimídia, painel digital ou até mesmo uma maçaneta que não pareça vinda de uma Kombi. Na versão Sport, ele traz bancos com detalhes e costuras em vermelho, volante esportivo (segundo a Lada, porque não há nada de esportivo), além de teto preto.
Agora separada da Renault, a Lada está voltando a expandir sua atuação em alguns mercados. Seria a vez do Brasil voltar a ter um SUV 4×4 parrudo como o Niva? Ou será que o nosso mercado só prefere SUVs urbanos?

Você teria um Lada Niva? Conte nos comentários.



Para ser vendido na Europa é obrigatório que ele tenha itens de segurança que provavelmente não são oferecidos na Rússia. Imagino que a reportagem poderia ter citado quais estão disponíveis.
Já tive um Niva,e ele era muito parrudo não existia estrada ruim que ele não enfrentasse com êxito,tenho saudades dele,me arrependo de ter me desfeito dele.
Compraria um novo
Com certeza compraria, sou apaixonado por 4×4 de verdade e aqui não temos, os JEEPs não passam de unos gordos, se passarem por uma poça d'agua da PT.