A Tesla está cozinhando no forno dois lançamentos importantes para a China em uma estratégia para enfrentar de frente a concorrência pesada, onde marcas como BYD, Nio, Xpeng e Xiaomi lançam modelos cada vez mais avançados. O primeiro é o Model 3+, sedã elétrico feita exclusivamente para o público chinês e com a maior autonomia já vista em um Model 3. O segundo é o Model Y L, uma versão alongada com alcance de 751 km no ciclo CLTC.
Informações do MIIT
O carro apareceu nos registros oficiais do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT) que revelou detalhes técnicos antes da estreia. O Model 3+ mantém as mesmas dimensões e visual do Model 3 já vendido no país, mas recebeu mudanças importantes na parte mecânica.
Ele traz um motor elétrico traseiro de 302 cv, mais potente que o do modelo atual, e uma nova bateria NMC (níquel-manganês-cobalto) de 78,4 kWh fornecida pela LG. Essa combinação é suficiente para garantir impressionantes 830 km de alcance no ciclo otimista CLTC na versão topo e 800 km na configuração mais básica. O uso de tração traseira também ajuda a melhorar a eficiência e reduzir o consumo.

Segundo os dados do MIIT, essa autonomia coloca o Model 3+ muito próximo de rivais como o Xiaomi SU7 Long Range, um dos grandes modelos do mercado chinês em 2024 e 2025, com alcance em torno de 800 km (CLTC).
Além disso, a Tesla deve posicioná-lo como seu carro de maior alcance já fabricado, superando inclusive as versões Long Range vendidas nos Estados Unidos e Europa.

O sedã mede 4,72 m de comprimento, 1,84 m de largura e 1,44 m de altura, com entre-eixos de 2,87 m. Ele chega ao mercado chinês em setembro, com preço inicial estimado em 270 mil yuans (cerca de R$ 210 mil na conversão direta).
Model Y L
Nos mesmos registros, o MIIT também revelou o Model Y L, uma nova variante alongada e mais alta do SUV elétrico da marca. Ele mede 4,97 m de comprimento, 1,92 m de largura e 1,66 m de altura, com entre-eixos de 3,04 m.

Além do porte maior, o modelo traz configuração de seis lugares e motor duplo de 190 cv no eixo dianteiro e 266 cv no traseiro — alimentado por uma bateria NMC da LG com 82 kWh. A autonomia declarada no ciclo CLTC é de 751 km, o que o coloca entre os SUVs elétricos com maior autonomia do mercado chinês. A velocidade máxima é de 201 km/h.
Por enquanto, não há previsão de lançamento do Model 3+ ou do Model Y L fora da China, já que a estratégia é voltada para conter o avanço das marcas locais em seu próprio território.
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