Além da ajuda da Rivian, a Volkswagen também terá uma nova base para carros elétricos, mas que suportará motor a combustão agregado. E não, isso não significa que estamos falando de carros híbridos plug-in, mas sim de elétricos com extensor de autonomia, como os carros da Leapmotor da Stellantis.
A plataforma modular SSP (Scalable Systems Platform) da Volkswagen, uma espécie de MQB elétrica, já era para estar em uso atualmente. Contudo, a fabricante alemã decidiu mudar os planos e atualizar a base para também ser compatível com sistema REEV, que é o elétrico com autonomia estendida.
Basicamente esse sistema usa um motor a combustão, geralmente de pequeno porte, somente como gerador de energia para o sistema elétrico. O carro não é considerado híbrido porque o motor a combustão jamais move as rodas, sendo totalmente desconectado do sistema motriz. Ele, literalmente, é uma usina de energia elétrica, mas alimentada por gasolina.

Além do híbrido
Pensando em mercados em que muitos consumidores andam longas distâncias, mas ainda assim querem um carro elétrico, a nova plataforma da Volkswagen permitirá isso. A ideia é ter carros elétricos com baterias menores, portanto mais leves e eficientes, sendo auxiliadas pela energia extra que o motor a combustão vai gerar.
A plataforma SSP será versátil e usada por vários carros do grupo, servindo de base para SUVs, sedans, hatches e até para a próxima geração do Volkswagen Golf. Inclusive, os conceitos ID.Aura, ID.Era e ID.Evo, mostrados pela marca no Salão de Shangai, usam essa nova base modular com extensor de autonomia.

Existe até uma chance de que carros com essa plataforma sejam feitos no Brasil. Visto que a Volkswagen tem planos de eletrificação de sua linha no nosso país. Até hoje, a VW não vende um carro elétrico sequer no Brasil. Ela apenas aluga o ID.4 e a Kombi elétrica (ID.Buzz).
Será que a nova base modular elétrica da Volkswagen vai vingar? Conte nos comentários.


