Diferentemente do Brasil onde as vans comerciais possuem um uso bastante restrito, lá na Europa esse tipo de modelo é basicamente feito para tudo. Tanto que há anos a Opel oferece o Combo com tração 4×4. Mas, agora que todas as vans da Stellantis são a mesma coisa, o novo kit 4×4 híbrido transforma até o Fiat Doblo em uma van off-road.
Desenvolvido pela empresa francesa Dangel, o sistema 4×4 foi lançado primeiramente para o Opel Combo, mas também pode ser aplicado a qualquer van da Stellantis de pequeno ou médio porte. Ou seja, o sistema é compatível com Fiat Doblo e Scudo, Peugeot Partnet e Exper, Citroën Berlingo e Jumper, Opel / Vauxhall Combo e Vivaro, além das primas Toyota ProAce City e ProAce.
Diferencial para o 4×4? Não mais
Anteriormente, o sistema 4×4 das vans da Stellantis era feito através de um diferencial, agora ele é elétrico. A Dangel combina o motor 1.5 quatro cilindros turbo diesel de 130 na dianteira com um motor elétrico na traseira. Para isso, é preciso que seja a versão com câmbio automático de seis marchas.

Para tracionar o eixo traseiro, um motor elétrico é instalado por lá e que impulsiona as rodas somente quando há demanda para isso. Além disso, o ESP e os controles de tração e estabilidade foram recalibrados para atender à demanda do off-road. O motor elétrico é alimentado por uma bateria de 48 volts.
Esse sistema vale para qualquer van, desde o Fiat Doblo, até o Opel Combo (que é o primeiro) e a van da Toyota. Vale ressaltar que o sistema é muito parecido com o que é usado nos Jeep Avenger 4xe e Alfa Romeo Junior Q4. Contudo, os SUVs compactos da Stellantis usam outra plataforma, além de usarem motor 1.2 três cilindros turbo a gasolina.

Você teria uma van 4×4? Quer que a Fiat volte a vender o Doblo no Brasil? Conte nos comentários.



Como a Doblò faz falta aqui. Tenho uma 2021 q não pretendo me desfazer tão cedo. Se existir kit para conversão em elétrica, converto.
Se a Stellantis fizer alterações na Scudo pra kit aventureiro com valor razoável, já teria uma substituta da Doblô sem grandes investimentos.
Se a Stellantis fizer alterações na Scudo pra versão aventureira já teria uma substituta para a Doblô sem grandes investimentos.
Quero sim. Já tenho uma doblo furgão 2011/2012. Quero comprar a 4×4
Sim gostaria de ter a nova doblo cargo 1.2 turbo a gasolina
Sim compraria uma nova doblo cargo 1.2 turbo a gasolina
A dobro 4×4 já deveria estar a venda no Brasil nos precisamos tomara que chegue logo como aqui fica tudo em último nesse país
Com certeza teria uma van diesel 4×4. Exemplo de paradoxo: na Alemanha, com as melhores estradas, (ok, pode haver caso de gelo e neve…), há Sprinter 4X4, nos nossos confins de lama não…
Sim eu gostaria ter um dessa pra trabalhar com ela
Consertesa eu gostaria de ter uma dessa
Sim gostaria. Mas o desenho dela poderia melhorar. Para que fique além de útil. Bonita também. Hoje o desenho dela não é muito atraente e que tenha opção já adaptada para cadeirante. Hoje é o que eu estaria procurando.