A Toyota acaba de registrar patentes do SUV FJ Cruiser em um órgão governamental mundial. A marca espera revelar oficialmente seu mais novo modelo aventureiro em breve. Aliás, ele chegará ainda este ano aos mercados asiáticos e norte-americano. Tido como Bandeirante da nova geração, o SUV ainda pode vir equipado com sistemas eletrificados de motorização. Mas, será que ele virá um dia ao Brasil?
Os desenhos do FJ Cruiser agora são patenteados pelo WIPO (Organização Mundial da Propriedade Intelectual). Seu desenho é bastante semelhante com o do Compact Cruiser EV, um conceito revelado no começo da década de 2020. No visual, o SUV preza por ar mais encorpado e robusto, dada sua proposta aventureira.
Então, o público pode esperar por para-choques salientes, caixas de rodas demarcadas na carroceria, estilo quadrado, ampla altura em relação ao solo e até estepe pendurado na tampa do porta-malas. Conforme informações do Motor1.Com, o novo Toyota FJ Cruiser contará com pelo menos 4,50 m de comprimento e entre-eixos de 2,75 m. E seu chassi deverá ser sobre longarinas. Assim, ele enfrentará com mais facilidade os desafios do fora-de-estrada.

Plataforma de Hilux barata
Debaixo do capô, o novo SUV aventureiro japonês poderá contar com motores 2.4 ou 2.8 movidos a diesel. Ainda nesse sentido, é esperado que ele conte também com sistema eletrificado de propulsão. Ou seja, ele poderá ter motor semi-híbrido, híbrido convencional ou plug-in. Vale lembrar que a Toyota já possui em seu portfólio mundial atual opções com esses motores.
Inclusive, até versões 100% elétricas do SUV são estudadas. No entanto, esses detalhes técnicos ainda seguem em sigilo e só saberemos mais para frente. O novo Toyota FJ Cruiser usará de base a plataforma da Hilux Champ. Essa é uma versão mais barata e compacta da caminhonete média japonesa e que já é vendida nos mercados internacionais.


Por fim, ainda não há confirmação que o novo Bandeirante chegue ao Brasil. Se ele vier, poderia ser posicionado pouco acima do Corolla Cross e abaixo de SUVs como RAV4 e SW4. Por aqui, ele seria um oponente para o Suzuki Jimny Sierra, apesar de ambos terem tamanhos diferentes.
Você acha que a Toyota poderia se dar bem com esse novo SUV off-road aqui no Brasil? Conte nos comentários


