Home » Novidades » Volkswagen prepara T-Cross elétrico barato para rivalizar compactos

Novidades

Subir nas vendas

Volkswagen prepara T-Cross elétrico barato para rivalizar compactos

Modelo será derivado do conceito ID.2all e promete ter preço em torno de 25 mil euros

3 min de leitura

A Volkswagen está vivendo um momento delicado no mercado global de elétricos. A ofensiva das marcas chinesas, com preços mais competitivos e lançamento um atrás do outro, fez a marca alemã perder fôlego nas vendas. Para reagir, a fabricante aposta em um SUV compacto derivado do ID.2all, que será apresentado em dezembro, pouco antes de estrear no Salão de Munique.

O novo modelo ainda não tem nome definido, mas será meio que uma espécie de crossover do conceito ID.2all, apresentado em 2023 . Desde então, o projeto já ganhou até uma variante esportiva no estilo GTI, mas ainda como conceito. 

Esse futuro SUV pode definir outros lançamentos da montadora que podem chegar até no Brasil, já que irá utilizar a plataforma MEB Entry, desenvolvida para carros compactos elétricos, e terá tração dianteira.

Design e dimensões

Conceito de SUV compacto elétrico da Volkswagen baseado no ID.2
Conceito SUV Volkswagen [Divulgação]

As primeiras imagens de projeção do modelo mostram um visual robusto, com estilo mais quadradão que o ID.4, luzes em LED unindo a dianteira e a traseira e até o logotipo iluminado, como ocorre com o Golf GTI que estreou no Brasil.

Na prática, o carro deve ter dimensões próximas às do T-Cross, mas com mais espaço interno e porta-malas graças ao uso da plataforma 100% elétrica.

Volkswagen ID.2all [divulgação]
Volkswagen ID.2all [divulgação]

O ID.2all conceitual media 4,05 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,53 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. A expectativa é que o SUV seja ligeiramente maior. 

Em termos de potência, o protótipo tinha motor dianteiro de 222 cv, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos, com velocidade máxima de 160 km/h. A autonomia projetada gira em torno de 450 km no ciclo europeu WLTP.

Estratégia da Volkswagen

Volkswagen ID.2all [divulgação]
Volkswagen ID.2all [divulgação]

A ideia da fabricante alemã é colocar esse SUV compacto abaixo do ID.3, em busca de recuperar competitividade e, ao mesmo tempo, dar uma alternativa real para substituir o Polo no mercado europeu.

Além disso, o modelo faz parte de um plano maior. A partir de 2026, a Volkswagen vai lançar o ID.1, ainda mais barato, com preço em torno de 20 mil euros (cerca de R$ 118 mil), assumindo o posto que foi do Up!. Essa estratégia quer democratizar os carros elétricos no velho continente e alguma sombra do que acontece lá pode aparecer aqui também.

Você acha que um SUV compacto elétrico aqui no Brasil faria sucesso? Deixe seu comentário!


YouTube video

Deixe um comentário

Assuntos

Luiz Forelli

Estudante de jornalismo, sempre foi fascinado por carros desde pequeno. Passava horas dirigindo no colo da família dentro da garagem ou empurrando carrinhos pela casa, como se já soubesse que seu caminho estaria entre motores e rodas. Hoje, realiza o sonho de infância escrevendo sobre o universo automotivo com a mesma empolgação de quem brincava com um volante imaginário. No lugar do sangue, corre gasolina, e isso nunca foi segredo.

Você também poderá gostar