Ao vivo
Home » Novidades » Você agora pode ter um Fiat Doblo 4×4 para fazer entregas off-road

Novidades

Você agora pode ter um Fiat Doblo 4×4 para fazer entregas off-road

Conversão feita pela empresa Dangel é apoiada pela Stellantis e consegue converter qualquer van compacta do grupo, incluso o Fiat Doblo

2 min de leitura

Diferentemente do Brasil onde as vans comerciais possuem um uso bastante restrito, lá na Europa esse tipo de modelo é basicamente feito para tudo. Tanto que há anos a Opel oferece o Combo com tração 4×4. Mas, agora que todas as vans da Stellantis são a mesma coisa, o novo kit 4×4 híbrido transforma até o Fiat Doblo em uma van off-road.

Desenvolvido pela empresa francesa Dangel, o sistema 4×4 foi lançado primeiramente para o Opel Combo, mas também pode ser aplicado a qualquer van da Stellantis de pequeno ou médio porte. Ou seja, o sistema é compatível com Fiat Doblo e Scudo, Peugeot Partnet e Exper, Citroën Berlingo e Jumper, Opel / Vauxhall Combo e Vivaro, além das primas Toyota ProAce City e ProAce.

Diferencial para o 4×4? Não mais

Anteriormente, o sistema 4×4 das vans da Stellantis era feito através de um diferencial, agora ele é elétrico. A Dangel combina o motor 1.5 quatro cilindros turbo diesel de 130 na dianteira com um motor elétrico na traseira. Para isso, é preciso que seja a versão com câmbio automático de seis marchas.

Opel Combo 4x4
Opel Combo 4×4 [divulgação]

Para tracionar o eixo traseiro, um motor elétrico é instalado por lá e que impulsiona as rodas somente quando há demanda para isso. Além disso, o ESP e os controles de tração e estabilidade foram recalibrados para atender à demanda do off-road. O motor elétrico é alimentado por uma bateria de 48 volts. 

Esse sistema vale para qualquer van, desde o Fiat Doblo, até o Opel Combo (que é o primeiro) e a van da Toyota. Vale ressaltar que o sistema é muito parecido com o que é usado nos Jeep Avenger 4xe e Alfa Romeo Junior Q4. Contudo, os SUVs compactos da Stellantis usam outra plataforma, além de usarem motor 1.2 três cilindros turbo a gasolina. 

Fiat Doblo 2025 verde de traseira com um fundo amarelo
Fiat Doblo 2025 [divulgação]

Você teria uma van 4×4? Quer que a Fiat volte a vender o Doblo no Brasil? Conte nos comentários.


YouTube video

11 comentários em “Você agora pode ter um Fiat Doblo 4×4 para fazer entregas off-road”

  1. Paulo

    Como a Doblò faz falta aqui. Tenho uma 2021 q não pretendo me desfazer tão cedo. Se existir kit para conversão em elétrica, converto.

  2. Joubert Costa Jr

    Se a Stellantis fizer alterações na Scudo pra kit aventureiro com valor razoável, já teria uma substituta da Doblô sem grandes investimentos.

  3. Joubert Costa Jr

    Se a Stellantis fizer alterações na Scudo pra versão aventureira já teria uma substituta para a Doblô sem grandes investimentos.

  4. Luiz Wanderley

    Quero sim. Já tenho uma doblo furgão 2011/2012. Quero comprar a 4×4

  5. Joabes

    Sim gostaria de ter a nova doblo cargo 1.2 turbo a gasolina

  6. Joabes

    Sim compraria uma nova doblo cargo 1.2 turbo a gasolina

  7. João j. Santos Fernandes

    A dobro 4×4 já deveria estar a venda no Brasil nos precisamos tomara que chegue logo como aqui fica tudo em último nesse país

  8. Veraneio 6cc

    Com certeza teria uma van diesel 4×4. Exemplo de paradoxo: na Alemanha, com as melhores estradas, (ok, pode haver caso de gelo e neve…), há Sprinter 4X4, nos nossos confins de lama não…

  9. Geermas Dolacruz Meira

    Sim eu gostaria ter um dessa pra trabalhar com ela

  10. Geermas

    Consertesa eu gostaria de ter uma dessa

  11. Isabel

    Sim gostaria. Mas o desenho dela poderia melhorar. Para que fique além de útil. Bonita também. Hoje o desenho dela não é muito atraente e que tenha opção já adaptada para cadeirante. Hoje é o que eu estaria procurando.

Os comentários estão encerrado.

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar