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Atrás do prejuízo

Tesla Model 3+ e Model Y L surgem no MIIT com foco no mercado chinês

Sedã promete até 830 km de autonomia e SUV alongado de seis lugares entrega 751 km no ciclo CLTC

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A Tesla está cozinhando no forno dois lançamentos importantes para a China em uma estratégia para enfrentar de frente a concorrência pesada, onde marcas como BYD, Nio, Xpeng e Xiaomi lançam modelos cada vez mais avançados. O primeiro é o Model 3+, sedã elétrico feita exclusivamente para o público chinês e com a maior autonomia já vista em um Model 3. O segundo é o Model Y L, uma versão alongada com alcance de 751 km no ciclo CLTC.

Informações do MIIT

O carro apareceu nos registros oficiais do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT) que revelou detalhes técnicos antes da estreia. O Model 3+ mantém as mesmas dimensões e visual do Model 3 já vendido no país, mas recebeu mudanças importantes na parte mecânica. 

Ele traz um motor elétrico traseiro de 302 cv, mais potente que o do modelo atual, e uma nova bateria NMC (níquel-manganês-cobalto) de 78,4 kWh fornecida pela LG. Essa combinação é suficiente para garantir impressionantes 830 km de alcance no ciclo otimista CLTC na versão topo e 800 km na configuração mais básica. O uso de tração traseira também ajuda a melhorar a eficiência e reduzir o consumo.

Tesla Model 3+ preto estático de frente e lado
Tesla Model 3+ [Divulgação/MIT]

Segundo os dados do MIIT, essa autonomia coloca o Model 3+ muito próximo de rivais como o Xiaomi SU7 Long Range, um dos grandes modelos do mercado chinês em 2024 e 2025, com alcance em torno de 800 km (CLTC). 

Além disso, a Tesla deve posicioná-lo como seu carro de maior alcance já fabricado, superando inclusive as versões Long Range vendidas nos Estados Unidos e Europa.

Tesla Model 3+ preto estático de traseira
Tesla Model 3+ [Divulgação/MIT]

O sedã mede 4,72 m de comprimento, 1,84 m de largura e 1,44 m de altura, com entre-eixos de 2,87 m. Ele chega ao mercado chinês em setembro, com preço inicial estimado em 270 mil yuans (cerca de R$ 210 mil na conversão direta). 

Model Y L

Nos mesmos registros, o MIIT também revelou o Model Y L, uma nova variante alongada e mais alta do SUV elétrico da marca. Ele mede 4,97 m de comprimento, 1,92 m de largura e 1,66 m de altura, com entre-eixos de 3,04 m.

Tesla Model Y L estático
Tesla Model Y L [Reprodução/MIIT]

Além do porte maior, o modelo traz configuração de seis lugares e motor duplo de 190 cv no eixo dianteiro e 266 cv no traseiro — alimentado por uma bateria NMC da LG com 82 kWh. A autonomia declarada no ciclo CLTC é de 751 km, o que o coloca entre os SUVs elétricos com maior autonomia do mercado chinês. A velocidade máxima é de 201 km/h.

Por enquanto, não há previsão de lançamento do Model 3+ ou do Model Y L fora da China, já que a estratégia é voltada para conter o avanço das marcas locais em seu próprio território.

E você, acha que a Tesla acerta em criar versões exclusivas para mercados estratégicos como a China? Deixe seu comentário!


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Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

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