Novidades

Volkswagen não se considera mais competitiva como marca

CEO da Volkswagen acredita que a marca não é mais competitiva como antes e que precisa cortar custos para voltar a ser importante

Os subcompactos são um tipo de carro que não agradam a todos os consumidores e o Renault Kwid prata de frente está andando na cidade com muro ao fundo
Renault Kwid Zen [Divulgação]

Preparando sua virada total para carros elétricos na Europa, a Volkswagen não está tão confiante com seu presente. Em uma polêmica declaração feita em uma reunião com executivos, o CEO da Volkswagen, Thomas Schaefer, disse que a marca não é mais competitiva como antes. Mas qual o problema que acontece para que ele diga isso?

“Com muitas de nossas estruturas pré-existentes, processos e custos altos, nós não somos mais competitivos como marca Volkswagen”, afirmou o presidente da marca alemã. A afirmação foi descoberta pela Reuters, que teve acesso à intranet da Volkswagen onde um post com essa declaração havia sido feito para funcionários.

A ideia da Volkswagen é cortar custos o máximo possível, mesmo tendo se comprometido a não fazer demissões na Europa até 2029. A ideia é cortar componentes, complexidades de fabricação e até outras mudanças feitas internamente. A ideia é que 10 bilhões de euros sejam economizados com as novas mudanças.

Passat Variant 2024
Volkswagen Passat Variant 2024 [Divulgação]

Dentre elas, a Volkswagen fez parcerias na China para o desenvolvimento de uma plataforma modular mais barata para carros elétricos. Haverá uma racionalização de modelos e menos carros concorrentes entre si serão feitos. A ideia é que o futuro da Volkswagen ainda seja guiado por carros elétricos, mas mais baratos e de maior volume do que os atuais.

Para você, o que falta para a VW hoje? Conte nos comentários. 

>>VW ID.4: um enorme potencial desperdiçado | Avaliação

>>Flagra da VW Golf Variant 2024 antecipa visual do hatch

>>VW Golf GTI pode vir ao Brasil mais barato que Civic Type R