Ao vivo
Home » Novidades » Volkswagen prepara plataforma de carros elétricos com motor a combustão

Novidades

MQB dos elétricos

Volkswagen prepara plataforma de carros elétricos com motor a combustão

Base SSP da Volkswagen será feita para carros com motor elétrico, mas com ajuda da gasolina para chegar mais longe

2 min de leitura

Além da ajuda da Rivian, a Volkswagen também terá uma nova base para carros elétricos, mas que suportará motor a combustão agregado. E não, isso não significa que estamos falando de carros híbridos plug-in, mas sim de elétricos com extensor de autonomia, como os carros da Leapmotor da Stellantis.

A plataforma modular SSP (Scalable Systems Platform) da Volkswagen, uma espécie de MQB elétrica, já era para estar em uso atualmente. Contudo, a fabricante alemã decidiu mudar os planos e atualizar a base para também ser compatível com sistema REEV, que é o elétrico com autonomia estendida.

Basicamente esse sistema usa um motor a combustão, geralmente de pequeno porte, somente como gerador de energia para o sistema elétrico. O carro não é considerado híbrido porque o motor a combustão jamais move as rodas, sendo totalmente desconectado do sistema motriz. Ele, literalmente, é uma usina de energia elétrica, mas alimentada por gasolina. 

Volkswagen ID.Evo azul de frente
Volkswagen ID.Evo [divulgação]

Além do híbrido

Pensando em mercados em que muitos consumidores andam longas distâncias, mas ainda assim querem um carro elétrico, a nova plataforma da Volkswagen permitirá isso. A ideia é ter carros elétricos com baterias menores, portanto mais leves e eficientes, sendo auxiliadas pela energia extra que o motor a combustão vai gerar.

A plataforma SSP será versátil e usada por vários carros do grupo, servindo de base para SUVs, sedans, hatches e até para a próxima geração do Volkswagen Golf. Inclusive, os conceitos ID.Aura, ID.Era e ID.Evo, mostrados pela marca no Salão de Shangai, usam essa nova base modular com extensor de autonomia. 

Volkswagen ID.Aura [divulgação]

Existe até uma chance de que carros com essa plataforma sejam feitos no Brasil. Visto que a Volkswagen tem planos de eletrificação de sua linha no nosso país. Até hoje, a VW não vende um carro elétrico sequer no Brasil. Ela apenas aluga o ID.4 e a Kombi elétrica (ID.Buzz).

Será que a nova base modular elétrica da Volkswagen vai vingar? Conte nos comentários.


YouTube video

Deixe um comentário

João Brigato

Formado em jornalismo e design de produto, é apaixonado por carros desde que aprendeu a falar e andar. Tentou ser designer automotivo, mas percebeu que a comunicação e o jornalismo eram sua verdadeira paixão. Dono de um Jeep Renegade Sem Nome, até hoje se arrepende de ter vendido seu Volkswagen up! TSI.

Você também poderá gostar