Ao vivo
Home » Novidades » Volkswagen confirma o fim do Touareg em 2026

Novidades

Foi símbolo

Volkswagen confirma o fim do Touareg em 2026

O modelo simbolizou a entrada da marca no segmento premium e o novo SUV deve adotar nome ID. Touareg

5 min de leitura

O Volkswagen Touareg é um carro que fez história no Brasil e ainda faz no mundo, mas seu fim já está decretado pela fabricante alemã março de 2026. O encerramento de produção do Touareg marca mais um modelo que se despede para dar lugar à nova geração de elétricos — nesse caso foram 24 anos de trajetória. O modelo receberá uma edição especial Final Edition para marcar o adeus ao motor a combustão do SUV. 

Mesmo sendo um carro de engenharia avançada, o Touareg perdeu espaço no mercado global, enquanto suas versões híbridas plug-in ainda representavam nicho dentro da linha. O modelo deixará de ser produzido na planta de Bratislava, na Eslováquia, após mais de duas décadas de fabricação e mais de 1,2 milhão de unidades vendidas desde 2002.

O motivo de mais um modelo deixar os motores térmicos para migrar às baterias é parte da reestruturação global da Volkswagen, que busca priorizar veículos elétricos e SUVs de maior volume, como o Tiguan e o ID.4, além também devido às regras europeias que obrigam fabricantes a venderem carros com zero emissões até 2035.

Volkswagen Touareg Final Edition roxo
Volkswagen Touareg Final Edition [Divulgação]

O alto custo de produção do Touareg, que compartilha plataforma e componentes com modelos de luxo como Porsche Cayenne, Audi Q7 e Bentley Bentayga, também pesou na escolha. 

Por isso, é esperado que a Volkswagen abra espaço para uma nova geração totalmente elétrica do Touareg, que deve se chamar ID.Touareg, com lançamento previsto só no final da década. O novo modelo deve utilizar a plataforma SSP (Scalable Systems Platform), uma mistura das atuais bases MEB e PPE do grupo Volkswagen.

Mesmo sendo um carro de engenharia avançada, o Touareg perdeu espaço no mercado global, enquanto suas versões híbridas plug-in ainda representavam nicho dentro da linha. Para se despedir, o modelo ganhará uma série limitada chamada Touareg Final Edition, vendida na Europa até o encerramento das encomendas. 

Interior Volkswagen Touareg Final Edition
Volkswagen Touareg Final Edition [Divulgação]

Essa versão especial celebra as duas décadas de história do SUV com detalhes exclusivos, como inscrições Final Edition gravadas a laser nas colunas traseiras, soleiras iluminadas, acabamentos internos personalizados e iluminação ambiente diferenciada.

Touareg foi símbolo de status

O Touareg foi o primeiro SUV de luxo da Volkswagen, lançado em 2002, fruto de uma parceria de desenvolvimento com Porsche e Audi. Da mesma base nasceram o Porsche Cayenne e o Audi Q7, e, nas gerações seguintes, até o Bentley Bentayga e o Lamborghini Urus passaram a compartilhar componentes com ele. 

Volkswagen Touareg TDI [divulgação]
Volkswagen Touareg TDI [divulgação]

Ao longo dos anos, o Touareg se tornou um projeto ambicioso dentro da Volkswagen, idealizado pelo então presidente do grupo, Ferdinand Piëch, como uma forma de posicionar a marca em um novo patamar de luxo e desempenho. 

A primeira geração oferecia desde motores V6 até W12 e ainda passou pelo icônico V10 TDI com 313 cv e 76,4 kgfm de torque, capaz até de rebocar um Boeing 747, como ocorreu  em uma das campanhas mais legais já feitas pela marca.

Touareg no Brasil era quem queria ter um Porsche mais barato

Volkswagen Touareg  azul em movimento
Volkswagen Touareg [Divulgação]

O Touareg desembarcou no Brasil em 2004, sempre como modelo importado da Eslováquia, e ficou por aqui por pouco mais de uma década. No país, foi vendido com motores V6 e V8. 

Embora fosse extremamente avançado e com motor de dar inveja, o modelo nunca emplacou em vendas foi um dos motivos para sair de linha no Brasil em 2017. Os emplacamentos caíram de fato em 2015, quando registrou 189 unidades.

Volkswagen Touareg azul em movimento
Volkswagen Touareg [Divulgação]

Isso muito ocorreria, porque o público brasileiro que busca SUVs de luxo tendia a preferir marcas como BMW, Audi e Mercedes-Benz, e o preço alto, aliado à baixa revenda, fez com que o Touareg se tornasse um carro de nicho.

Na Europa atualmente

O modelo europeu é vendido atualmente nas configurações Elegance, Black Edition e a topo Touareg R Hybrid, que combina motor V6 3.0 a gasolina e propulsor elétrico, somando 462 cv e 71,4 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,1 segundos. 

Volkswagen Touareg R e-Hybrid (divulgação)

Na Europa, os preços partem de 71.700 euros (cerca de R$ 455 mil) e chegam a 83.260 euros (cerca de R$ 530 mil) para a versão híbrida R. 

Todas as variantes utilizam a tração integral 4Motion, câmbio automático de oito marchas e tecnologias de ponta como suspensão pneumática, esterçamento das rodas traseiras e o painel Innovision Cockpit, que integra painel digital e central multimídia em uma única tela curva.

Volkswagen Tayron [divulgação]
Volkswagen Tayron [Divulgação]

Enquanto isso, o Volkswagen Tayron deve assumir o posto de SUV grande da marca a combustão em países como Europa e Austrália, funcionando como uma transição entre o Touareg e os elétricos que vêm por aí.

O que você acha do fim do Volkswagen Touareg? Deixe seu comentário! 


YouTube video

1 comentário em “Volkswagen confirma o fim do Touareg em 2026”

  1. Gabriel Jantara

    Sempre será meu sonho esse carro!

Deixe um comentário

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar