A Toyota pegou todos de surpresa com um comercial de TV no Japão que mostrou, pela primeira vez sem mistério, o novo GR GT. Ele é literalmente um supercarro topo de linha da Gazoo Racing e é tratado como o sucessor espiritual do Lexus LFA, um dos modelos mais icônicos já feitos pela Toyota. O vídeo só foi mostrado na TV japonesa e não subiu para os canais oficiais da marca, o que fez o cenário ficar ainda mais inesperado.
O teaser coloca lado a lado três gerações de esportivos que marcaram a história da montadora. O clássico 2000GT, o LFA e o novo GR GT dividem a pista com a mensagem: a alma continua viva. O GR GT do comercial confirma praticamente tudo o que já tinha aparecido em flagras.
Sucessor do Lexus LFA
A placa do carro sugere que esse será o nome oficial, derivado do conceito GR GT3 apresentado em 2022. O visual tem bastante influência do LFA, com entradas de ar altas nas laterais, capô comprido e recortes agressivos.

Os faróis em LED até lembram o GR86 e a dianteira mistura grade estreita com tomadas de ar bem grandes. Nada discreto. É um carro que quer incomodar mesmo e aparecer como um sucessor espiritual do LFA.
A traseira segue a mesma linha, com lanternas em LED de ponta a ponta e saídas de ar enormes. Já o aerofólio aparenta ser integrado no modelo de rua, enquanto a versão de competição usa asa fixa. O difusor traseiro deve estar junto às saídas de escape, já que o protótipo de pista tem escape lateral.

O interior tinha dado as caras no Festival de Goodwood. A Toyota mostrou bancos de fibra de carbono, acabamento em couro vermelho e alcântara, painel minimalista e uma tela grande no console. Nada exagerado, nada futurista, bem com a pegada conservadora radical da marca.
Propulsor nervoso
Por fim, o coração da máquina é onde o superesportivo arrepia. A Toyota já confirmou que o GR GT vai usar um V8 biturbo completamente novo. O ronco não deve lembrar o V10 do LFA, mas o conjunto promete potência séria, acima de 800 cv, provavelmente com auxílio de um sistema híbrido autorrecarregável. A arquitetura básica desse V8 é derivada do novo motor 2.0 turbo da Toyota, que também terá versões híbridas.

Todas as informações oficiais serão reveladas no dia 5 de dezembro. O que já dá para apostar é que o GR GT será vendido em mercados como a América do Norte. O supercarro será o novo será o flagship da linha GR, acima do Yaris, Corolla, GR86 e até o futuro Celica.
E aí, será que a Toyota vai conseguir criar um sucessor à altura do LFA? Deixe seu comentário!



