Cachorro não é carga. Seguindo o histórico de companhias aéreas que tratam pets como objetos, o time de marketing da Toyota Austrália decidiu que seria uma boa ideia lotar a caçamba da nova Hilux com cães em sua última campanha publicitária.
A propaganda, intitulada O Flautista de Hamelin, mostra dezenas de cães abandonando seus donos para perseguir a nova geração da caminhonete. O desfecho exibe os animais pulando e viajando soltos na caçamba do utilitário. A peça não apenas ignora as normas de segurança, como marca uma nova relação conturbada da fabricante com os órgãos regulatórios australianos.

Hilux faz provocação à concorrência e infrações
No filme, a Toyota lança provocações diretas à concorrência ao ultrapassar uma Ford Ranger presa na lama e uma Mitsubishi Triton em uma ladeira. Para evitar problemas legais, o marketing utilizou gerações passadas das rivais. Contudo, o tiro saiu pela culatra: o Painel Comunitário de Normas Publicitárias Australianas considerou o comercial violador de dois códigos de segurança após reclamações de consumidores.
De acordo com o relatório divulgado pela CarExpert, o anúncio retrata comportamentos perigosos e ilegais. “Cães devem ser amarrados ou transportados com segurança. O anúncio não reflete as melhores práticas ou padrões comunitários”, diz o texto oficial.
A defesa da Toyota e o histórico de banimentos
Segundo o Carscoops.com, a Toyota tentou justificar a peça alegando que o tom é “leve e deliberadamente exagerado”, e que a invasão da caçamba seria uma demonstração da lealdade que a Hilux exerce sobre o público. O fabricante afirmou que utilizou animais treinados e computação gráfica (CGI), garantindo que nenhum cão sofreu ferimentos.
A explicação não convenceu o Painel, que manteve a decisão por considerar a representação fora de sintonia com os padrões de segurança. A Toyota terá de modificar a peça publicitária se quiser mantê-lo no ar. Este não é o primeiro revés.


Em 2021, um comercial do GR Yaris foi banido por promover direção perigosa, ao exibir saltos e derrapagens em alta velocidade. No ano passado, outra peça do hatch esportivo foi retirada de circulação por mostrar manobras em estradas de terra.
Legislação no Brasil
Vale lembrar que, no Brasil, transportar animais na caçamba ou do lado externo do veículo é infração grave (Artigo 235 do Código Brasileiro de Trânsito). A conduta gera multa de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e, principalmente, coloca a vida do animal em risco de morte.

O que você achou da publicidade da Toyota Austrália? Escreva sua opinião nos comentários.




