Spin da Toyota

Toyota tem pronta rival da Chevrolet Spin com base de Suzuki

Na Índia, a Toyota tem três minivans, sendo que o modelo com porte de Chevrolet Spin só existe por conta de uma parceria com a Suzuki

Toyota Rumion [divulgação]
Toyota Rumion [divulgação]

Enquanto no Brasil temos apenas uma minivan à venda em todo o país, na Índia o mercado para esses modelos familiares ainda é gigantesco. Prova disso é que, apenas a Toyota, tem três minivans. Mas hoje vamos nos concentrar na Toyota Rumion, a minivan de porte compacto e que seria rival direta da Chevrolet Spin, se fosse oferecida no Brasil.

Lançada em outubro de 2021, a Toyota Rumion é baseada na Suzuki Ertiga. As duas marcas possuem acordo de compartilhamento de carros. A Toyota oferece carros híbridos para a Suzuki vender na Europa e baixar sua média de emissões. Já a Suzuki empresta carros a Toyota para vender na Índia, visto que a fabricante do Jimny domina o mercado.

Tamanho de Spin

A Rumion é baseada na segunda geração da Suzuki Ertiga e foi lançada três anos depois da prima de outra marca. Em termos de medidas, são 4,39 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,69 m de altura e entre-eixos de 2,74 m. O porta-malas leva 209 litros com sete lugares armados ou 550 litros com o banco traseiro dobrado.

Toyota Rumion [divulgação]
Toyota Rumion [divulgação]

Comparando à Chevrolet Spin, a minivan da Toyota é 3 cm mais curta, 3 cm mais estreita, mas tem altura e entre-eixos idênticos. O porta-malas da minivan brasileira carrega 162 litros com sete lugares, ou seja, menos que a Rumion, mas ganha por 3 litros na capacidade total com cinco lugares. 

GNV de série

Na Índia, a Toyota Rumion é oferecida sempre com motor 1.5 quatro cilindros aspirado, porém com algumas especificações diferentes. A versão a gasolina entrega 103 cv e 14 kgfm de torque. Ela pode contar com transmissão manual de seis marchas ou automática de seis velocidades.

Toyota Rumion [divulgação]
Toyota Rumion [divulgação]

Segundo a Toyota, a Rumion manual faz 20,5 km/l e a automática 20,1 km/l – números que consideram média de cidade e estrada. Há também uma versão com GNV de fábrica – algo que a Chevrolet Spin deveria contar, visto a enorme quantidade de conversões a GNV que ela sofre. Na Rumion GNV, são 87 cv e 12,4 kgfm de torque, sempre com câmbio manual.

Novamente comparando com a Chevrolet Spin, a brasileira tem motor 1.8 quatro cilindros aspirado de 111 cv e 17,7 kgfm de torque. Ela pode receber câmbio manual ou automático, sempre com seis marchas. Na automática, o consumo é de 7,4 km/l na cidade com etanol e 9,3 km/l na estrada com o mesmo combustível. Já com gasolina são 10,5 km/l e 13,4 km/l.

Toyota Rumion [divulgação]
Toyota Rumion [divulgação]

Suzuki as escondidas

Visualmente, a Toyota Rumion é claramente um carro da Suzuki. A dianteira tem grade frontal  e o para-choque receberam desenho diferenciado para a Toyota, mas ainda preservam muito do modelo original. A grade, inclusive, lembra bastante a usada na Hilux e nas minivans maiores Innova Crysta e Innova HyCross.

A cabine, como é típitoco de carros indianos, tem acabamento em bege com marrom. Detalhes em madeira estão presentes somente nas versões mais caras. Seguindo a Spin, a Rumion tem dois bancos no porta-malas e segunda fileira deslizante com encosto reclinável. Contudo, as saída de ar para o banco traseiro ficam no teto.

Chevrolet Spin
Toyota Rumion [divulgação]

Quanto custa na Índia?

Na Índia, a Toyota Rumion é vendida em seis versões. Começa na S manual de 1.044.000 rúpias (R$ 63.300), que também é oferecida com GNV por 1.160.000 rúpias (R$ 70.341) ou câmbio automático por 1.194.000 rúpias (R$ 72.387). Há ainda a versão G manual de 1.160.000 rupias (R$ 70.325), V manual de 1.233.00 rúpias (R$ 74.751) e V automática de 137.300 rúpias (R$ 83.293).

Você teria uma Toyota Rumion se fosse vendida no Brasil? Conte nos comentários.


>>Nova Chevrolet S10 é revelada e tem painel de Spin 

>>Opala SS e Maverick V8 são mais lentos que Spin e C3 Aircross

>>Chevrolet Spin é uma minivan, um crossover ou um BUV?