O rebuliço que o BYD Dolphin causou e causa até hoje é de deixar os cabelos em pé. Agora, a Toyota quer ter um modelo rival para ele e para o GWM Ora 03. Mas também que a ajude a se enquadrar nas normas de emissões europeias. Por isso, a montadora dona do Corolla fez um investimento pesado em uma planta para expandir seu tamanho. Porém, a marca ainda faz muitos mistérios sobre o novo projeto.
A fabricante japonesa investirá € 680 milhões na instalação de Kolin, na República Tcheca. Com o valor aplicado, essa planta deixará de ter 152 mil m² para ter 173 mil m². Desse modo, ela estará pronta para receber mais uma linha de produção e que será focada no novo carro elétrico. Ele será montado ao lado dos compactos Yaris Hybrid e Aygo X.
Inclusive, o novato poderá usar a mesma arquitetura do Yaris híbrido, assim teria seu custo de produção diluído. A expansão da planta tcheca da Toyota trará um espaço maior tanto para a produção quanto para pintura e soldagem dos modelos. Hoje, ela tem capacidade para produzir 220 mil carros por ano. O primeiro-ministro tcheco, Petr Fiala, pontou estar satisfeito com o investimento da marca e revelou que países próximos também querem ter produção de carros elétricos.

Mistério no ar
Petr ainda contou que o investimento ajudará na economia do país, principalmente em relação ao PIB local. No entanto, há um mistério rondando toda essa história. O que acontece é que a fabricante dona da Hilux não revelou de qual categoria será o novo modelo elétrico. A única certeza é que a marca não está confiante, neste momento, de projetar um carro tão compacto como o BYD Dolphin Mini.
Ou seja, ela prefere algo no porte de Dolphin e Ora 03. Um ponto importante a ser ressaltado é que o novo carro será o primeiro veículo elétrico que a Toyota fabricará em solo europeu. Hoje, ela já fabrica automóveis movidos a bateria, mas o foco é o mercado chinês, como é o caso do SUV bZ3X. Detalhes técnicos, visual do conceito e data de lançamento ainda seguem em segredo.

E não há confirmação que o novato venha ao Brasil logo de cara. Por aqui, a marca também está preocupada com a eletrificação, mas segue mais conservadora em seus projetos. Ela disponibiliza modelos híbridos convencionais como o Corolla, Corolla Cross e RAV4. Além disso, o último citado ainda pode ser encontrado em sua variante híbrida plug-in.
Você teria um Toyota rival de GWM Ora 03 e BYD Dolphin? Conte nos comentários



Toyota é lixo nunca terá baterias melhores do que a BYD