A guerra comercial iniciada por Donald Trump, presidente dos EUA, pode ter uma reviravolta bem bizarra. A Toyota se aproximou do governo norte-americano com a proposta de vender carros de marcas estadunidenses em sua rede de concessionários no Japão. Assim poderemos ver Jeep Renegade, Ford F-150 e Chevrolet Blazer EV ao lado de um Toyota Corolla.
Segundo a mídia japonesa, a ideia partiu de Hiroki Nakajima, chefe de tecnologia da Toyota. A proposta visa ampliar a rede de concessionárias que vendem carros americanos no Japão. Atualmente, são 4.000 revendas da fabricante do SW4, contra 163 concessionárias de marcas da Stellantis, GM (Chevrolet) e Ford.
“Quando as fabricantes estadunidenses trouxerem carros para o Japão, por exemplo, usando a rede de concessionárias da Toyota, aí teremos uma opção”, revelou o executivo. Assim, seria possível criar um canto americano para as marcas venderem seus modelos ao lado de modelos como Corolla, Yaris e Hilux.

Em maio, Nakajima apresentou a ideia em uma reunião entre Akio Toyoda, presidente da marca, e o primo ministro Shigeru Ishiba durante uma rodada de negociações com representantes dos EUA. Segundo o The Mainichi, nenhuma decisão foi tomada, mas essa estratégia foi vista como possibilidade.
Luxo volta ao Japão
Outra ideia discutida em mesa foi a de exportar carros japoneses fabricados nos EUA para a terra do sol nascente. Modelos como Lexus, Acura e Infiniti, que são marcas de luxo de Toyota, Honda e Nissan (respectivamente), foram criados para os EUA e hoje produzem a maioria de seus modelos por lá.

A ideia seria equilibrar a balança comercial, visto que 1,5 milhão de carros produzidos no Japão são exportados para os EUA. Contudo, carros americanos não são comuns de serem vistos nas ruas japonesas, especialmente por serem consideradas verdadeiras jamantas para um país que vive rodeado de carros menores que um Renault Kwid.
Você acredita que esse acordo EUA e Japão pode prosperar? Conte nos comentários.



Se pode prosperar não sei, mas seria legal!