Fábrica fechará em 2026

Toyota assina acordos para fechar a fábrica do Corolla no Brasil

Produção do Corolla será transferida para Sorocaba, onde já é feita o restante da linha nacional da Toyota

Toyota Corolla Altis Premium Hybrid [Auto+ / João Brigato]
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid [Auto+ / João Brigato]

Programada para ser fechada em julho de 2026 com o encerramento do ciclo de vida da atual geração, a fábrica do Toyota Corolla no Brasil está com os dias contados. Contudo, a marca japonesa conseguiu fazer acordos com os funcionários para realocá-los para Sorocaba. O sindicato, inclusive, comemora os acordos.

Segundo o Auto Data, o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região e a Toyota chegaram a um acordo para os 1.470 profissionais que seriam dispensados com o fechamento da fábrica do Corolla em julho de 2026. Para os que aderirem ao PDV (Programa de Demissão Voluntária) serão oferecidos 45 salários mais dois vencimentos por ano de trabalho.

A marca abrirá o PDV dentro de duas semanas, sendo a primeira janela de abertura do programa para setembro. O acordo foi um meio termo entre a proposta da Toyota de 35 salários e adicional de um por ano trabalhado, enquanto o sindicato propôs 80 vencimentos e 2,5 pagamentos por ano trabalhado.

Toyota Corolla Altis Premium Hybrid [Auto+ / João Brigato]
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid [Auto+ / João Brigato]

Transferência de carro e de gente

Contudo, assim como o Toyota Corolla de próxima geração será transferido para Sorocaba, os funcionários que optarem pela transferência serão bonificados. A marca oferecerá dois salários e R$ 15 mil adicionais como compensação, além de ônibus fretado. Quem se mudar, recebe os bônus, além de 2,4 salários. 

Além disso, há cláusula de arrependimento, onde os que quiserem se mudar tem até sete meses para desistir da ideia. Caso isso ocorra, podem pedir desligamento com os mesmos direitos base do pacote de benefícios. O único desconto serão os valores recebidos na transferência, segundo o sindicato.

[Auto+ / João Brigato]
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid [Auto+ / João Brigato]

A vantagem para os que se mudarem é que haverá garantia de emprego até julho de 2029. Todos, mesmo os que aderirem ao PDV, terão convênio médico por 36 meses extensivo a familiares. Além disso, a demissão permitirá que todo o valor da previdência privada seja sacado, com adicional de até R$ 50 mil pela Toyota.

Acha que com só uma fábrica a Toyota vai dar conta da produção no Brasil? Conte nos comentários.


>> Corolla Hybrid é um sorvete de creme da Häagen-Dazs | Avaliação

>> Toyota Corolla Cross 2025 preserva um legado | Impressões

>> 44% dos Toyota vendidos na Índia são carros da Suzuki