Home » Novidades » Volkswagen Polo vai sair de linha por causa do Tera?

Novidades

É pergunta que não quer calar

Volkswagen Polo vai sair de linha por causa do Tera?

Com o lançamento do Tera, será que o Volkswagen Polo vai sair de linha? Se você está com essa dúvida, leia nossa matéria

4 min de leitura

De olho no sucesso dos SUVs subcompactos Fiat Pulse e Renault Kardian, a Volkswagen resolveu lançar o Tera. Ele é seu mais novo SUV do portfólio e estará ao lado de modelos consolidados como Nivus e T-Cross. Porém, sua chegada pode fazer uma vítima que estava ganhando o povo brasileiro nos últimos tempos: o Polo. Será que o hatch compacto rival do Hyundai HB20 vai sair de linha por causa do novo SUV?

E já temos a resposta: o Polo não vai parar de ser fabricado por causa do Tera. O Tera virá para ser posicionado pouco acima do hatch compacto, com preços que realmente vão incomodar os hatches e principalmente os SUVs, tanto os subcompactos quanto os compactos em suas versões mais baratas.

Por outro lado, o Volkswagen Tera promoveu uma mudança profunda no portfólio do Polo. Agora, a linha 2026 do hatch rival do Citroën C3 conta apenas quatro versões. Até o começo deste ano, ele podia ser escolhido em sete variantes distintas. A versão GTS, única da linha a combinar o motor 1.4 turbo flex de 150 cv e câmbio automático de seis marchas se despediu do grande público para abrir espaço para o Nivus GTS.

Mudança já pode ser vista no site

Os Polo mais baratos atualmente são o Track e o Robust. Ambas versões possuem partes escurecidas na carroceria, o que reforça o ar de versão de entrada. O Robust ainda é mais destinado aos clientes de vendas diretas. Aliás, elas usam o motor 1.0 aspirado MPI flex tricilíndrico. Ele rende 84 cv com etanol e 77 cv com gasolina e só trabalham em união com câmbio manual de cinco marchas. Inclusive, este propulsor equipa a versão mais acessível do Tera, a Sem Nome MPI.

Já para quem prefere mais conforto na hora de dirigir, pode levar alguma versão do Volkswagen Polo com motor turbo. O cliente pode tanto optar pelo Sense quanto o Highline. Lista de equipamentos e visual são pontos que as distinguem. O Sense tem maçanetas e retrovisores pintados na cor da carroceria. Mas, suas rodas de aço de 15 polegadas são cobertas por calotas.

Volkswagen Polo Sense 2026 preto, visto de frente e com faróis acesos
Volkswagen Polo Sense 2026 [Divulgação]

Já o Polo Highline tem faróis e DRL’s em LED e rodas de liga leve de 16 polegadas como chamarizes em seu visual. As versões Sem Nome MPI 1.0, 170 TSI manual e Comfortline não seguirão sendo vendidas na linha 2026. Desse modo, o cliente pode optar por um Polo mais equipado ou partir para alguma versão do Tera.

As mudanças do Polo em relação ao Tera já podem ser vistas no site oficial da marca alemã. Inclusive, mesmo com a chegada do Tera, as versões Sense do Nivus e do T-Cross ainda seguem em oferta. Ambas podem ser compradas por R$ 119.990. A única diferença entre elas fica por conta da carroceria, sendo que o Nivus é um SUV-cupê e o T-Cross um SUV compacto.

Volkswagen Tera Comfort TSI azul com detalhes pretos, visto de trás
Volkswagen Tera Comfort TSI [Auto+/ João Brigato]

Volkswagen Polo e Tera: comparativo de preços e versões

Track 1.0 MPI MT – R$ 95.790*
Robust 1.0 MPI MT – R$ 95.790*
Sense 1.0 170 TSI AT – R$ 107.990
Highline 1.0 170 TSI AT – R$ 131.650

Tera 1.0 MPI MT – R$ 99.990 (primeiras 999 unidades, depois sobe para R$ 103.990)
Tera 1.0 TSI MT – R$ 116.990
Comfort 1.0 TSI AT – R$ 126.990
High 1.0 TSI AT – R$ 139.990
High 1.0 TSI AT The Town – R$ 142.290

*Essas versões ainda são vendidas na linha 2025; as demais se encontram na linha 2026.

Entre o Polo e o Tera, qual você compraria? Conte nos comentários


YouTube video


Felipe Yamauchi

Formado em jornalismo, é muito curioso e gosta de entender como tudo funciona. Como jornalista, já trabalhou no ramo de entretenimento, saúde, embarcações e agora fala de carros de uma segunda-feira até a outra sem nenhum problema. É um entusiasta da onda de SUVs.

Você também poderá gostar