A Volkswagen está se preparando para ter uma verdadeira ofensiva elétrica na Europa a partir de 2026, mas poucos modelos carregam tanta responsabilidade quanto o ID. Polo. Ele será o primeiro de uma nova geração de compactos elétricos da montadora que nasce com a missão de substituir, em espírito e relevância, o Polo a combustão que conhecemos hoje de forma acessível.
O ID. Polo foi apresentado e confirmado pela marca lá em setembro e revela como será o design do hatch, mas ainda bem camuflado. Agora a Volkswagen revelou mais informações sobre o modelo. A promessa da marca é oferecer espaço, desempenho e tecnologia dignos de carros superiores, mas com preço acessível.
É comentado que o novo ID. Polo vai custar em torno de 25.000 euros (cerca de R$ 160 mil). Tudo isso justamente para competir com os chineses que chegam muito forte também no Velho Continente.
Espaço de carro maior

O curioso é que o ID. Polo é minimamente menor em comprimento que o atual Polo, porém tem um espaço maior para os ocupantes graças à arquitetura elétrica. Ele mede 4,05 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,53 m de altura e 2,60 m de entre-eixos.
Só por comparação, o Volkswagen Polo vendido no Brasil tem 4,07 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,47 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. Segundo a própria Volkswagen, o espaço interno é quase 2 cm maior do que no Polo a combustão, com ganho principalmente para quem viaja no banco traseiro.

Há mais espaço para pernas, mais largura interna e também mais altura para a cabeça. O porta-malas também cresce. São 435 litros de capacidade, número muito superior ao Polo nacional que tem 300 litros. É até maior que um SUV, no caso o Nissan Kait que tem 432 litros e é um dos melhores da categoria.
GTI no radar
A Volkswagen vai oferecer o ID. Polo com três opções de motorização logo no lançamento, todas com motor elétrico dianteiro. A versão de entrada terá 116 cv, seguida por uma intermediária com 135 cv. Já a mais potente entrega 211 cv, números muito acima do modelo vendido na Europa e aqui no Brasil com seu motor 1.0 170 TSI de até 116 cv.

Para 2027 a Volkswagen confirmou a chegada do ID. Polo GTI com 226 cv. Vale lembrar que esse será o primeiro GTI elétrico da história da Volkswagen.
As versões mais simples do ID. Polo utilizam uma bateria de 37 kWh do tipo LFP que são mais baratas e também duráveis, o que ajuda a manter o preço de entrada competitivo. Nessas configurações, a recarga rápida em corrente contínua chega a 90 kW.

Já as versões mais completas usam uma bateria maior de 52 kWh, agora com química NMC, que promete autonomia de até 450 km no ciclo europeu WLTP. Além disso, essas versões contam com recarga rápida de até 130 kW.
O ID. Polo estreia a plataforma MEB+, uma evolução direta da MEB atual. Segundo a Volkswagen, ela é mais leve, mais eficiente e menos complexa, preparada justamente para carros compactos e acessíveis.

No pacote tecnológico, o modelo trará uma nova geração de assistências à condução, como o Travel Assist aprimorado, que combina controle longitudinal e lateral, faz trocas de faixa automáticas em rodovias e reconhece semáforos e placas de parada.
E o Brasil, fica só olhando?
Por enquanto, o ID. Polo é um projeto focado na Europa, onde a eletrificação está em ritmo mais acelerado. Ainda não há qualquer confirmação sobre sua vinda ao Brasil, mas o modelo deixa claro o caminho que a Volkswagen quer seguir globalmente nos próximos anos, o que libera a chance de vermos o modelo futuramente por aqui.
Você acha que ID. Polo tem o que é preciso para se tornar popular? Faria sentido no Brasil? Deixe seu comentário!




Torço imensamente para que o tenhamos aqui no Brasil, seja como EV, seja como EREV.