Ao vivo
Home » Novidades » Toyota Yaris Cross é o primeiro SUV compacto híbrido flex do Brasil

Novidades

Toyota Yaris Cross é o primeiro SUV compacto híbrido flex do Brasil

Estreando em quatro versões com preços entre R$ 161.390 e R$ 189.990, Toyota Yaris Cross quer uma fatia importante do segmento

6 min de leitura

Depois de destronar o Jeep Compass do segmento de SUVs médios e manter o reinado do SW4 entre os SUVs grandes, finalmente a marca japonesa mais vendida do Brasil vai para a categoria de baixo. O primeiro SUV compacto híbrido de verdade com motor flex à venda no Brasil é o Toyota Yaris Cross.

Atuando como modelo de entrada da marca no Brasil, ele visa reconquistar clientes de Etios e Yaris que ficaram sem opção de compra dentro da marca. Ele será o carro mais barato da Toyota no país, ainda que comece em R$ 161.390. Contudo, segundo a marca, a ideia é que 75% das vendas sejam feitas para atuais ou ex-donos de carros da Toyota.

Diferentemente do Yaris Cross europeu, que é um SUV subcompacto, o Toyota Yaris Cross brasileiro é um SUV de porte compacto de fato. Além disso, ele é construído na plataforma DNGA, uma variante de baixo custo da TNGA-B da Toyota para modelos compactos. 

Toyota Yaris Cross vermelho e azul de traseira
Toyota Yaris Cross [divulgação]

Motor, câmbio e consumo

As quatro versões do Toyota Yaris Cross usam motor 1.5 quatro cilindros aspirado flex com injeção direta. Contudo, há diferenças. O modelo não eletrificado entrega 122 cv e 15,3 kgfm de torque e é uma evolução do motor 1.5 que o Yaris e que o Etios usavam. O câmbio é sempre CVT com simulação de sete marchas.

De acordo com dados do INMETRO, o Yaris Cross 1.5 faz 12,6 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina. Já com etanol, o SUV compacto marca 8,8 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol. A Toyota não divulgou tempo de 0 a 100 km/h do seu novo modelo, vale ressaltar.

Toyota Yaris Cross azul frente
Toyota Yaris Cross [divulgação]

Já o Yaris Cross Hybrid combina motor 1.5 4 cil. aspirado de 91 cv e 12,3 kgfm junto a um elétrico de 80 cv e 14,4 kgfm. Ambos os motores são posicionados na dianteira, garantindo uma potência total de 111 cv. Ao contrário de modelos como Fiat Pulse e Peugeot 2008, que são vendidos como Hybrid, mas são semi-híbrido (MHEV), o Toyota é híbrido de verdade (HEV).

O consumo Yaris Cross Hybrid fica em 15,3 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina. Trocando para etanol, temos 13,2 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada. Vale lembrar que, além dele, outro único SUV compacto híbrido de verdade à venda no Brasil é o Omoda 5, mas ele bebe apenas gasolina. Só que tem o dobro de potência e torque.

Toyota Yaris Cross [divulgação] lateral azul
Toyota Yaris Cross [divulgação]

Medidas e porta-malas

Na fita métrica, o Toyota Yaris Cross marca 4,31 m de comprimento, 1,65 m de altura, 1,70 m de altura e 2,62 m de entre-eixos. Já o porta-malas varia de acordo com o motor. As versões XRX e XRE contam com 400 litros. Já os modelos híbridos XRX Hybrid e XRE Hybrid trazem 391 litros de capacidade. Abertura elétrica somente nas duas variantes XRX. 

Itens de série

Independentemente do motor, o que manda na lista de itens de série do Yaris Cross é a versão. Com isso, desde o XRE, o SUV compacto conta com ar-condicionado digital de uma zona, chave presencial, direção elétrica com ajuste de altura e profundidade, piloto automático adaptativo e frenagem autônoma de emergência.

Toyota Yaris Cross [divulgação]
Toyota Yaris Cross [divulgação]

Além disso, o Yaris Cross de entrada traz faróis full-LED com acendimento automático, espelhos retrovisores elétricos com rebatimento automático, lanternas traseiras de LED, freio de estacionamento eletrônico com função auto-hold, central multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

A lista de itens de série ainda traz seis airbags, controle de tração e estabilidade, sensor de ré, painel de instrumentos digital, câmera de ré e farol alto automático. No Yaris Cross XRX, é adicionado alerta de tráfego cruzado, teto panorâmico, sensor de estacionamento dianteiro, câmeras 360 graus, alerta de ponto cego, detalhes em prata no para-choque, luz ambiente.

Toyota Yaris Cross [divulgação]
Toyota Yaris Cross [divulgação]

As rodas de liga-leve do XRX são de 18 polegadas contra 17 do XRE, além disso, o modelo topo de linha ainda traz espelho interno eletrocômico e porta-malas com abertura elétrica. 

Visual

O estilo é fortemente inspirado no Toyota Highlander norte-americano com uma pitada de Corolla Cross antigo. A frente tem faróis espichados com grade frontal trapezoidal, que acompanha o desenho da abertura de ar do para-choque. As luzes de neblina ficam em triângulos na parte intermediária do para-choque.

Toyota Yaris Cross [divulgação]
Toyota Yaris Cross [divulgação]

A lateral tem poucos elementos marcantes, dando ao Yaris Cross um estilo mais neutro. Na traseira, as lanternas invadem a tampa do porta-malas e são totalmente feitas em LED. Já por dentro, o SUV surpreende com acabamento macio nas portas e em boa parte do painel. Onde há plástico, no entanto, é um material mais rígido e de qualidade mais baixa.

O volante tem estilo retrô, enquanto o painel de instrumentos é parcialmente digital. Temos ainda um console central bem alto com dois porta-copos, carregador de celular por indução e luzes ambiente no XRX. A montagem da peça é relativamente solta. Por sorte, diferentemente da tendência atual, o modelo é lotado de botões físicos.

Toyota Yaris Cross [divulgação]
Toyota Yaris Cross [divulgação]

O espaço traseiro é bom para a categoria, fornecendo banco traseiro com regulagem de inclinação. Há saídas de ar além de conectores USB para carregamento de celular. O acabamento nas portas traseiras é todo feito em plástico duro que, surpreendentemente, tem mais qualidade do que os das portas dianteiras.

Cores

O Yaris Cross poderá ser comprado na cor sólida branco Polar. Já com textura metálica, ele terá opções como: cinza Granito e preto Infinito. As cores prata Lua Nova, azul Netuno, vermelho Granada ou o perolizado branco Lunar podem ser escolhidos com teto pintado de preto.

Toyota Yaris Cross 2026: preços e versões

XRE – R$ 161.390
XRE Hybrid – R$ 172.390
XRX – R$ 178.990
XRX Hybrid – R$ 189.990

Você teria um Toyota Yaris Cross? Conte nos comentários. 


YouTube video

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar