A Toyota já percebeu que, para economizar dinheiro no desenvolvimento de novos carros em nichos de mercado, é melhor recorrer a um parceiro. Fez isso com o Supra feito junto da BMW e já se tornou uma constante com a divisão indiana da marca que recorre a modelos da Suzuki. Mas agora a parceria com Peugeot e Fiat por causa da Stellantis vai crescer.
Toyota e Stellantis assinaram um acordo de cooperação para que a marca japonesa possa vender mais um modelo comercial desenvolvido pelo grupo liderado por Peugeot e Fiat. Atualmente a Toyota tem dois modelos que não passam de variantes levemente reestilizadas e rebatizadas dos modelos do grupo franco-italiano. Mas o acordo passará a três.

O namoro entre Toyota e PSA começou com a ProAce em 2013 e que está em sua segunda geração desde 2016. Ela é a versão Toyota das vans Peugeot Expert e Citroën Jumpy, vendidas no Brasil, mas que também tem como irmãs a Opel/Vauxhall Vivaro e a Fiat Scudo. Versões luxuosas de passageiros desses modelos tem outro nome, exceto da Toyota.
![Toyota ProAce [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2020/09/toyota_proace_van_138_edited-750x450.jpg)
Contudo, para 2024 um novo modelo Toyota nascerá a partir de equivalentes Stellantis. A marca japonesa venderá, pela primeira vez na história, uma van de grande porte para concorrer com Ford Transit e Mercedes-Benz Sprinter. Ainda sem nome divulgado, podendo usar ProAce junto a algum sobrenome, o novo modelo surgirá a partir de conhecidos do Brasil.
![Toyota ProAce City [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2020/09/toyota_proace_city_van_9_edited-750x450.jpg)
Carreira longa e agora na Toyota
Fiat Ducato, Peugeot Boxer e Citroën Jumper darão origem à nova van da Toyota, tal qual servem como base para a Opel/Vauxhal Movano. Ainda não ficou claro se essa nova van da Toyota será baseada na atual geração da Ducato / Boxer / Jumper ou se já se trata de um novo modelo em desenvolvimento.
A Toyota revelou que o modelo será lançado em 2024 e que terá versão totalmente elétrica. Hoje todas as vans da Stellantis possuem versão eletrificada. Contudo, a atual geração do quarteto foi lançada em 2006 e reestilizada pela última vez em 2014. Vale lembrar que vans tem um tempo de duração no mercado bem maior do que carros de passeio.
![Fiat Ducato [divulgação]](https://uploads.automaistv.com.br/2022/03/fiat_ducato_van_l2h2_88_edited-750x450.jpg)
Na atual geração, já são 16 anos – ou seja, é a mais longeva de toda a história das vans da Stellantis. Por isso, as chances de que a Toyota só use a próxima encarnação dos modelos é mais alta do que aproveitar a atual.
>>Fiat Mobi atinge 400 mil unidades produzidas no Brasil
>>Partner Rapid não parece, mas é ideia genial da Peugeot | Impressões
>>Oficial: Abarth Pulse é começo da nova marca da Stellantis Brasil


![Toyota Fiorino? [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Toyota-Fiorino_edited-1200x720.jpg)
O “namoro” entre PSA e Toyota é bem mais antigo… basta mencionar o Toyota Aygo 2005, na prática idêntico ao Citroën C1 e ao então Peugeot 107, inclusive com as mesmas motorizações e saindo da mesmíssima linha de produção da PSA denominada “Toyota Peugeot Citroën Automobile (TPCA)”, em Kolín, na República Checa, ou Tchéquia.
Abraços